Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Muitos filmes de grande qualidade não têm o destaque que merecem, passando quase despercebidos. Por razões meramente económicas, as verbas promocionais concentram-se apenas em meia dúzia de títulos "mais comerciais". Para contrariar esta tendência, criámos este espaço de partilha e entre-ajuda, onde todos podem participar: escolha os filmes que achou mais marcantes e deixe o seu comentário.
Foram encontrados 113 comentários. Resultados de 1 a 20 ordenados por data:
1-20  21-40  41-60  61-80  81-100  101-113  +
O Mundo Secreto de Arrietty (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Recomendado para quem conhece Hayao Miyazaki, 2016-01-18
Quem gosta de Hayao Miyazaki (Conan - O Rapaz do Futuro) vai ficar deslumbrado pelos detalhes gráficos das cenas desta história.
Um filme para toda a família onde os mais graúdos tem um lugar marcado.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Perdido em Marte (BLU-RAY) (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Indeciso: Bom ou assim-assim?, 2016-01-18
Sou amante e leitor de ciência. Vi este filme como uma tentativa de de ser quase um documentário sobre o que será a nossa próxima aventura de humanos no espaço. A última foi em 1969 com a chegada dos Americanos em solo Lunar. Agora sonhamos com Marte.
Este filme, que teve grande apoio científico na sua realização, é uma boa tentativa. Tenta assumir algumas dificuldade ultrapassadas, como a exposição aos raios cósmicos durante o longo voo da Terra até Marte.
Mas assumindo que os avanços científicos permitira ultrapassar essa e outras dificuldade, o filme vê-se bem. Contudo fica uma sensação estranha do final: gostei ou não?
Ainda não sei.
Mas se gostas de ciência e de ficção-científica, aconselho-te a ver e julgar por ti.
Fico à espera da versão 3D, essa sim valerá a pena.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Depois da Terra (Pontuação: 1)
TrailerAlugar
Não percas o teu tempo, 2015-10-22
Não recomendo de todo este filme, que devo dizer nem consegui ver até ao fim.
Um enredo tão morto que não dá para suportar.
Mais, é a pior performance de Will Smith. E Jaden Smith...esse, nem para fazer anúncios de papel higiénico.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Elysium (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Conseguido, 2015-10-22
Este filme é uma metáfora sobre até onde pode chegar a segregação: quem for multi-milionário poderá viver numa estação espacial luxuosa privada; os outros ficam a apodrecer no bairro de lata a que se transformou a Terra.
É claro que sendo o tema do filme "ficção-científica" a 150 anos no futuro terá sempre que se ter abertura mental para "aceitar" os desenvolvimentos tecnológicos que a humanidade possa ser capaz no futuro.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
No Limite do Amanhã (BLU-RAY 3D) (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Entretenimento garantido, 2015-10-22
A avaliação do público no IMDB (Internet Movie Data-Base) deste filme é uns raros e bem elevados 8.1, e com razão. Um grande filme, com um enredo sofisticado e intrincado que só se apreciará em plenitude quando visto uma segunda vez :) Acredita.
RECOMENDADO.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Transcendence: A Nova Inteligência (Pontuação: 9)
TrailerAlugar
Mais um bom filme sobre AI, 2015-10-19
Mais um filme sobre o tema da actualidade: Inteligência artificial.
Gostas de saber sobre os avanços da AI? Então deves ver este filme.
Este filme debate em profundidade o que pode acontecer quando a Humanindade inventar a primeira AI. Poderão os robots ficar mais inteligentes que os seres humanos, ao ponto de nem sermos capazes de os compreender?
Recomendado
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Ex Machina (Pontuação: 7)
TrailerAlugar
Podia ser melhor, 2015-10-19
Este filme capta a essencia do que poderá a ver a ser o primeiro ser com AI. Contudo o facto de a "robot" ser representada por uma atriz de carne e osso e não por um ser gerado por computador cria muito ruído e destroi o propósito do filme. Contudo os efeitos estão bem conseguidos e o enredo é bom.
Vale a pena ver.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Gravidade (BLU-RAY 3D) (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
A não perder, 2015-10-19
Mais um dos poucos filme a ter na colecção. É um filme de qualidade pelo realismo das imagens e pelo realismo das cenas. Astronautas confirmaram que é super realista e o melhor uso do IMAX 3D até à data (http://www.forbes.com/sites/quora/2013/10/17/what-does-a-real-astronaut-think-of-gravity/).
Visto no bom ecrã (>55pol), acrescido de 3D este filme é soberdo e vai-te fazer acreditar que estás no espaço. Vai-te fazer acreditar que estás no vácuo.
Recomendadíssimo.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Interstellar (Pontuação: 10)
TrailerAlugar
Um obra-prima como não se via há muito tempo, 2015-10-19
A melhor visualização dos conceitos mais complexos que a ciência alguma vez abordou. Vários cientistas de renome (desde Stephen Hawking, Neil deGrasse Tyson a Michio Kaku) confirmaram que se trata da melhor interpretação do que um buraco negro poderá parecer. Mais, o filme foi ele mesmo acompanhado por um cientista de renome (Kip Thorne - astrofisico) que ajudou a elaborara as equações que criaram as imagens. O realismo foi tal que como resultado do trabalho do filme, novas descobertas foram feitas (http://www.wired.com/2014/10/astrophysics-interstellar-black-hole/).
Sim, Interstellar é comparável ao 2001 de Kubrick, desde a banda sonora ao realismo das explosões mudas no espaço, indo mais além, debruçando-se sobre conceitos que os comuns dos mortais têm dificuldade em compreender. Apresenta uma visão romântica da engenho humano de uma forma acessível.
Um filme de colecção.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Força Ralph (BLU-RAY 3D) (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Recomendado, 2013-04-10
Quem é que cria os títulos dos filmes em Português?! "Wreck-it Ralph" é o nome de um jogo de computador com mais de 30 anos. Penso que o nome do tal jogo não se chamava "Força Raph". Adiante, o filme transporta-nos para o mundo dos personagens dos jogos de computadores de uma forma tão original que faz lembrar os "Monsters Inc.".
Recomendado para todas as idades, desde os 4 anos até aos graúdos.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Prometheus (Pontuação: 4)
TrailerAlugar
Infelizmente, uma total desilusão., 2012-10-04
Infelizmente este filme é uma total desilusão.
Fui ver este filme porque tinha “aroma” Alien, mas acima de tudo porque era de Ridley Scott.
Depois de ver este filme, nem acredito que foi Ridley Scott que dirigiu o filme!
O enredo é juvenil e cheio de clichés, com questões “profundas” forçadamente introduzidas, tal como quem nos criou. Por razões inexplicadas quem nos criou também gosta de nos matar – e para o fazer usa engenharias genéticas elaboradas, que por “azar” também mata muitos dos deles! Eles são claramente muito mais avançados do que nós, mas escolheram utilizar uma complexa técnica de modificação/infecção genética, quem eles próprios não conseguem controlar!
Também gostam de arquivar eventos recentes numa espécie de dispositivo holográfico incapaz de renderizar imagens claras. Mas são suficientemente flexíveis para permitir o acesso a esses arquivos por seres humanos, sem qualquer barreira de segurança. Devem usar Windows 2050!
Os personagem são ocos e mesmo estúpidos – gostam de se “passar” sem qualquer razão aparente e ficar estranhamente calmos quando deveriam reagir – tal como quando um dos personagem resolve brincar com um verme/cobra, no início do enredo.
No meio destas personagens vazias, temos um piloto de aeronave que aceita suicidar-se para salvar a humanidade depois de ser convencido em 10 segundos de conversa com uma cientista cuja maior certeza que tem é "It's what I choose to believe". Que fácil é salvar a humanidade!
Temos experiências científicas em laboratórios, feitas sem respeitar as mais básicas regras de seguranças, tais como protecção prévia contra contaminações, etc.
Ou aquela cena em que um personagem decide tirar o capacete, simplesmente porque o fato lhe diz que ar é bom para respirar. Que grande momento de ciência! Não há qualquer preocupação de contaminação biológica num lugar daqueles?
O filme está cheio de comportamento irrealistas e com decisões aleatórias.
O melhor exemplo de mau cinema é quando, no início, a equipa não sabe onde aterrar a aeronave num planeta alienígena, e simplesmente olhando para o solo, sem qualquer pesquisa de imagens de radar, ou outras, escolhem um lugar à vista desarmada. Soberbo!
Claro que irão aparecer defensores de que o filme é filosófico “e coisa e tal”…, apresentando a “correcta” interpretação desta profunda e inteligente obra-prima, que só fazem lembrar a rábula O Rei Vai Nú.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Apollo 18 - Missão Proibida (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Interessante, 2012-06-14
Para todos os efeitos, as missões de exploração lunar terminaram com a Apollo 17 em 1972.
Para melhor apreciação, este filme deve ser visto com a mente muito aberta, aceitando acreditar que a Apollo 18 aconteceu e foi abafada porque na Lua encontraram algo que não era suposto terem encontrado!!! E não conto mais - vê o filme.
Bom argumento. Credível. Vale a pena.
Não esqueças: mente aberta!
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Star Trek (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Vale a pena., 2012-06-14
Vão pelos comentário já aqui publicados. O filme vale a pena. Não desilude.
A narrativa é boa. O efeitos interessantes.
Eu recomendaria penas um pouco mais de "ficção" na casa das máquinas: numa nave que voa a Warp-speed, seria de esperar que a casa das máquinas fosse algo muito mais complexo de ver e perceber. Parecia a casa das máquinas de um motor a combustão!! ☺
De resto o filme é coerente e com poucas falácias, sempre difíceis de evitar em argumentos tão ficcionados.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Dante 01 (Pontuação: 1)
TrailerAlugar
O pior filme que vi até hoje, 2012-06-14
Se não vieres este filme não perdes nada. Ou melhor, se não vieres este filme até ganhas: 82 minutos para fazer outra coisa mais útil. O primeiros 5 minutos começam a repetir-se por mais 5, e mais 5, e mais 5... e o filme não muda. Maçador; narrativa muito mal contada. Nunca antes tinha usado a função "avançar rápido" do meu leitor num filme. Em algumas cenas tenta ser uma imitação pirosa do 2001 - Odisseia do Espaço.
Depois não digas que eu não avisei! Foge desta prisão!
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Rio (Pontuação: 6)
TrailerAlugar
Diverte., 2012-02-22
Diverte mas está mais fraco que as Idades do Gelo.
Na versão original o filme é em Inglês com os personagens brasileiros a dizerem algumas palavras em Brasileiro. Gostei.
Mas gostei ainda mais da ideia da dobragem portuguesa em pôr as personagem brasileiras a falarem brasileiro do princípio ao fim. Só não apreciei o facto de algumas serem tentativas um pouco furadas de portugueses a falar brasileiro. Com tanto intercâmbio de actores que temos com o Brasil bem que podia ter sido actores brasileiros a dobrar os respectivos personagens.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Espanglês (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Uma grande surpresa!, 2012-01-13
Que agradável surpresa foi este filme para mim. Estava à espera de um filme leve, do tipo "Domingo à tarde", mas revelou-se um drama com muita emoção e muito profundo. A tarefa de educar os filhos, ou melhor, de gerir uma família é de facto a "profissão" mais exigente de todas. Neste filme vemos uma mãe de origens humildes que emigra, mas quer preservar os seus fortes e enraizados valores e transmiti-los à sua filha, mas vê-se envolvida no meio de uma família que luta para encontrar os seus próprios valores, e pior, que métodos usar para os incutir nos filhos. E mais não digo.
Excelentes desempenho de todos os actores, incluindo as crianças que fazem um papeláço!
Ao contrário do que esperava, é um filme PROFUNDO e tocante...com um toque de humor à mistura.
Adorei.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
SWAT - Força de Intervenção (Pontuação: 3)
TrailerAlugar
Uma total perda de tempo., 2012-01-12
Aluguei este filme porque vi na capa Samuel L. Jackson, que normalmente só entre em filme que valem a pena. Azar! Não reparei que na mesma capa também estava quem eu considero ser um dos piores actores de todos os tempos - Colin Farrell. Ele não consegue encarnar nenhum personagem convenientemente (o filme Alexander, onde pretende ser um LÍDER militar, é outro bom exemplo do que aqui quero ilustrar). Talvez possa fazer-lhe uma excepção à sua participação no Phone Booth (2002).
Este filme é um bluff total, com cenas tão irrealistas que estragam qualquer boa intenção para o apreciar.
Uma total perda do meu tempo.
No entanto, para quem não se importa de ver filmes de acção sem qualquer realismo, pode ser uma boa escolha.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Magnólia (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Uma obra de arte, 2012-01-04
Esta história passa-se num dia de "num dia de muita chuva e SEM NUVENS"!
Este conto, de extraordinária qualidade, relata as 24 horas de 10 personagens, aparentemente distantes, mas que têm tudo em comum. Um filme que fala do arrependimento e dos laço humanos de uma forma sublime. Dele se podem retirar muitas lições de vida.
Os desempenhos de Tom Cruise e Julianne Moore, como actores de palco, são surpreendentes!
A Banda Sonora é belíssima. A letra do tema Wise Up de Aimee Mann,incluída no filme, resume bem o conteúdo desta obra-prima.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
O Abismo (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Filme de ficção científica a ver., 2011-12-22
O realizador James Cameron (Avatar, Terminator, Aliens) sempre nos habituou a grandes filme de entretenimento. Nomeadamente por estar sempre à frente na inovação dos efeitos especiais. Neste Abismo apresenta efeitos especiais extraordinários para época e um argumento empolgante.
Entretenimento garantido.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
Sinais do Futuro (Pontuação: 8)
TrailerAlugar
Interessante, 2011-12-22
Entretenimento garantido para os que gostam de Ficção Científica.
Por Bento Pereira (PONTINHA)
1-20  21-40  41-60  61-80  81-100  101-113  +

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
21/Nov
Trailer
28/Nov
Trailer