|
|
Ano: 2016
Idade: M/14
Duração: 129 min
|
Numa aldeia piscatória remota, dois adolescentes, Thor e Christian, vivem um verão turbulento: enquanto um tenta conquistar o coração de uma rapariga, o outro descobre novos sentimentos em relação ao melhor amigo. Quando o verão termina e a inclemente natureza islandesa volta a mostrar-se, é tempo de deixar o recreio e enfrentar a idade adulta.
“Quando era miúdo e na adolescência, desejava poder mostrar aos adultos à minha volta como era, de facto, o nosso mundo. E é isso que pretendo fazer enquanto realizador, porque o período da juventude reflete as nossas vidas de forma bela, clara e, frequentemente, impiedosa. Procuro inspiração na natureza, nas sensações fortes que nos assaltam nas montanhas, junto ao mar e quando caminhamos em solo virgem, e como essas sensações se relacionam com as nossas emoções mais profundas. Julgo que Corações de Pedra é uma história que carrega uma mensagem poderosa para toda a gente, sobretudo para os adolescentes. Uma história de irmandade, aceitação, raparigas fortes e a importância da família.” — Guðmundur Arnar Guðmundsson, realizador
Corações de Pedra foi o primeiro filme da história do cinema islandês a ser projetado no prestigiado Festival de Veneza, onde teve a sua estreia mundial e venceu o Queer Lion em 2016. A primeira longa-metragem do jovem Guðmundur Arnar Guðmundsson tem ainda a particularidade de ter sido a vencedora da iniciativa europeia SCOPE 100 (uma comunidade de 100 cinéfilos assistiu a sete filmes europeus e elegeu aquele que se estrearia em Portugal), lançada pela Cinema BOLD em novembro passado.
|