Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto ()
TrailerAlugar
5 Prémios e 2 Nomeações
Realização:
Miguel Gomes
Ano: 2015
Género:
Drama
Idade: M/14
Duração: 125 min
IMDB: 7.3
Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde esta inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…”

Volume 1, O Inquieto

No qual Xerazade dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite dentro apesar da chuva que cai; homens e mulheres anseiam por lançarem-se ao mar em pleno Inverno. Por vezes há animais que falam embora seja improvável que os escutem. Neste pais onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam-se em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção; aguardam pelo momento da colecta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.
Detalhes Técnicos
Duração: 125 min. Vídeo:
Áudio: Dolby Digital 5.1 Português
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
As mil e uma noites - um verdadeiro retrato surreal /social do nosso País há beira mar plantado (Pontuação: 7)
Um retrato surrealista no nosso querido Portugal, um retrato que de tão absurdo e irracional, INCOMODA, porque é deprimente há quem NÃO GOSTE, mas o mais impressionante deste filme é a tristeza de constatar que aquilo que nos parece ridículo, revela-nos o Portugal profundo que muita gente "distraída" não se deu conta de que existe e que não é revelado nas redes sociais.
Dos três os dois primeiros foi o que mais gostei, realçando o choro da Juiza, no volume 2, Genial!
Por Ana Pais (MOSCAVIDE)2016-01-15
Um Panfleto Que Dura Horas e Horas (Pontuação: 2)
Desta vez levado pelos encómios da crítica e pelo cartão de visita cintilante que é o filme Tabu, cometi o erro de ir espreitar este filme patético no grande ecrã. Durante alguns minutos aguenta-se, e até permite algum riso. Mas rapidamente já não há nada para dizer, e a vontade de dizer mal do governo português de então parece ser a única coisa que sobra ao realizador. Saí da sala e claro que não fui ver os outros dois. Vejam Tabu, a única coisa até hoje que eu conheça que Miguel Gomes nos trouxe que vale MESMO a pena.
Por Pedro Fernandes (PAçO DE ARCOS)2016-01-09
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
22/Ago
Trailer
20/Ago
Trailer