Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Muitos filmes de grande qualidade não têm o destaque que merecem, passando quase despercebidos. Por razões meramente económicas, as verbas promocionais concentram-se apenas em meia dúzia de títulos "mais comerciais". Para contrariar esta tendência, criámos este espaço de partilha e entre-ajuda, onde todos podem participar: escolha os filmes que achou mais marcantes e deixe o seu comentário.
Foram encontrados 33 comentários. Resultados de 1 a 20 ordenados por data:
1-20  21-33  +
Babylon 5 - Série 1 (discos 1 e 2) (Pontuação: 10)
Alugar
a melhor série de ficção cientifica que...., 2012-01-30
...já foi feita para a televisão, pelo menos até agora.
Joe Michael Straczynski afirmou que esta série seria para o género de ficção cientifica, o que a série"A Balada de Hill Street" seria para as séries policiais. e foi mesmo!.
estabelecendo uma comparação com "Star Trek", esta série bate-a aos pontos pela a sua abordagem adulta e filosofia mais profunda, sem cair no moralismo pretensioso completamente abjecto, para não dizer bastante irritante de retratar a espécie humana(subtenda-se ocidental e americana)como virtuosa,imaculada e guiada pela a mais elevada instância de rectidão moral que possa haver por ai, e claro alheias as outras espécies.(o que mais irritava em "Star Trek" era isto).
seja como for, esta série merecia melhor notoriedade por parte do público fã do género e sobretudo melhor apreço pela a indústria, visto a sacanagem que a Paramount Television fez prejudicou o andamento deste projecto.
para não prolongar isto, apenas queria dizer que caso pretendam aluga-la avisa-los para a baixa definição de imagem, especialmente em cenas de ação.(a razão deve-se ao formato americano NTSC 16:9 que foi filmada as primeiras temporadas, entretanto abandonado). é tudo.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Confissões de Uma Namorada de Serviço (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
sexy, cool and in the groove!, 2012-01-28
são estes os adjectivos que que eu caracterizava melhor esta pelicula.
Steven Soderbergh mostra-se como um realizador com um estilo inimitável.em quê? na sua irreverência!.
não sendo o meu realizador favorito, contudo aprecio os seus filmes e é bom ver algo deste género.
Sasha Grey é convincente no seu papel, tanto que avaliando pela a sua expressão custa a crer ela é uma atriz pornográfica!(mas é!).
seja como for, sendo fã ou não de Soderbergh, eu recomendo vivamente o aluguer deste filme.é tudo.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Conan, o Bárbaro
TrailerAlugar
faltou ambição, 2012-01-28
num género que já fazia falta dentro da categoria de cinema de ação,"espada e feitiçaria" era o que faltava ser abordado à luz dos recentes avanços em efeitos especiais.
contudo e provalvemente por isso, o filme ficou-se por ai.comparando este filme com a versão realizada na década de 80, fica-se na impressão que este filme é algo de 'caseiro' até mesmo 'artesanal'!.
Jason Momoa convence como bárbaro(aliás assentou como uma luva!)mas precisava de maior substância na sua interpretação. a produção pecou por deficiência.é só.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Laranja Mecânica (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Um marco na história do cinema, 2011-12-21
Dois homens, dois grandes artistas merecem uma grande salva de palmas pelo o magnifico desempenho atrás e à frente da câmara.são eles Stanley Kubrick e Malcolm McDowell.
Se Kubrick fez o bolo, McDowell deu a cereja para o topo desse bolo.
Stanley Kubrick demonstrou ser um grande realizador na sua visão crua e imparcial(alguns diriam irredemialvemente cinica) da realidade que capta e dos mundos que se imagina.
Malcolm McDowell provou ser um grande actor, tanto que se eu fosse votar numa lista de vinte personagens mais memoráveis da história do cinema, a de 'Alex DeLarge' iria como uma das primeiras(ele não merecia que a sua carreira fosse destruida, o que leva-se a pensar que isto de ser actor não passa de uma treta pegada!). já muito se disse acerca deste filme, contudo queria deixar esta observação: não esperem que este filme respeite o livro em que se baseia. segundo consta, Anthony Burgess não gostou do que kubrick fez da sua novela e a razão é que o filme baseou-se na edição americana que falta o último capitulo que aparece na edição britânica. como tal, o que acontece com a personagem principal não corresponde ao livro.
seja como for e apesar disso este filme é obrigatório.
Por Luis Cardoso (PORTO)
American Pie 2 - O Ano Seguinte
TrailerAlugar
ligeirissimo, 2011-12-21
completamente despretensioso, com interpretações frouxas,mas também o enredo não permite mais nada além disso.
o tema central do filme gira à volta da mais antiga razão de viver desde que o homem surgiu à face da terra. como preencher o vazio de solidão do nosso pequeno amigo que nos acompanha desde o nosso nascimmento até à nossa morte?
não tenham grandes expectativas,serve para acompanhar as pipocas.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Legião
TrailerAlugar
soube a pouco, 2011-11-17
não se trata de um exército demoniaco como a descrição que é feita a este filme quer fazer crer, mas sim de anjos que receberam ordens do todo-poderoso para varrer a raça humana da face do planeta.
pelo menos é essa a ideia.
o elenco está muito bom, as interpretações são impecáveis, aliás é única coisa boa neste filme. Paul Bettany encarna muito bem a figura sofredora com um destino a cumprir(personagens religiosas é o que ele têm mais feito ultimamente)e Dennis Quaid é definitavemente o actor de Hollywood mais subvalorizado da actualidade!
o filme de facto não é brilhante, mas de qualquer maneira vê-se.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Treze - Inocência Perdida
TrailerAlugar
Não é só a inocência...., 2011-11-10
.... que está perdida, é toda uma adolescência!
Catherine Hardwicke(a mesma realizadora de "Crepúsculo") é magistral ao abordar o complexo jogo que basicamente são as relações humanas pelo menos a este nivel, relações entre pais e filhos.
A realizadora não só revela como elas são intrincadas,mas também toda a sua falsidade em que elas se assentam. dá que pensar e recomendo-o a todos aqueles que interessam-se por este tema, pois é bastante actual.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Minha Mãe
TrailerAlugar
decadência no seu estado mais puro, 2011-11-10
neste filme, o espectador é levado assistir a um excerto dos episódios tristes de personagens que no fundo, esperemos que elas não sejam reais.porquê?
porque a vida para elas é tal modo aborrecida, que para elas sentirem alguma coisa, precisam de se entregarem às perversões mais aberrantes somente para se darem conta de que estão vivos!.pois é disso que o filme se trata: de fantasmas, de mortos-vivos, de ecos dum passado em que eram relevantes em alguma coisa.
quanto ao filme em si: a nivel dramático sucede bem, ao nivel erótico não!(a cena no táxi é nojenta, enquanto que a cena na morgue deu-me vontade de rir!).
Isabelle Huppert mostra-se eximia na sua técnica de representar uma personagem que fez-me lembrar em "A Pianista". a minha opinião?
não gostei, nem desgostei, apenas analisei. é tudo.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo
TrailerAlugar
Jovial!, 2011-11-03
Para quem quiser passar uma tarde distraindo-se com um filme ligeiro, este é indicado!
Boas interpretações e uma abordagem fresca, jovem (senão mesmo original!)dos mitos gregos.
De facto não é uma obra-prima, mas mesmo assim recomendo-o.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Jonah Hex
TrailerAlugar
Algo insipido, 2011-11-03
A história não é nada de especial, é apenas mais uma adaptação mal-sucedida dum 'heroi aos quadradinhos'. o unico aspecto que se aproveita deste filme é o desempenho do elenco(Megan Fox incluida!)as personagens são espectaculares!.
Contudo recomendarei este filme somente para aqueles que apreciem personagens rudes, de falas curtas com respostas bem humoradas, vivendo no 'fio da navalha' e o dedo no gatilho!
Por Luis Cardoso (PORTO)
O Último Airbender
TrailerAlugar
Insonso, 2011-11-03
Percebo agora porque este filme foi um fiasco.
Os desempenhos são de facto, fracos. a fotografia é pessima! diria mesmo amadora!(não percebo como este realizador que deu provas de talento desleixa-se desta maneira!) mas a falha maior é a falta de apelo emocional que este filme dá ao espectador.
Numa entrevista que li há uns anos atrás,Night Shyamalan afirmou que desde novo que admirava Spielberg,que era a sua influência. Ora muito bem, desta maneira não chegará lá!
Minha sugestão?
Fazer uma versão de animação computadorizada seguindo o exemplo que Spielberg fez com Tintim, porque transitar uma série de animação para o grande ecrã com um elenco real nem sempre dá resultado.
Por Luis Cardoso (PORTO)
A Senhora da Água
TrailerAlugar
é um encanto!, 2011-10-27
a adaptação dum conto infantil que o próprio realizador criou. todavia é uma pena a receção da critica e do público. queixam-se da falta de originalidade e de ideias novas e julgam com atitudes destas irão mudar o curso que Hollywood está a seguir! bravo! é assim mesmo!
o único aspecto negativo que tenho apontar, é a interpretação do próprio realizador. ele fica melhor atrás da câmara e não à frente! tudo o resto está bem.
Por Luis Cardoso (PORTO)
A Outra Metade do Amor
TrailerAlugar
uma história forte, 2011-10-21
na perspectiva de Maube, uma adolescente ingénua com um rosto irradiando uma completa inocência do mundo que a cerca, o espectador é levado a entrar num pequeno e intimo universo de três personagens,em que duas delas são amantes em segredo entre elas.
comparando com «O Preço da Traição» este filme mostra-se ser mais uma fantasia lésbica(a realizadora assume-se como tal)do que uma relação mais real e no entanto igualmente poderosa como o filme anterior mostrou. de destacar a interpretação de Piper Parabo,pela a força que confere à sua personagem.
o filme é bom, recomendo somente para aqueles que não estejam à espera de ver "show"lésbico(se for caso, eu sugiro a secção de Adultos da Cineteka).é tudo por agora.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Até ao Fim do Mundo
TrailerAlugar
um autêntico "filme de estrada", 2011-10-21
"road movies" não são do meu género habitual, mas quem precisa de passar uma tarde de forma relaxada e entregue aos seus pensamentos, estes filmes são um bom remédio para esse efeito.
as personagens são sólidas, mas ébrias nas suas experiências.a narrativa é ciente, mas conformista.a ideia é alineada, mas firme e no fim, um rasgo de esperança do que algo pode a vir ser melhor. isto não precisa de ser o fim. é tudo.
Por Luis Cardoso (PORTO)
O Preço da Traição
TrailerAlugar
cativante.., 2011-10-20
.. é um adjectivo que usaria para o descrever, outros seriam sereno, angustiante, belo e trágico num ambiente invernal(bem escolhido) de Toronto.
Atom Egoyan consegue reabilitar um género de cinema que têm sido ao longo destes anos negligenciado pelos os produtores de Hollywood, que é o cinema erótico.
Julianne Moore e Amanda Seyfried revelam nas suas personagens uma quimica entre elas que eu já não via há muito tempo!(ao empregar a palavra 'quimica' não estou referir a uma atração sexual, não disso que o tema do filme se trata)Catherine Stewart(Julianne Moore) é uma mulher de meia-idade que enfrenta uma crise de confiança em si mesma, insegura e como tal, emocionalmente vulnerável.Chloe Sweeney(Amanda Seyfried)é uma acompanhante de luxo para homens que só vêem nela um objecto de prazer para realizar as suas fantasias quando no fundo o que ela quer é ser ouvida e ser amada sem condições,e como tal,levando-a uma situação de instabilidade emocional.
ambas projectam-se uma na outra aquilo mais desejam dos homens da sua vida, mas o que torna tudo isto tão trágico(o que torna o filme tão interessante de ver)é que a vulnerabilidade de uma choca com a instabilidade de outra. eu recomendo-o vivamente.
(P.S:embora não tenha dado uma pontuação, se tivesse de dar, talvez um 9 ou 8)
Por Luis Cardoso (PORTO)
Fama
TrailerAlugar
têm a sua graça., 2011-10-20
não sendo um género de cinema que eu aprecio particularmente, este filme contudo agradou-me.
não esperem grandes representações por parte do elenco(estes estão mais ocupados a dançar e a cantar),contudo o que levou-me a alugar este filme foi para ver se tinha aquele encanto que a série televisiva que eu assistia em criança ainda estava lá. não estava.
ultimamente Hollywood têm vindo apostar neste género e este filme não se destaca dos demais.
só recomendo aos aficionados dos musicais.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Magnólia (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
uma obra-prima., 2011-10-09
Paul T.Anderson(não confundir com Paul W.S.Anderson,esse não vale a pelicula dos seus filmes!) consegue o que muitos não conseguem, que é a partir dum filme derivar quatro ou cinco filmes no seu próprio direito! as histórias paralelas só por elas mesmas, mereciam e justificavam isso!.
Tom Cruise dá o melhor de si neste filme(para aqueles que possam achar que ele é algum canastrão, deveriam reconsiderar)Julianne Moore ela afirma-se como uma das melhores actrizes da sua geração, todos outros irrepreensiveis nas suas interpretações. a montagem, os dialogos, a fotografia, o argumento em si combinam-se para a realização de um dos melhores filmes dos últimos anos. também excelente é o video musical da Aimee Man, que é simplesmente um dos melhores que já vi ser feitos, pela a simples razão que o video em si têm inteiramente a ver com a letra da canção. em caso de não o ter visto, recomendo-o vivamente! não se vai arrepender.
(P.S:estou surpreendido pelo o facto de ser o único a fazer um comentário a um filme destes!).
Por Luis Cardoso (PORTO)
Os Fantasmas de Goya
TrailerAlugar
vê-se, 2011-10-09
o filme em si não é nada por ai além, aliás recomendaria o seu corte em alguns episódios para uma mini-série televisiva. este filme salva-se pelo o trabalho impecável de actores Skarsgard, Bardem e Portman, especialmente esta última, aqui ela faz uma das melhores interpretações da sua carreira.
este filme revela eficácia narrativa ao desenrolar a encruzilhada tragi-cómica das suas personagens que no fim acabam por serem ,como o próprio titulo do filme indica, fantasmas delas mesmas( afinal não costuma-se dizer que o destino têm sua ponta de ironia?).
contudo recomendo este filme apenas aos fãs dos actores.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Splice - Mutante
TrailerAlugar
levanta questões., 2011-10-09
um tema já abordado noutros filmes, uns melhores, outros nem por isso. este filme revela de forma arrojada e inteligente o que acontece quando abre-se a "Caixa de Pandora" e o resultado são as mãos na cabeça em jeito de exclamação:"O que é que nós fizemos!?".
os actores fazem um excelente trabalho no sentido em que as suas personagens, ao transgredir regras de conduta ética, mostram-se incapazes de controlar a situação perdendo qualquer sentido de objectividade na sua investigação.
a ação do filme é eficaz do principio ao fim. aconselho-o a ver este filme.
Por Luis Cardoso (PORTO)
Salt
TrailerAlugar
olha que lindo!, 2011-10-06
a Guerra Fria voltou! as saudades que eu já tinha!
sim, as cenas de acção estão bem coreografadas, a Angelina com aquele cor de cabelo e vestida de preto simplesmente ficam-lhe a matar! neste filme ela está o máximo!
mas há um pormenor neste filme que eu gostaria de chamar a atenção e não têm a haver com a qualidade do filme , mas sim com a mensagem que veicula: a que propósito os russos voltaram a ser os maus da fita? convenhamos que depois de ter visto o 4º filme da série«Indiana Jones»,a sequela de «Homem de Ferro»,«Jogos de Poder»,5ª e 8ª temporada de «24»,uns videojogos recentemente lançados e alguns livros recentemente publicados, alguém minimamente atento poderia perguntar a si mesmo:'o que eles querem obter com isto tudo? o comunismo está morto! a malvada União Soviética está morta e enterrada!a Guerra Fria está ganha...ou estarei enganado?'
se acham que isto é um exagero da minha parte, ficam a saber que o filme«Red Dawn»(que ainda está para fazer a sua estreia)teve que ser rodado de novo,porque as autoridades chinesas não gostaram da ideia que no guião original eles fossem os 'maus da fita',porque ao contrário dos russos, os chineses têm 'peso' e sabem o quanto isto pode ser prejudicial para eles. como resultado são os norte-coreanos que acabam por serem os vilões(que chatice que deve ter sido!).
para concluir, digo isto:o cinema é um excelente meio de entretenimento para as massas, mas desde a exibição do filme«O Nascimento da Nação» de D.W.Griffith em 1915 claramente demonstrou, também serve como um poderoso meio para as "educar". deixo este comentário para quem estiver a ler isto, à sua consideração.
Por Luis Cardoso (PORTO)
1-20  21-33  +

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos