Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Premiados TOP + Reposições Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Muitos filmes de grande qualidade não têm o destaque que merecem, passando quase despercebidos. Por razões meramente económicas, as verbas promocionais concentram-se apenas em meia dúzia de títulos "mais comerciais". Para contrariar esta tendência, criámos este espaço de partilha e entre-ajuda, onde todos podem participar: escolha os filmes que achou mais marcantes e deixe o seu comentário.
Foram encontrados 21 comentários. Resultados de 1 a 20 ordenados por data:
1-20  21-21  +
Soldados da Fortuna (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
A-Filme, 2011-04-15
Excelente acção + considerável quantidade de humor = entretenimento garantido!

Figuras conhecidas por muitos, da homónima série de TV, agora com novas caras, e muito bem escolhidas, diga-se. O que eu adoro ver representar o sr. chamado Liam Neeson! Bom remake com cenas malucas que nunca tinha visto... pilotar (no ar) um tanque de guerra?!?!? Sim... também não acreditei.

A ver por quem procure um bom filme com os ingredientes referidos.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Mar Adentro (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
Cinema Adentro!, 2011-04-15
Mas que grande filme!
Soberba obra acerca de um tema tão sensível e universal como é a eutanásia. Drama no seu melhor, ainda por cima com a característica enfática que é o facto de ser uma biografia, tornando o filme ainda mais fenomenal.

Vénias para Javier Bardem, o papel era bom mas ele ainda conseguiu ser melhor!

Obrigatório para qualquer amante de cinema a sério.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Duplo Amor (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Em lume brando..., 2011-04-12
Filme que aquece em lume brando... Não me cativou especialmente por, talvez, o achar enfadonho e previsível. Embora as interpretações de Phoenix e Paltrow estejam num bom nível em nada me fascinou a personagem bipolar que é Leonard, uma personagem tonta e perdida no mundo. A sua bipolaridade eleva-se à sua vida afectiva/amorosa com actos um pouco irreflectidos, movidos a paixão e impulsos de desejo. O risco das suas escolhas é grande, onde tudo pode ser ganho ou perdido, mas onde a recompensa poderá ser grande. Clímax com um misto de emoções à flor da pele.

Aconselhado para apreciadores do género.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
O Escritor Fantasma (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Escritor ou Investigador?, 2011-03-31
Filme de grande qualidade para quem procure um bom thriller político com ritmo pausado. Certamente, pausado demais para alguns gostos, mas que permite saborear o filme de forma singular. À parte do enredo, adorei a fotografia deslumbrante deste filme, um ambiente e natureza no seu estado puro (quase parece que estamos lá a sentir o vento a bater-nos na cara...).

Nesta história um simples escritor (Ewan McGregor) aceita um trabalho biográfico de um político que lhe colocará em situações extremas pelas quais não estaria certamente à espera. A biografia do político, contada pelo próprio, impõe inúmeras dúvidas e questões que farão nascer no escritor a tentação de as resolver. Ténue será a margem entre o dever da escrita e o da investigação, em busca da "verdade".

Sensibilidade da realização de Polanski no seu melhor, que irá prender o espectador até ao "fim"!...
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Eduardo Mãos de Tesoura (reposição) (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Pura fantasia!, 2011-03-30
Que bom foi rever à pouco tempo este belo filme de fantasia... pura! Só Tim Burton poderia criar uma história destas, com uma visão surreal e uma sensibilidade tocante. Este filme marca também o início de uma "eterna" e feliz união com o grande actor que é Johnny Depp, também ele fadado para papeis como o de Eduardo Mãos de Tesoura... a sua inocência, as suas expressões.. único!!

Para quem nunca viu este filme, faça favor de não "cortar" este filme da vossa lista :)
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Sem Nome (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Sem piedade..., 2011-03-30
Aqui está uma agradável surpresa... com uma história não muito agradável. Filme de grande intensidade, dureza e amargura, mas acima de tudo altamente realista!
Tudo pode acontecer quando se unem dois destinos misturando, por um lado, a busca de redenção e, por outro, a busca de liberdade e de uma vida melhor.

Bom filme que certamente não o desiludirá. À margem do argumento em causa, nota alta para a deliciosa paisagem com que nos é servido este conto.

A ver!
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
500 Dias com Summer (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Isto é amor!, 2011-03-14
Sem dúvida dos melhores filmes de romance que vi!!

Mas atenção, não estamos perante um romance ao estilo das grandes paixões como "E Tudo o Vento Levou" ou "Casablanca"! Estamos, sim, na presença de um romance moderno, o amor como ele é, fascinante mas, por vezes, duro e cruel. O segredo do sucesso deste filme baseia-se na forma como a história é contada e apresentada, com excertos da relação amorosa que nos surgem por ordem aleatória (ora passado, ora futuro), com uma inteligência fantástica mantendo o filme altamente interessante até ao fim!

Para qualquer pessoa romântica, não há como não sentir pena pelo Tom...

Grandes momentos de montagem, o contexto do emprego de Tom, os discursos por vezes cirurgicamente cómicos mas verdadeiros... Adorei igualmente o pormenor evidenciado pelo Angkor, mas é apenas um entre muitos. Ver para crer!

(ATENÇÃO - SPOILERS)
Pessoalmente lembro-me de dois pormenores lindos:
1) A montagem de Tom entrar para o elevador do emprego com uma felicidade extrema, depois de... (vejam), e ao sair do elevador, já no futuro, sai completamente em baixo sem energia e humor nenhum. LOL.

2) Comentário de um amigo de Tom a filosofar sobre a sua relação, algo deste género:
"A mulher dos meus sonhos é cheia de curvas, com um grande traseiro, etc, etc. Mas a minha namorada é melhor! Porquê? Porque é real!". Isto meus amigos... é uma máxima de uma vida!
(FIM DE SPOILERS)


Nota máxima! Espero que ninguém se atreva a esperar 500 dias para ver este filme!
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
A Origem (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Um verdadeiro sonho!!, 2011-03-11
Aqui está um dos melhores filmes do ano de 2010 e, na minha opinião, um dos melhores filmes de sempre!

Gosto do cinema em geral, gosto de um bom filme, seja de que género ou tema for, embora o meu gosto primário recaia no fantástico, como é o caso deste Inception (A Origem).

Apresentando os intervenientes deste filme, temos o realizador do momento Christopher Nolan, aquele que a mim consegue manter-me numa ansiedade elevada a cada filme que faz, e quando os vou ver consegue superar todas as minhas expectativas. Brutal.
Quanto ao elenco... veja-se a lista nesta página e conclui-se facilmente que poderia escrever aqui umas boas linhas a elogiar um a um. Neste filme nenhum desilude, com interpretações incessantemente intensas.

Quanto ao filme, é um autêntico hino aos filmes de Ficção Cient./Acção/Thriller. Centrado num tema que não é novo, os sonhos, onde tudo pode ocorrer, consegue ser completamente original. O filme é altamente complexo, apresentado em ritmo frenético, mostrando também a grande qualidade do realizador como argumentista. Por ser relativamente extenso não é recomendado para visionamento de olho meio fechado no final de um dia cansativo...

Eu avalio um filme de forma semelhante à referida no comentário do caro Carl Price, o que interessa é o resultado, o seu primeiro impacto e como sobreviverá na memória ao longo dos anos. O resultado de Inception é estonteante, teve um grande impacto nas massas cinéfilas e certamente será recordado como um dos melhores filmes de sempre do seu género, tal como o diz a respectiva nota no IMDB.

O IMDB não pode ser criticado quando uma pessoa não concorda com uma dada nota, pois ela representa os votos dos que (supostamente) visionaram o filme. Salvo alguns desvios as notas são a realidade do que as pessoas acharam do filme. Injustiças poderemos cada um de nós apontar às notas de certos filmes, tanto para o bem como para o mal. Mas quando, neste caso, temos mais de 300000 votantes e a nota apresenta-se próximo do 9, não podemos ignorar ou arranjar pretextos de que as pessoas não sabem votar, ou não sabem no que votam... As notas no IMDB não são mais que um indicativo sobre a qualidade do "resultado" do filme pois as pessoas votam segundo critérios muito variados (o todo, argumento, actores, realização, etc.).
Quanto a Inception, o que o IMDB diz é que se trata de um grande filme, cabe a cada um ver por si próprio se partilha da mesma opinião.

Este é, para mim, daqueles filmes fáceis de dar uma nota, pois termino o seu visionamento com uma satisfação plena. Uma satisfação que procuro em cada filme que vejo, independentemente do seu género. Inception, dentro do seu género, merece naturalmente a minha nota máxima.

Finalizando, Inception é um filme obrigatório para ver (e rever!) e... sonhar!
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Revolutionary Road (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Fazer, ou não, de conta?, 2011-03-07
Lembro-me de poucos filmes adultos e realísticos sobre a relação matrimonial, que nos apresentam diversas das suas intrínsecas e complexas problemáticas. A transição da paixão para o amor, a luta pelos sonhos reprimidos, o fazer (ou não) de conta para quem nos conhece. Isto é a vida. "Grandes" actores e um "grande" realizador contam-nos esta história verdadeiramente dramática.

Aconselho o seu visionamento.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Predadores (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Presas Fáceis, 2011-03-07
Predador 1 e 2 são facilmente dos filmes de acção e ficção científica que melhor retenho na minha memória de adolescente. Fascinantes!
No 1º, um suspense de cortar a respiração, numa selva claustrofóbica, com um super Schwarzenegger no seu melhor.
Já o 2º segue exactamente a mesma linha que o 1º mas numa "selva" totalmente antagónica, a cidade de LA, onde embora sintamos o natural "deja vu" o filme dá-nos peripécias frescas e uma pequena surpresa no final. Com esta surpresa é dado o mote para este 3º filme.
Neste "Predadores" peca-se pela limitação do ambiente onde ocorre a história ser idêntico ao do 1º (selva) e, concordando com o comentário anterior, ser basicamente um filme de acção pois cedo os personagens perdem o efeito surpresa ou mistério sobre o que se está a passar.
Como nota adicional, também diria que estes predadores precisam de se treinarem na Terra pois estão um pouco "fraquinhos" :P

Não obstante a minha crítica, este é um bom filme de acção, obrigatório para quem é fã dos dois primeiros filmes.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Distrito 9 (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Obrigatório!, 2011-01-28
Neill Blomkamp é o nome a reter! Peter Jackson é quem temos que agradecer por ajudar à existência deste filme. Um verdadeiro filme de Ficção Científica que há muito não víamos. Foi, para mim, a grande surpresa de 2009! Um filme realista embora apresente um irreal desenrolar dos acontecimentos, com ritmo frenético desde o início!

Não tenha medo, mesmo não sendo bem-vindo, arrisque "entrar" neste Distrito 9!!

Eu? Eu arrisquei e agora só desejo que me levem para o Distrito 10! :P
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Robin Hood (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Fraco!, 2011-01-27
Filme bastante ansiado, não seria de esperar por menos visto que tínhamos em jogo os "ingredientes" Ridley Scott, Russell Crowe que nos trouxeram o "grande" Gladiador, com a adição da poderosa Cate Blanchett.

O meu fascínio pela figura Robin Hood, ou mais conhecido por Robin dos Bosques, fez me ir ver este filme com muita água na boca, mas no fim ia-me afogando... O filme cumpre no seu papel de entreter, com bastantes pormenores cómicos, e acção à mistura, mas não passa disto mesmo. Não posso deixar de o catalogar como decepcionante. Ridley Scott em lume brando, Crowe e Blanchett sem química e sem margem para fazerem melhor, e 140m com pouco que se aproveite.

Ainda assim, é um filme aconselhado para quem seja amante do género em questão.

Se me permitem, na minha opinião, o melhor filme do Robin dos Bosques que vi continua a ser o subvalorizado "Robin Hood - Príncipe dos Ladrões", com Kevin Costner. Divertido, dramático, que nos prende até perto do fim, termina com final feliz, ainda por cima com uma das melhores músicas românticas que conheço (grande Bryan Adams). Este sim, o verdadeiro Robin Hood.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Lenda dos Guardiões (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Visualmente cativante, 2011-01-27
Aqui está uma das boas animações de 2010, criada por um dos realizadores da nova geração que passei a admirar, pois 300 e Watchmen estão na minha lista de preferências cinematográficas.

Esta "Lenda dos Guardiões" está visualmente muito bem trabalhado, com uma história competente. Claro está, o impacto de ter visto este filme no cinema, e em 3D, faz me atribuir nota 8 pela agradável experiência que vivenciei.

A ver.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
O Segredo dos seus Olhos (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Passado mal resolvido, 2010-12-31
Uma prova de que situações mal resolvidas no passado nos poderão perseguir para o resto da vida... até termos a coragem e capacidade de as resolver finalmente. Estamos perante de um filme de fortes emoções e sensíveis interpretações... duro e real na sua conclusão. Por muito que as acções ou palavras possam definir uma pessoa, é através do seu olhar que poderemos chegar à verdade da sua alma. A ver "de olhos bem abertos".
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
A Desconhecida (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Conheça-a!, 2010-12-31
Quem procure um bom drama/thriller adulto com significante mistério e surpresa à mistura, encontra aqui um filme a ser visionado. Alerto apenas para algumas cenas de relativa brutalidade/violência, que me farão duvidar da classificação dada a este filme, concordaria mais se o mesmo fosse indicado como M/16.

De qualquer forma, conheça "A Desconhecida".
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
O Perfume - História de Um Assassino (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Cheira bem..., 2010-12-31
Depois de, durante muito tempo, ouvir óptimas críticas ao livro pelo qual este filme se baseou, consegui o ver finalmente. Confirmo que a história é realmente boa, original, invulgar e muito bem produzida e realizada. Palmas para o actor Ben Whishaw que conseguiu retratar da forma mais humana possível o inumano Jean-Baptiste Grenouille.

Poderá gostar ou não do "cheiro" deste filme, mas ao menos arrisque fechar os olhos, inspirar fundo e tentar descortinar a sua essência... isto é, se conseguir...
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Dia e Noite (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Divertido, 2010-12-29
Filme divertido que cumpre os seus objectivos com a complexa tarefa de combinar diversos géneros como a acção, aventura, comédia e até pedacinhos de romance e drama.

Óptima química entre Cruise e Diaz não desilude nestes 109 minutos bem passados.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Como Treinares o teu Dragão (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Voar..., 2010-12-29
Adorei! Adorei este filme no cinema na sua versão 3D, mais, foi o melhor filme 3D que de facto fez a diferença pela utilização desta tecnologia onde sentimos, por momentos, a sensação de realmente voar em cima do simpático dragão ().
A versão 2D poderá perder pontos, naturalmente, mas não deixa de ser uma história cativante sobre amizade, e onde ela nos leva por forma a proteger algo importante em risco, para além de nos mostrar como superar (com um sorriso) adversidades que nos possam surgir na vida. Muito divertido.

Sem dúvida, a ver!
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Toy Story 3 (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Perfeito, 2010-12-29
Nenhuma crítica negativa para mais este filme dos estúdios Pixar. Obrigatório para qualquer amante da 7ª arte, de qualquer idade. A visão e a qualidade da sua implementação é um feito histórico que merece todo o reconhecimento! Arrisco-me a afirmar que esta trilogia/saga é a referência na animação cinematográfica que dificilmente será, alguma vez, superada.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
Karate Kid (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Bom remake, 2010-12-28
Estrutura do filme previsível para quem conhece os originais, embora este se apresente de "cara lavada", num novo contexto. Um Jackie Chan muito competente e convincente, e um Jaden Smith com muita vontade em ser "grande". Duração um pouco exagerada para este filme agradável.

A ver.
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)
1-20  21-21  +

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos