Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Lumiére! - A Aventura Começa ()
TrailerAlugar
1 Prémio e 2 Nomeações
Realização:
Thierry Frémaux
Ano: 2016
Género:
Documentário
País:
França
Idade: M/12
Duração: 90 min
IMDB: 8.2
Depois de tomarem conhecimento do cinetoscópio – que resultava em imagens em movimento dentro de uma pequena caixa escura com um buraco por onde espreitava uma pessoa de cada vez –, Louis e Auguste Lumière entregaram-se ao estudo e aperfeiçoamento da técnica de projecção de imagens. O aparelho idealizado, a que chamaram cinematógrafo, tomou forma e foi registado em 1995. A invenção era, na verdade, a síntese de pesquisas realizadas por vários investigadores desde o início do século XIX. Depois de melhorarem a técnica do seu aparelho, empenharam-se em produzir filmes. Até que, no dia 28 de Dezembro de 1895, fizeram uma exibição pública em que apresentaram, perante um grupo de pessoas numa sala do Grand Café, no Boulevard des Capucines (Paris), um programa que incluía vários documentários e o seu famoso filme “La Sortie de l'Usine Lumière à Lyon”. Para muitos, esse foi o dia em que o cinema nasceu. Em poucos anos, estes e outros filmes dos Lumière percorreram o mundo, encantando multidões de espectadores que se acotovelavam para assistir à magia do cinema.

Para este documentário, Thierry Frémaux, director do Festival de Cinema de Cannes e do Instituto Lumière, seleccionou mais de 100 obras restauradas dos Lumière, que ordenou por temas, numa homenagem à Sétima Arte e aos cinéfilos de todas as idades.
Detalhes Técnicos
Duração: 90 min. Vídeo: Standard 1.33:1 [4:3]
Áudio: Francês Dolby Digital 2.0
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
E Fez-se Luz (Pontuação: 10)
Lumière! é um excelente trabalho de divulgação da obra já cinematográfica, e não apenas técnica, de Louis Lumière, com seu irmão Auguste inventor do cinematógrafo, ou seja, daquilo que hoje chamamos o cinema. Classificando e montando mais do que uma centena de filmes de 50 segundos (formato obrigatório do cinematógrafo Lumière), feitos um pouco por todo o mundo por Louis Lumière entre 1895 e 1905, e juntando-lhes o comentário certeiro e informativo do autor, este filme é uma viagem simultaneamente às origens do cinema e ao fim do século XIX e ao dealbar do século XX, à 'Belle Époque', a um mundo que já não existe. Trata-se de uma viagem que não podemos fazer desta forma a épocas anteriores a 1895, e que o cinema, e só o cinema, possibilitou. Em Gone With The Wind uma das legendas iniciais adverte o espectador para aquele mundo que vai presenciar, e que foi levado pelo vento. Em Lumière! vamos mesmo ver um mundo que o vento da História levou, magnificamente captado pelos próprios inventores do cinema, e para nós compilado por Frémaux. Assistimos privilegiadamente à própria fundação da 7ª Arte.
Por Pedro Fernandes (PAçO DE ARCOS)2018-02-02
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
14/Dez
Trailer
19/Dez
Trailer