Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Premiados TOP + Reposições Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Muitos filmes de grande qualidade não têm o destaque que merecem, passando quase despercebidos. Por razões meramente económicas, as verbas promocionais concentram-se apenas em meia dúzia de títulos "mais comerciais". Para contrariar esta tendência, criámos este espaço de partilha e entre-ajuda, onde todos podem participar: escolha os filmes que achou mais marcantes e deixe o seu comentário.
Foram encontrados 7 comentários. Resultados de 1 a 7 ordenados por data:
A Árvore dos Tamangos (reposição) (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Poderoso, 2012-06-11
Como descrever um filme que é uma descrição de um quotidiano, aqui retratado perfeitamente numa Itália do final do século XIX, mas que poderia ser em tantos outros lugares, aliás o tema é universal. A Propriedade.
Seguindo o período de um ano, embrulha-nos nos dia-a-dia destes famílias, sentimos o campo, o trabalho árduo, a força da terra e do clima, trazendo à memória todas as injustiças que presenciamos.
A "Árvore dos Tamancos" é uma pérola, passei dias a pensar nele, aliás é uma das minhas "escalas" , quanto mais penso neles nos dias seguintes mais eu sinto que foram bons filmes.
Poderia dizer que é um filme para quem gosta de cinema simples, mas este filme é tudo menos simples, e poderia ser mal compreendida, poderei dizer que é para quem aprecia cinema complexo, profundo, onde sobressaem os camponeses (sim todos o atores são verdadeiros camponeses) na sua labuta diária para ganharem o pão.
Por Albertina Cartaxo (LISBOA)
Uma Pequena Vingança (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
Responsabilidade (...) trata-se da obrigação de suportar as consequências dos seus atos(...), 2012-06-11
Vi este filme há já alguns anos, na altura suscitou-me grandes reflexões sobre a responsabilidade, a fúria, o impulso, a maldade e a compreensão. Há dias passei-o numa das minhas aulas de Cidadania a alunos bastante problemáticos, o filme produziu uma calma e uma concentração nos alunos nunca vista até então. Digno de registo!
Este filme é muito bom, permite-nos acompanhar o desastre em câmara lenta, ver a repercussão das nossas ações e a possibilidade de "suportar as consequências dos seus atos(...)".
Os jovens que estavam comigo, identificaram-se, em alguns daqueles dilemas, cada personagem carregada, espelhando assim a difícil adolescência de cada um. A reter, curiosamente, apesar de alguns terem mesmo comportamentos desviantes, a discussão que se seguiu sobre o bem, ou a responsabilidade de cada um nos acontecimentos foi interessante, pois sobressaiu a compreensão e a aceitação do outro.
Por Albertina Cartaxo (LISBOA)
A Vida Não é Um Sonho (Reposição) (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
Todos sabemos que a vida não é um sonho., 2012-06-11
Este filme é inesquecível. Os temas não são novos: drogas; "os cinco minutos de fama" do nosso tempo; os mitos que construímos sobre o que é o sucesso; a degradação da condição humana, mas a força com que nos são mostrados é arrebatadora. Há momentos psicadélicos em que nos perdemos nas imagens, irritam-nos as decisões tomadas e mantemos sempre uma leve esperança que o fim não seja aquele que sabemos ser.
A incluir na lista dos meus filmes, perturbador, mas cheio de consciência do que são os vícios de cada um, aliás é uma ótima oportunidade para uma análise dos comportamentos aditivos (nossos) e daqueles que nos rodeiam.
Por Albertina Cartaxo (LISBOA)
Blue Valentine - Só Tu e Eu (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Como se desintegra um casal., 2012-04-23
Gostei bastante do filme, principalmente porque me agrada a temática, ou seja, como é que duas pessoas que estão totalmente apaixonadas destroem a sua relação quotidianamente, qual é o momento em que a relação se parte de forma irreversível. Já havia visto o 5X2, um filme francês, que trata o mesmo tema, narrando a desintegração do matrimónio em 5 tempos. Vale a pena ver e refletir sobre o somatório das nossas atitudes no dia a dia.
Por Albertina Cartaxo (LISBOA)
O Filho da Noiva (Pontuação: 6)
Alugar
O amor e a velhice, 2012-04-23
Aluguei este filme porque tinha ficado fascinada com " O segredo dos seus olhos",é um filme totalmente diferente, mas focando também o mesmo tema, a fidelidade ao outro, aqui patente numa relação de 44 anos. Por outro lado aborda todas as problemáticas familiares, as pressões que pais colocam aos filhos, e a dificuldade em perdoar e aceitar os passados!
Por Albertina Cartaxo (LISBOA)
As Consequências do Amor (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Um bom filme., 2012-04-23
Vale a pena ver, principalmente, por aqueles que apreciam cinema simples, calmo mas com conteúdo. Há vidas muito vazias... mas às vezes basta um olhar para que elas se encham. Já havia visto o "Il divo" do mesmo realizador, por isso, foi com grande agrado que ao ver "As consequências do amor" descobri que era o mesmo realizador. A ver mesmo!
Por Albertina Cartaxo (LISBOA)
O Segredo dos seus Olhos (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Muito Bom., 2011-09-07
Simples e surpreendente.
Por Albertina Cartaxo (LISBOA)

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos