Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Muitos filmes de grande qualidade não têm o destaque que merecem, passando quase despercebidos. Por razões meramente económicas, as verbas promocionais concentram-se apenas em meia dúzia de títulos "mais comerciais". Para contrariar esta tendência, criámos este espaço de partilha e entre-ajuda, onde todos podem participar: escolha os filmes que achou mais marcantes e deixe o seu comentário.
Foram encontrados 28 comentários. Resultados de 1 a 20 ordenados por data:
1-20  21-28  +
Nightcrawler - Repórter na Noite (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
O custo do sucesso, 2015-07-20
Não posso deixar de dar os meus manifestos parabéns ao protagonista deste filme - trabalho fabuloso, encarnando uma figura inquietante, intrigante, sinistra, do princípio ao fim. Com uma lógica a raiar o sociopata, é ele que nos mantém suspensos e agarrados à trama que, não deixando de ser interessante, nunca seria mais nada sem esta brilhante actuação. Cenas definitivamente marcantes são os diálogos de negociação, ao longo do filme, tanto pelas palavras e suas implicações como pela intensidade dos olhares trocados, mesmo na escuridão da noite...Uma história envolvente, tensa, que nos mostra do que se é capaz para "subir na vida"...Não percam.
Por princesagigi (SEBAL)
Como se Fosse o Céu (Pontuação: 9)
Alugar
Tocante, 2015-07-20
Mais uma vez, descobri este excelente filme a partir dos comentários deste fórum. Muito agradecida por ter o privilégio de aceder a pérolas deste gabarito, onde as cordas mais sensíveis do coração são tocadas. O elemento humano em profundo destaque, histórias da vida comum que vêm a lume e nos subjugam pela sua autenticidade, sendo o último retoque dado pelo poder de união e a beleza intrínseca que só a Música que vem de nós próprios nos consegue proporcionar... Não vou esconder que chorei de emoção a ver esta obra. E em mais do que uma cena.
Por princesagigi (SEBAL)
A Pesca do Salmão no Iémen (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Refrescante, 2015-07-09
Não concordo com a classificação do género como comédia, embora tenha alguns laivos de humor protagonizados pelo excelente Ewan McGregor, no entanto não deixa de ser por isso um filme muito agradável de se ver. Original q.b., uma história diferente e interessante que nos deixa motivados e bem dispostos apesar de tudo. Há algum tempo que eu não participava neste fórum, talvez fruto das escolhas que tenho feito ultimamente que não deixaram grande impressão no meu espírito - aliás, costumo dizer a esse respeito que os filmes são como os melões, nunca sabemos muito bem o que vamos encontrar no seu interior, não obstante parecerem bons à primeira vista... - portanto é revelador eu ter voltado aos comentários. Espero que apreciem tal como eu o fiz.
Por princesagigi (SEBAL)
House of Cards - 2ª Temporada - Disco 4 (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Série de excelência, 2015-03-27
Já com as duas temporadas visualizadas,pouco mais tenho a acrescentar ao título do comentário ou ao que já foi aqui dito pelos meus antecessores neste fórum.É o explicitar daquilo que intuitivamente imaginamos passar-se nos meandros da política, mas jamais tivemos coragem de supôr que poderia ser posto em prática... E embora a realidade americana seja muito diferente da nossa, é inevitável estabelecermos analogias - a força dos lobbies é um facto puro e cru, a ganância pelo poder destrói a bondade intrínseca do Homem... Kevin Spacey surge aqui poderoso e magnético na sua interpretação, secundado magistralmente pela Robin Wright - qual das duas personagens suplanta a outra em astúcia ou ambição? Série imperdível mesmo, como certamente será a 3ª temporada - fico ansiosamente à espera...
Por princesagigi (SEBAL)
O Mascarilha (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
"Kem o Sabe"?, 2015-02-11
Vou directa ao assunto: diverti-me a valer com este filme, sem sequer estar a contar com isso, pois as críticas eram tão desfavoráveis à partida...! Dos bons velhos tempos de histórias aos quadradinhos da minha infância que nunca mais tinha ouvido falar neste "Lone Ranger", soube-me mesmo bem recordar as origens nesta versão bastante, digamos, extravagante e imaginativa do Verbinski. A acção está lá, não se pode negar,de mãos dadas com uma lição de moral à posteriori que muitos pretendem negar (...) e as cenas de humor são completamente inesperadas porque a película nem sequer está catalogada como comédia, se repararem, e no entanto tem mais piada(s) do que a grande maioria dos filmes que se outorgam como tal... Johnny Depp aqui a reutilizar a fórmula do seu Captain Sparrow e a ser bem sucedido quanto a mim,a fazer funcionar o trio improvável (Ho, Silver!), pois que é do seu ponto de vista que a trama decorre, não o esqueçamos.Dizem que o filme é demasiado longo...? Por mim ficava a ver outro tanto! Por vezes torna-se salutar esquecer os dramas e a racionalidade para saborear a leveza do momento - "sabem o que significa «Tonto» em espanhol?" Recomendo ver o filme para perceberem esta pérola...
Por princesagigi (SEBAL)
Supercondríaco (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Rir é um dos melhores remédios, 2014-12-17
Melhor do que um bom thriller de acção...só mesmo uma boa comédia! Toda a gente sabe que é mais fácil fazer alguém chorar do que rir - muito mais difícil é fazer-nos chorar...de tanto rir! Apesar da primeira meia-hora do filme nos remeter para situações de humor um pouco exageradas e algumas a raiar o mau gosto que quase me fizeram arrepender de tê-lo alugado, a partir daí...é só divertimento a valer! Aliás, a história desenvolve-se duma forma completamente inesperada e hilária como só o Danny Boon sabe fazer - por favor atentem também no genérico inicial que é mesmo inspirado - embora o seu "Nada a declarar" seja simplesmente im-ba-tí-vel! Apreciem!
Por princesagigi (SEBAL)
Grand Budapest Hotel (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Há obras assim, 2014-12-17
Quem gosta de cinema vai certamente adorar este filme. A estética é poderosa, a trama é envolvente - porque trata de sentimentos puros: num mundo como o nosso é hoje em dia, sabe mesmo bem assistir a uma história que recupera valores tão nobres como a amizade e o amor desinteressados. A catalogação do género deste filme como "comédia" é demasiado redutora quanto a mim, direi antes que é um romance ilustrado, com uns laivos de aventura inusitada - mas permanece no final um sorriso de satisfação. O elenco é mesmo de luxo, sobressaindo (e deslumbrando-nos) a classe de Ralph Fiennes. Como já tinha achado do "Moonrise Kingdom" - simplesmente encantador! Recomendo bastante ambos. E recordo mais um, dentro deste género de deleite visual e cognitivo com os pormenores: Micmacs - uma brilhante confusão, do Jeunet.
Por princesagigi (SEBAL)
Capitão Phillips (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Capitão Hanks, 2014-11-16
Concordo em pleno com o comentário anterior: este filme é surpreendentemente bom! Embora a minha motivação principal para escolha duma película não seja propriamente a notação IMDB, quando esta é alta, considero um incentivo extra para o efeito. A surpresa aqui reside no facto da trama se basear numa história verídica e sermos levados pelo realizador a sentir na pele todo aquele clima de tensão e angústia vivido certamente pelos protagonistas reais, num ritmo crescente ao longo das mais de 2 horas que dura o filme ...e que passam a voar! Nota máxima para os actores.
Por princesagigi (SEBAL)
Rush - Duelo de Rivais (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Muita adrenalina!, 2014-10-11
"Corridas de carros"...não é (de todo!) o género de desporto que mais aprecio - mas não é isso que está em causa, daí o mérito deste filme, que assim consegue conquistar o interesse tanto dos aficionados como (essencialmente)dos não seguidores da modalidade. Porque retrata a capacidade do Homem de se desafiar, de se superar e finalmente de alcançar os factores críticos de sucesso. Admirável realização - é impossível não torcer por ambos os protagonistas, apesar de se conhecer historicamente o desfecho da trama - e sem dúvida excelente montagem. A não perder.
Por princesagigi (SEBAL)
Ender's Game - O Jogo Final (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
A vida é um jogo, 2014-07-13
Não tinha grandes expectativas acerca deste filme, a não ser divertir-me um pouco ao serão. O que é certo é que... não consegui despegar os olhos do ecrã desde o primeiro segundo até ao último! Não pensem que foi por causa das cenas de acção ou dos efeitos visuais expectáveis para este tipo de empreendimento - embora não desiludam - mas pela oportunidade que o realizador nos dá de acompanhar o crescimento psicológico e emocional do jovem protagonista. Como é e de que é feito um verdadeiro líder.Estratégia militar e seu fundamento de que os fins justificam os meios...Mesmo empolgante, aconselho vivamente.
Por princesagigi (SEBAL)
A Ilha (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Eu quero ir para a Ilha! - ou não..., 2014-07-13
Dos melhores filmes que já vi (e revi), dentro do género. Os protagonistas têm uma química incrível, a história agarra-nos desde o primeiro minuto. Entretém sim, mas mais do que isso,obriga-nos a encarar inquietantes questões deontológicas da nossa era - a que abismos a Humanidade pode ser levada pelo lobby dos poderosos e endinheirados ou até que ponto o Homem pode usurpar o papel de Deus em nome do progresso...?
Por princesagigi (SEBAL)
A Vida de Pi (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Ver nas entrelinhas, 2014-06-24
Quando um filme é tão "badalado" quanto este, é natural sentirmos curiosidade em vê-lo. No entanto, fui adiando o momento, a favor de entretenimento mais mundano, porque às vezes não me apetece embarcar em modas que nos obrigam a exercícios complicados de malabarismo intelectual para descobrir uma moral pseudo-transcendente da história. Pensava eu. Afinal, o espectador tem sempre a última palavra perante uma manifestação, qualquer que ela seja, de arte. Pode gostar - ou não. Pode entendê-la - ou não...da forma que era pressuposto. As sensibilidades são diferentes (valha-nos isso!)e ser artista talvez seja apenas essa coisa de provocar reacções diversas através da sua obra.Voltando ao filme - que apenas peca, quanto a mim, por ser um pouco longo - pode dizer-se antes de mais que é um festival visual e narrativo. Uma lição de coragem que é muito mais do que o simples instinto de sobrevivência: ultrapassar as adversidades virando-as a nosso favor com sacrifício e engenho, mas sobretudo a grandeza que é - ainda mais nessas circunstâncias - a dádiva do amor incondicional, consubstanciada pela figura ingrata do tigre, mas que assim é a Natureza que nos aproxima e reconcilia com Deus - para quem prefere a versão mais romântica - mas em última análise, connosco próprios.
Por princesagigi (SEBAL)
Micmacs - Uma Brilhante Confusão (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
Brilhante mas sem confusões, 2014-05-18
Sem dúvida um filme delicioso e tocante. Sim, o enredo é criativo mas admirei sobretudo a sensibilidade extrema com que foram construídos o protagonista e demais personagens que se tornam seus aliados na trama, criando uma empatia com o espectador quase dolorosamente tangível. Nada foi deixado ao acaso, concordando eu em absoluto com o meu antecessor neste fórum - de facto: «...cada cena é de uma riqueza e detalhe impressionantes». E, tal como ele, faço um apelo aos cinéfilos mais exigentes - por favor, não deixem esta pérola passar-vos ao lado. Dany Boon, num registo diferente do habitual, Omar Sy (quase) irreconhecível - a não perder nos "Amigos improváveis" - nota máxima para todas as prestações. Obrigada Jeunet. A beleza faz parte da essência das nossas vidas.
Por princesagigi (SEBAL)
Homem de Aço (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Super reinventado, 2014-05-18
Excelente surpresa, este filme! Para quem já viu todas as versões e mais alguma da vida deste super herói, penso que esta constitui uma abordagem refrescante que foge dos estereótipos mais comuns, mantendo contudo o núcleo duro da história original. Eu que tive a sorte, tanto na infância como na adolescência,de ter acesso ao mundo maravilhoso da banda desenhada (em verdadeiros livros de papel...) desde Astérix, Tintin e Lucky Luke, a Captain Swing e Lone Ranger,passando pelo universo Marvel e DC Comics, rendo-me à criatividade dos efeitos especiais utilizados, sobretudo aquando da narração do passado de Krypton... Recomendo vivamente. Em 3D deve ser alucinante! Enjoy...
Por princesagigi (SEBAL)
Nómada (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Nem carne nem peixe, 2014-03-26
Tal qual o filme "Crepúsculo" não passa de uma história de amor que por acaso mete vampiros à mistura (...), este também conta uma história de amor/ódio que por acaso tem extraterrestres pelo meio...Desengane-se quem como eu estava à espera de acção - nem tão pouco se pode chamar ficção científica a isto, tão inconsistente é o argumento, mas seja como fôr, já vi pior...Poderá eventualmente fazer as delícias de um público mais jovem - my mistake! - que não deixará de verter uma lágrima perante a cena final.
Nota: não sou dada apreciadora de histórias com e sobre vampiros, mas dada a tamanha publicidade feita à volta da saga Twilight não pude deixar de ver o primeiro filme, quando passou na TV. Não foi tão mau quanto pensava. Ainda não vi os restantes.
Por princesagigi (SEBAL)
Amigos Improváveis (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
Merveilleux!, 2014-02-16
Não creio que se possa catalogar um filme como este de "comédia" - tal caracterização apenas nos remete para a sucessão de clichés imbecis à qual a indústria americana nos habituou para o género. Não - isto é algo de sublime, humor com conteúdo, no momento certo e em dose certa. Tratar outro ser humano...como outro ser humano! sem paternalismos nem condescendências, bajulação ou arrivismo: tu és igual a mim, estamos vivos, vamos tirar partido disso? Sem dramas desnecessários,que é isso o pragmatismo.
Obrigada Cineteka e demais cinéfilos, por me terem possibilitado o encontro com esta pérola rara! Para quem ainda não viu este filme, façam o favor a vocês próprios; retira-se uma lição de vida, fica-se melhor pessoa no fim.
Por princesagigi (SEBAL)
Esquecido (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Ficção científica de bom gosto, 2014-02-12
O que é que define a nossa identidade, aquilo que "realmente" somos? É uma pergunta complicada a que o filme talvez não responda, mas chega lá perto. E pelo meio, encontramos paisagens magníficas (parabens Claudio Miranda!)e um belíssimo enredo que se vai desenrolando como um puzzle, as peças encaixando-se uma à uma, em crescendo, até ao cenário final, verosímil e inesperado. Graças ao actor principal - porque é com ele que fazemos a viagem e que sofremos a emoção do rasgar das nossas crenças...
Este é um filme que ganha muito se não lermos a sinopse, tal como fiz, e voltarmos a vê-lo logo de seguida, tal como o revi, saboreando novamente cada segundo.
Por princesagigi (SEBAL)
Argo (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
In extremis, 2014-02-06
Embora eu não escolha os filmes que quero ver propriamente por causa dos prémios conseguidos (ou pelo seu número), sou de opinião que esses devem merecer uma atenção especial da minha parte, porque à partida terão um certo patamar de qualidade garantido. Neste caso concordo com a designação de "overrated" pois apesar de ter gostado da forma como a acção fluiu - e em particular dos apontamentos de humor - houve algo que me passou ao lado...
Por princesagigi (SEBAL)
O Código Base (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
No mínino original, 2013-12-08
No nosso mundo onde tudo parece estar já inventado, este filme surpreende pela criatividade do seu argumento, de facto.Fico a pensar que a imaginação humana não tem realmente limites! Ipsis verbis dentro da história, pois embora a parte mais científica seja discutível, fica um convite ao inconformismo que é quem nos leva mais além, quiçá à felicidade. Sem dúvida a ver, o tempo vai voar.
Por princesagigi (SEBAL)
Repo Men - Os Cobradores (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Business is business, 2013-10-27
A magia dos livros e do cinema advem precisamente do dom que têm (ou não)de provocar reaçcões diversas nos diferentes leitores/espectadores. A interpretação que depois se faz daquilo que se leu e viu é que já depende da imaginação de cada um. Gosto de pensar que a arte nunca é linear. Sob esse prisma - e tirando a espectacularidade das cenas sangrentas - a trama deste filme retrata os dois lados da barricada da sociedade de consumo actual: por um lado a tendência de se viver acima das posses (e consequente sobreendividamento), por outro a primazia do negócio e do lucro acima de tudo, acima das vidas humanas que destroem. No filme tiram orgãos; mas podia ser o automóvel, a casa, e/ou o emprego... Bem - filosofias à parte, o final é mesmo surpreendente!
Por princesagigi (SEBAL)
1-20  21-28  +

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
25/Jul
Trailer
18/Ago
Trailer