Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Trumbo ()
TrailerAlugar
3 Prémios e 37 Nomeações
Realização:
Jay Roach
Ano: 2015
País:
EUA
Idade: M/12
Duração: 124 min
IMDB: 7.5 (39.699 votos)
James Dalton Trumbo nasceu em Montrose, EUA, a 9 de Dezembro de 1905. Aos 30 anos estreou-se com “Eclipse”, o seu primeiro romance. Já em 1939 escreveu “Johnny Vai à Guerra”, um clássico pacifista premiado com um National Book Award. Durante a década de 1940, com provas dadas na Sétima Arte, era já um dos argumentistas mais bem pagos de Hollywood, escrevendo sucessos de bilheteira como “Kitty - A Rapariga da Gola Branca” (que lhe valeu a primeira nomeação para um Óscar na categoria de melhor argumento adaptado), “Trinta Segundos sobre Tóquio” (1944) ou “Ternura“ (1945). Em 1947, ele e nove outras personalidades foram chamados a depor na comissão parlamentar de inquérito da Câmara dos Representantes dos EUA, presidida pelo senador Joseph McCarthy (1908-1957), cuja função era averiguar a suposta infiltração de comunistas na indústria cinematográfica. Trumbo recusou-se a acusar os colegas e foi condenado por desobediência civil, passando a integrar a primeira lista negra de Hollywood e obrigado a cumprir onze meses de prisão no estado de Kentucky. Após cumprir pena, muda-se com a família para o México. Ali, não desiste de trabalhar e arrisca escrever argumentos para cinema usando pseudónimos, arrecadando secretamente dois Óscares com os filmes “Férias em Roma” (1953), de William Wyler, e “O Rapaz e o Touro” (1956), de Irving Rapper. Mais tarde, com o apoio do realizador Otto Preminger, viu o seu nome ser creditado em “Exodus” (1960). Logo em seguida, Kirk Douglas tornou público que foi ele o responsável pelo argumento de “Spartacus” (1960), de Stanley Kubrick. Com isto, Trumbo foi reintegrado no Writers Guild of America, o sindicato dos argumentistas de Hollywood, e passou a ser creditado por todos os seus trabalhos. O seu último argumento para cinema foi com filme “Papillon” (1973), de Franklin J. Schaffner. “Night of the Aurochs”, publicado postumamente em 1979, foi o seu derradeiro romance. A 10 de Setembro de 1976, com 70 anos de idade, Dalton Trumbo tem um ataque cardíaco que se revelou fatal.

Com realização de Jay Roach (“A Campanha”) e argumento de John McNamara, um drama que adapta a obra biográfica sobre Dalton Trumbo escrita, em 1977, por Bruce Alexander Cook. O elenco conta com Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren, Louis C.K., Elle Fanning, John Goodman e Michael Stuhlbarg, entre outros.
Detalhes Técnicos
Duração: 124 min. Vídeo: Widescreen 16:9 anamórfico
Áudio: Inglês Dolby Digital 5.1
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Ainda não existem comentários sobre este título. Seja o primeiro e partilhe a sua opinião com os outros utilizadores.
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
02/Out
Trailer
28/Ago
Trailer