Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Muitos filmes de grande qualidade não têm o destaque que merecem, passando quase despercebidos. Por razões meramente económicas, as verbas promocionais concentram-se apenas em meia dúzia de títulos "mais comerciais". Para contrariar esta tendência, criámos este espaço de partilha e entre-ajuda, onde todos podem participar: escolha os filmes que achou mais marcantes e deixe o seu comentário.
Foram encontrados 28 comentários. Resultados de 1 a 20 ordenados por data:
1-20  21-28  +
Adeus Minha Concubina (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
Belíssimo, 2012-01-13
Faltava este filme na Cineteka. Belíssimo, uma obra prima do cinema.
Por LM30 (MASSAMá)
O Turista (Pontuação: 5)
TrailerAlugar
Indiferente, 2011-06-13
Não direi que seja uma decepção, pois dentro do género em que se inclui cumpre. Boa fotografia, suspense, reviravoltas nos acontecimentos e final surpresa (pelo menos façamos de conta que sim).Nada mais. Actores: Angelina... sim, papel Mata Hari, dentro do que se espera, sincronizada com o argumento; Depp..., pois. Se esperavam um desempenho estilo James Bond, não, não foi! Papel desfazado do argumento. Daí as acusações de falta de química entre os actores. Não combinam não senhor. Mas afinal Depp não é Bond.O papel também lhe impunha fazer de cidadão comum, simultâneamente, misterioso, como se perceberá no fim. Talvez essa tentativa tenha saído falhada. Decididamente, acho que sim. Não esteve ali o camaleão Depp.Falta de indentificação com o papel, desinspiração, falta de química,simples interesse no caché, o que quer que tenha sido. Mas surpresa foi. Habituou-nos mal, a desempenhos irrepreensíveis.Aconteceu a outros, inclusive a monstros sagrados. Tudo bem.
Por LM30 (MASSAMá)
O Cinema Americano nos anos 70 – Uma Década em Revolução (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
O início do cinema independente, 2011-05-25
Primeiro, faltam neste documento alguns realizadores e filmes marcantes da era de 70. Logo logo, sou suspeito, Kubrick. Isso é assumido no final. Afinal é sempre subjectivo, e têm que se tomar opções, algumas nem sempre discortináveis. Privilegiaram-se as causas do surgimento do cinema independente, faltando tempo para a análise mais acuidada dos filmes e argumentos, e dos seus actores, produtores, realizadores. E perdeu-se tempo com algumas histórias de bastidores, sem interesse, algumas quase divagações e egocêntricas. Alguns discursos alucinogenios para captar o ambiente dos anos 70?. Mas gostei.
Por LM30 (MASSAMá)
O Advogado do Terror (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Moral, amoral ou imoral?, 2011-05-25
Desconcertante. Para quem pensava que estávamos perante um advogado sem escrúpulos, ávido de dinheiro e fama, bem, este documentário pode revelar o contrário. Ou não. E aqui reside o busilis. O filme encontra o passado de Vergés, de resistência ao colonialismo francês. A politização inicia-se na Argélia, com a defesa de uma resistente argelina (com quem casará). Que coloca bombas. E aqui se inicia um percurso ligado às causas do terrorismo internacional. Palestina, Líbano, Carlos "O chacal", Brigadas Vermelhas, etc... Existe portanto um suporte ideológico que parece justificar a defesa de terroristas. Mas o que resulta é mesmo o envolvimento directo nas organizações terroristas, o que se insinua, mais, quase se prova. E mais a defesa de Pol Pot, de um quadro nazi. E amizades. E uma frase, mais ou menos assim: defendo-os, desde que se assumam como culpados. Reflecte um limite moral? A defesa do nazi parece ser elucidativa - o pretexto parece ser a analogia da barbárie nazi com a da França colonial. Nesse julgamento a França perde a sua superioridade moral. Este relativismo é-o? Comparável? Talvez. E a dúvida subsiste. Quem é Vergés? Intelectual, ar palaciano, charuto cubano(?) na mão, ar "gourmet". Moral. amoral ou imoral? Nega qualquer envolvimento com Carlos, um psicopata puro, mas não é convincente perante as provas, que demonstram o contrário. Onde fica o advogado de causas? Na mentira necessária ou no egoísmo do interesse oportunístico? Não nega a amizade com um cidadão suiço (também não me recordo do nome), simpatizante nazi, financiador pronto para as causas que defende. Pol Pot? Não se aprofundou a ligação. Bom restou-me a dúvida. Uma dúvida importante. Das causas que a partir de dada altura parecem tornar-se na justificação de membros de um clube privado, aliciante, que pratica assassinatos políticos. Só? Serão causas? Ou estaremos perante mentes, algumas, perversas, com traços de psicopatia. Vale tudo na guerra? E que têm essas causas de libertação a ver com os Kmhers, ou os nazis? Pois... o documentário trata dessa dúvida. Sem que o afirme.
Por LM30 (MASSAMá)
Despedidas (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Surpreendente, 2011-05-25
Por vezes parece um pouco naif, irrealista e lamecha. Mas realmente chega a ser emocionante, talvez porque mexa com alguns sentimentos que queremos introvertidos. Da perda dos nossos. O tema é surprendente. Não se trata de uma agência funerária. Trata-se de profissionais que cumprem os ritos funerários nipónicos, budistas e não só, com cerimónia e solenidade. Oferecem aos entes queridos a dignidade que o cadáver, a memória, merece. A ver, é a minha opinião.
Por LM30 (MASSAMá)
O Concerto (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Vale a pena, 2011-05-17
Vale a pena ver. Para quem está farto de produções americanas esquemáticas em cadeia, é sempre uma lufada fresca ver um filme europeu que não vive de "porrada". E para quem aprecia música. Sempre um tema do meu pessoal agrado.
Por LM30 (MASSAMá)
Os Miúdos Estão Bem (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
O elenco, 2011-05-17
Duas grandes actrizes. Só para ver o duo vale a pena ver o filme. Gostei.
Por LM30 (MASSAMá)
A Rede Social (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Decepção, 2011-05-17
Não me entendam mal, é um filme biográfico, actualíssimo, bem realizado, mas... foi para mim a decepção do ano, dado os inúmeros prémios que recebeu. Imerecidos.
Por LM30 (MASSAMá)
Cela 211 (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
É cinema, 2011-05-17
É cinema. Não entretenimento.
Por LM30 (MASSAMá)
Imparável (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Veja-se, 2011-05-17
Gostei deste mundo que não conheço, dos comboios. Parece que baseado em factos verídicos.
Por LM30 (MASSAMá)
Pandorum - Universo Paralelo (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Definitivo?, 2011-05-17
Assim, sem mais, fiquei sem saber o que achei. É um “mix”, pode vir a ser um "must", a prosseguir com uma previsível sequela, suspeito eu. "Mix", pois reconheci nele traços da saga "Alien", do "Solaris", do “Sunshine: Missão Solar”, e, por que não, dos mortos vivos (de origem mal explicada – fica para as sequelas) do “Eu Sou A Lenda”. “Must”, se atingir, e ainda não o fez, a qualidade do argumento do “Alien” (exceptuando o 2.º, digo eu). Por si só, surpreendeu-me, enervou-me, indispôs-me..., mas não me deixou negativamente indiferente.
Por LM30 (MASSAMá)
A Cidade (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Credível, 2011-05-17
Não é brilhante, mas é credível. Vale bem o visionamento.
Por LM30 (MASSAMá)
Pânico Em Hollywood (Pontuação: 5)
TrailerAlugar
Interessante, 2011-05-17
Interessante argumento, os actores são quem são e... pronto. Mais uma produção por atacado. Muitos filmes, muitos maus, muitos neutros, poucos muito bons. Este é mais um, neutro, com ar superior.
Por LM30 (MASSAMá)
Stone - Ninguem é Inocente (Pontuação: 5)
TrailerAlugar
Ver ou não ver, 2011-05-17
Vejam pois vê-se. Se não virem, não perdem nada. O argumento não está à altura do elenco, do qual se destaca o Edward Norton.
Por LM30 (MASSAMá)
Canino
TrailerAlugar
..., 2011-05-16
Pois é, sem comentários, a não ser que se trata de um filme não consensual. Vejam e julguem...
Por LM30 (MASSAMá)
Ondine
TrailerAlugar
Neil Jordan, 2011-05-16
Digo apenas que é sempre um prazer enorme ver qualquer filme do Neil Jordan. Com Ondine mantém-se a regra. E mantém-se outra, comum aos seus filmes - de que a fantasia é sempre aparente e termina sempre com a realidade, mais ou menos crua...
Por LM30 (MASSAMá)
De Paris com Amor (Pontuação: 5)
TrailerAlugar
Mais um..., 2011-02-21
Aluguei com altas expectativas, somente não se confirmaram. Segundo uma ideia original de Luc Besson, percebo bem porque não o realizou. Muitos tiros e murros, muitos feridos e mortos, mesmo em jeito de paródia é demais, e a mestria não é a de Tarantino. Mais do mesmo. Começa a ser entediante.
Por LM30 (MASSAMá)
Águas Agitadas (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Agitado, 2011-02-14
Filme que nos agita. E sobressalta. Ver e reflectir, sobre o mal e sobre o bem. E como todos nós somos, ou já fomos anjos e demónios. Trata de um demónio que foge da besta, de anjos clementes que não afugentam a dúvida, de vítimas que chamam o demónio da vingança e do ódio, e que conseguem também avistar o perdão através da loucura, enfim, trata de nós, humanos. Ousem.
Por LM30 (MASSAMá)
The International - A Organização (Pontuação: 5)
TrailerAlugar
Vale a pena ver, 2011-02-14
Vale o visionamento. Depois esquece-se.
Por LM30 (MASSAMá)
Amar... É Complicado! (Pontuação: 5)
TrailerAlugar
Muito divertido, 2011-02-14
Muito divertido, é isso. Só. Ah, e entra a Meryl Streep. Sempre bem, sempre recomendável.
Por LM30 (MASSAMá)
1-20  21-28  +

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
25/Jul
Trailer
25/Jul
Trailer