Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Muitos filmes de grande qualidade não têm o destaque que merecem, passando quase despercebidos. Por razões meramente económicas, as verbas promocionais concentram-se apenas em meia dúzia de títulos "mais comerciais". Para contrariar esta tendência, criámos este espaço de partilha e entre-ajuda, onde todos podem participar: escolha os filmes que achou mais marcantes e deixe o seu comentário.
Foram encontrados 208 comentários. Resultados de 1 a 20 ordenados por data:
1-20  21-40  41-60  61-80  81-100  101-120  121-140  141-160  +  ++
Cinzento e Negro (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Bom filme português, 2018-03-16
Para quem procura um bom filme nacional, com uma boa história e cenários deslumbrantes, esta é uma boa aposta. As bonitas Ilhas de Faial e Pico, com a sua beleza natural e isolamento, encaixam muito bem no enredo do filme. Os actores são credíveis nos seus papéis. O drama desenvolve-se em três partes não lineares, com segunda parte a voltar atrás no tempo e a preencher eficazmente os "buracos" da história e a terceira parte a completar a primeira e o filme. Nada de complexo, mas simples e eficaz. Prende. Gostei.
Por Angkor (LISBOA)
O Ilustre Cidadão (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Ilustre comédia negra e muito mais, 2018-03-15
Uma comédia negra muito bem doseada, que assenta numa boa história e personagens e que vai ganhando tensão até ao climax final, prendendo o espectador atento ao ecrã. Os diálogos ou a falta deles e algumas questões sociais, éticas e morais acrescentam interesse ao filme. Um verdadeiro choque de culturas entre alguém que parte à procura de novos horizontes e obtém reconhecimento através do talento e uma pequena cidade no interior da Argentina parada no tempo, que provoca reações em cadeia, algumas bastante viscerais. A lembrar o enredo do filme "Como se Fosse o Céu". E também na linha do genial humor negro de "Relatos Selvagens".
Por Angkor (LISBOA)
Vitus (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Original e imprevisível, 2015-03-27
A história duma criança excepcional com poderosas mensagens, um enredo original e imprevisível e sobre o importante papel da música neste género de pessoas. Cinema europeu, de origem suiça, a primar pelo conteúdo.
Por Angkor (LISBOA)
Puzzle Chinês (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Trilogia de sucesso, 2015-03-19
Este é daqueles filmes que vimos duma ponta à outra, sempre agarrados ao ecrã, a tentar acompanhar a vida atribulada de Xavier, embrulhado noutras histórias e nas mulheres que fazem parte da sua vida, com uma realização exemplar que retira o máximo deste género de filmes.

A sensação durante e depois do visionamento foi de satisfação, prazer e originalidade, o mesmo que senti quando vi no cinema, há 13 anos atrás, o primeiro filme com estas personagens - "A Residência Espanhola".

Quando o primeiro é muito bom, ficamos sempre com o pé atrás do segundo, mas "As Bonecas Russas" manteve os atributos do primeiro e soube acompanhar bem o passar dos primeiros anos das personagens.

Mas não era possível que uma terceira tentativa mantivesse o mesmo nível elevado. Felizmente estava enganado e o "Puzzle Chinês", foi, como disse, mais uma excelente surpresa.

Será que vamos ter mais? Não sei, mas são sem dúvida interessantes estes filmes que acompanham o amadurecimento dos próprios actores e os voltam a reunir.

Talvez por a minha faixa etária acompanhar a das personagens/actores me identifique mais com o filme, mas não é isso. A Trilogia está mesmo muito boa. Pena que tenha passado tão despercebido.
Por Angkor (LISBOA)
Capital Humano (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Cinema Europeu no seu melhor, 2014-11-28
Aluguei este filme por gostar de explorar o cinema europeu e pela boa crítica, mas nunca pensei que fosse tão bom, em tantos aspectos. A realização é soberba, mostrando-nos uma mesma história pelas diferentes visões de 3 personagens. Através destas 3 perspectivas conseguimos perceber não só todos os contornos do incidente que está na origem da história, como todas as forças, interesses e desinteresses que movem a sociedade, de acordo com o valor do capital humano de cada um. Um filme com muito sumo, bom ritmo e excelentes representações.
Por Angkor (LISBOA)
Vida Selvagem - O Filme (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Para um serão em família, 2014-11-08
Um documentário com imagens lindíssimas que nos ensina características e comportamentos muito interessantes de vários animais, com especial enfoque na forma como protegem as crias nos primeiros sopros de vida, mas não só.
Ideal para ver com crianças. Não tem áudio em português, mas é fácil fazer a narração com recurso às legendas. Um serão em família muito bem passado e didáctico.
Por Angkor (LISBOA)
Tal Pai, Tal Filho (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Um excelente filme para pais e sobre a cultura japonesa, 2014-11-08
Um dos melhores filmes que vi este ano. Partindo duma premissa insólita - uma troca de crianças na maternidade, descoberta 6 anos mais tarde - imaginamos logo vários desfechos possíveis. Se fosse em Portugal ou outro país, a história seria bem diferente. Na realidade japonesa, aprendemos mais uma vez a singularidade duma cultura marcada por valores com raízes profundas e uma forte necessidade de compromisso. Mesmo quando temos duas famílias completamente diferentes, o que torna todo o desenlace mais interessante e didáctico.
Em suma, um filme que nos marca e nos ensina uma forma diferente de ultrapassar adversidades.
Altamente recomendado.
Por Angkor (LISBOA)
Notas de Amor (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Muito mais que uma comédia romântica, 2014-07-25
Não se deixem enganar pela capa, pelo título e pelo Seth Rogen, apesar de gostar das suas comédias. Este filme não é uma comédia. É uma espécie de ensaio sobre relações e sobre as motivações, ou falta delas, que mantêm os casais unidos. Será que o amor "acontece", ou é algo que construímos?
E os cenários da cidade de Toronto? Repararam que os protagonistas não usam carro? Uma raridade, que se espelha na natureza tranquila do bairro e dos bairros vizinhos por onde circulam.
E a forma como a realizadora Sarah Polley filma algumas cenas memoráveis, plenas de arte, com uma envolvência soberba em termos de imagem e som?
A moral do filme, bem patente no final e todo o processo construtivo é algo que nos faz querer discutir após o seu visionamento. A melhor prova de que gostámos e saímos satisfeitos da sala de cinema ou do sofá.
Um filme que recomendo para ver a dois.
Por Angkor (LISBOA)
À Procura de Sugar Man (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Arrisque e deslumbre-se com um dos melhores filmes de 2013, 2014-07-04
Na hora de escolher um filme, existe uma certa resistência para evitar documentários e cedermos à tentação do facilitismo dos géneros e actores do costume. Tenho a certeza que muitos clientes da Cineteka já viram este filme, mas se é daqueles que gosta de jogar pelo seguro e ainda não viu este, relembro que ganhou o Óscar de Melhor Documentário em 2013 (entre muitos outros prémios e nomeações).
Mas não é por esse galardão que deve assistir "À Procura de Sugar Man", mas sim porque tenho a certeza que se vai deixar levar por esta incrível e improvável história e chegar ao fim com uma sensação de quem almoçou um belo repasto que preencheu todo o espaço disponível, deixando-o muito satisfeito.
Por isso arrisque e deslumbre-se com um dos melhores filmes de 2013!
Por Angkor (LISBOA)
Sangue Quente (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Crédito bem merecido pela originalidade, 2014-06-27
Aluguei este filme porque tinha gostado bastante de "Wackness - à Deriva" e "50/50", ambos deste realizador - Jonathan Levine. As críticas no IMDB também eram bastante boas e anunciavam originalidade. Apesar das expectativas, algo elevadas, a verdade é que o filme surpreende, misturando géneros - zombies / romance / comédia -, mas criando o seu próprio estilo.
Definitivamente 98 minutos bem passados, num filme que prima pela originalidade.
Por Angkor (LISBOA)
Quem Somos Nós? (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Profundo, mas simples, claro e inspirador, 2013-10-18
Basta olharmos à nossa volta, ou para nós próprios, para percebermos que o "sistema" não funciona. Os problemas são complexos, a nossa sociedade encontra-se numa encruzilhada e é difícil explicar o que está mal sem tropeçar em especificidades. E muito mais difícil é apontar o caminho da mudança necessária.

Felizmente, algumas pessoas foram abençoadas com a clarividência necessária para simplificar o complexo e torná-lo acessível ao comum mortal.

É o caso de Tom Shadyac, que chegou ao topo do sucesso na escala consumista e descobriu o vazio dessa promessa. Redimiu-se e criou este documentário que porta uma mensagem inspiradora, apoiando-se noutros grandes pensadores da actualidade, para mostrar a verdadeira natureza do ser humano e realizar que estamos todos ligados.

Altamente recomendado.
Por Angkor (LISBOA)
Reality (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
A corrupção moral do ser humano, 2013-07-25
Matteo Garrone procura mostrar duma forma trágico-cómica as possíveis consequências que os Reality Shows (neste caso o popular Big Brother) podem criar, através duma espécie de ensaio sobre a corrupção moral do ser humano perante a civilização do espectáculo.
Estará o homem simples preparado para lidar com a (ir)realidade dum "Reality Show"?
Quantas pessoas não se "perdem" neste sonho prometido de fama e "reconhecimento" fútil e sem substância?

Um filme brutal, com um excelente elenco de actores locais que, esses sim, têm o mérito de tornar quase real a sua representação, fazendo-nos esquecer que se trata dum filme. Algo que Matteo Garrone já nos tinha habituado no excelente "Gomorra".

Um filme a não perder e sobre o qual podíamos ficar hora a debater com os amigos.
Por Angkor (LISBOA)
Red Lights - Mentes Poderosas (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Bom Thriller, 2013-07-25
Depois do sucesso de "Enterrado", Rodrigo Cortés regressa com um novo Thriller.
Confesso que fiquei um pouco "cansado" com o cenário claustrofóbico de "Enterrado".
Este filme "respira" muito melhor e os "twists" da história estão bem engendrados.
Aprovado.
Por Angkor (LISBOA)
O Substituto (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Filme Obrigatório, 2013-07-12
Tony Kaye, realizador de outro poderoso filme "América Proibida" (1998), regressa ao grande ecrã com mais esta intensa, dramática, violenta e marcante história sobre a sociedade contemporânea.

É evidente neste filme a intenção de passar uma forte mensagem, muito pertinente, útil e até obrigatória. É uma pena estes filmes não terem mais projecção, mas percebo que tentar abrir a consciência das pessoas e fazê-las pensar em assuntos sérios vai contra os interesses de quem investe anos a criar gerações de consumidores passivos.

A dada altura do filme, numa cena passada na sala de aula, há um discurso fantástico e imperdível, que para mim marca a essência do filme. A apresentação de ideia que parta das palavras "obiquitous-assimilation" é genial e extremamente importante.

Mas ao longo de todo o filme encontramos outro tipo de mensagens e comportamentos igualmente pertinentes, pelo que aconselho um visionamento atento para tirarem partido desta obra-prima obrigatória.

Também acho interessante o título "Detachment", que ao traduzirmos para "Substituto" perde a dimensão do "desapego", um dos actos mais proclamados na essência das religiões, embora incompreendido pela sociedade actual.

Se é professor, aluno, pai, filho,... ser-humano... não perca este filme!
Por Angkor (LISBOA)
Este é o Meu Lugar (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Sean Penn camaleão e um filme a condizer, 2013-07-12
O realizador italiano Paolo Sorrentino está de parabéns.

Consegue sacar mais uma grande performance do camaleão Sean Penn, que neste filme interpreta de forma irrepreensível e irreconhecível uma personagem inspirado no vocalista da banda "The Cure".

Mostra-nos uma América através dum olhar europeu, muito apropriada.

Acrescenta-lhe a música e participação de David Byrne, ex-vocalista dos Talking Heads (e activista da mobilidade urbana em bicicleta), porque é seu fã e aproveitou o filme em solo americano para juntar o útil ao agradável.

E conta-nos uma história surreal, mas interessante, com sentido, uma boa sequência e ritmo e um humor negro muito original.

Em suma, um excelente filme que proporciona quase duas horas de prazer em frente ao ecrã. Recomendado para quem procura desenjoar do cinema comercial.
Por Angkor (LISBOA)
Escândalo na TV (reposição) (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Filme com quase 40 anos, faz hoje mais sentido do que nunca, 2013-05-15
Não há muito para acrescentar ao excelente comentário que o Rui Cunha fez. É realmente um filme à frente ao seu tempo. Ou então os problemas persistem e a sociedade está a perder cada vez mais terreno e a ser cada vez mais manipulada, mesmo depois de alertada...
A verdade é que este filme tem hoje, passados quase 40 anos, mais pertinência do que quando estreou. As mensagens são bastante explícitas, só não percebe quem não quiser.
FILME OBRIGATÓRIO.
Por Angkor (LISBOA)
Assim se Vende um Filme (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
As consequências dum público fraco, 2013-05-15
Este meio filme, meio documentário, levanta uma questão muito importante. Com a cada vez maior quebra de receitas do cinema, derivado ao crescente número de pessoas que vêem filmes sem pagar, a indústria encontrou uma forma de contornar isso através dum cada vez maior recurso ao "product placement". Perde a cultura, a compromete-se a genialidade, a arte e engenho dos autores e realizadores, para satisfazer os compromissos publicitários que mantêm a "máquina" a funcionar.

Qualquer dia os filmes até podem ser de borla, ou melhor, pagam às pessoas para entrarem no cinema e assistirem a 90 minutos de publicidade infiltrada. Um grande anúncio a várias marcas, produtos e tendências.

É claro que isto sempre existiu, mas caminhamos do 8 para o 80. E onde fica o cinema de autor, o cinema independente, construído por pessoas que têm paixão, uma visão, uma mensagem e querem usar o cinema como um meio de educação e de divulgação cultural, social e artística?

É por isso que faço sempre questão de pagar pelo que consumo. Prefiro pagar para ler uma revista sem publicidade, mas com artigos isentos e profundos, que receber de borla uma revista oca e cheia de publicidade. No cinema é a mesma coisa. Infelizmente a esmagadora maioria das pessoas parece não pensar assim....
Por Angkor (LISBOA)
As Vantagens de Ser Invisível (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Finta Clichés, 2013-03-22
Este foi o último filme que vi no cinema. Tinha a noção que estava prestes a ver algo de diferente, mas pouco sabia sobre o mesmo.

Nunca tinha ouvido falar do livro de Stephen Chbosky. O facto do autor ter assumido a direcção e argumento do seu próprio filme deixou-me curioso. Não é muito difícil "estragar" no grande ecrã um bom livro, ainda para mais quando este retrata, não cenas de acção, mas o desenvolvimento emocional e das personalidades dum grupo de adolescentes.

Vi o trailer, mas felizmente que não consegue transmitir grande coisa. Um prenúncio de que havia muito "sumo", impossível de resumir em 2 minutos. Um bom sinal.

Outra coisa que me atraiu foi o desafio de ver como é possível utilizar um tema tantas vezes visitado e revisitado no cinema - o jovem problemático que tenta sobreviver e se integrar no ambiente juvenil - sem cair nos clichés do costume.

E a resposta é mesmo essa. Se tivesse que descrever este filme em duas palavras seria "ANTI-CLICHÉS". Foi esta sensação que durou durante o visionamento e que fiquei ao sair da sala de cinema. Este filme consegue fintar todos os clichés já alguma vez vistos neste género, duma forma inteligente e sempre imprevisível.

Claro que as qualidades do filme não se resumem a esta observação e tudo o resto funciona de forma perfeita: o ambiente dos anos 80/90 muito bem caracterizado, uma boa banda-sonora, as irrepreensíveis performances e o facto de a grande maioria das pessoas em determinado período da sua vida se identificar com esta "invisibilidade".

Muito Bom!
Por Angkor (LISBOA)
Puncture - A Verdade Escondida (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Duas boas razões para ver este filme, 2013-03-01
Uma das razões que me levou a alugar este filme foi a questão da batalha judicial contra os gigantes da indústria farmacêutica. Todos imaginamos que uma indústria tão poderosa como esta não tem dificuldade em esmagar rapidamente quem se atreve a desafiar as suas "verdades". Poucos filme têm a coragem de o fazer, pelo que estava curioso o que poderia vir desta produção independente. Neste campo, confesso que superou as minhas expectativas, expondo muito mais os podres desta indústria do que eu estava à espera.

A Outra razão foi o facto altamente controverso do protagonista e "herói" da história consumir drogas pesadas. Um contra-censo que dá que pensar e nos deixa de certa forma angustiados em saber que um caso tão importante está nas mãos duma pessoa que consegue ao mesmo tempo ser tão brilhante e tão fraco.

O resultado foram 100 minutos muito bem investidos, num filme que agarra, entretém, informa sobre questões pertinentes e faz pensar.
Por Angkor (LISBOA)
Uma Família com Etiqueta (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Interessante tema para um filme, 2013-01-15
Para os menos atentos, que apenas olham para a capa e para o título, vão julgar tratar-se de mais uma comédia banal americana. O título em inglês já revela mais, mas não creio haver em português nenhuma tradução para o conceito dos "Joneses"...

Mas a leitura da sinopse revela uma realidade que sempre questionei: quantas empresas não usam pessoas "influentes" para fazer publicidade dissimulada, recorrendo à inveja e ao desejo de tentar acompanhar os "Joneses"?

Mais um bom exemplo da "Civilização do Espectáculo" que hoje vivemos, onde as aparências valem tudo. A moralidade e ética são postas de parte para atingir os objectivos. Quais? Vender o máximo possível e estimular o consumo.

Na realidade, acho que o tema deste filme daria um excelente documentário, a ser possível descobrir e revelar este marketing dissimulado.

Mas como isto se trata dum filme, há sempre um "mas". A verdade é que todas as pessoas nascem com uma "sementinha", um potencial de desejar o bem comum e questionar o sucesso em cima da ruína dos outros...

Se lhe despertei o interesse, veja este filme. Não se vai arrepender.
Por Angkor (LISBOA)
1-20  21-40  41-60  61-80  81-100  101-120  121-140  141-160  +  ++

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
14/Dez
Trailer
14/Dez
Trailer