Enquanto Somos Jovens
(While Were Young) |
|
|
|
Ano: 2014
Idade: M/12
Duração: 97 min
|
Josh e Cornelia Srebnick são um casal nova-iorquino a viver um momento delicado. Sem filhos e já na casa dos 40, ambos se dão conta de que algo falta nas suas vidas. É nesse momento que conhecem Jamie e Darby, um casal de namorados com pouco mais de 20 anos que, ao contrário deles próprios, vivem tudo de um modo apaixonado. Encantado com a forma de estar daquelas duas pessoas tão diferentes de si, Josh sente que eles são a representação de tudo o que ele sempre quis ser. De um momento para o outro, os Srebnick deixam de se encontrar com amigos de longa data e fazer tudo o que sempre fizeram para se dedicarem a estes jovens "hipsters". Mas será que, com 20 anos a separá-los, a amizade entre os quatro pode ir além de um encontro fortuito entre um jovem casal inexperiente e um outro que apenas se sente frustrado com o resultado das suas vidas?
Com realização e argumento de Noah Baumbach ("A Lula e a Baleia", "Greenberg"), uma comédia dramática que conta com Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver e Amanda Seyfried nos principais papéis.
|
Detalhes Técnicos
Duração: 97 min. |
Vídeo: Widescreen 2.35:1 anamórfico |
|
Áudio: Inglês Dolby Digital 5.1 |
|
Legendas: Português, |
Never Again (Pontuação: 8) |
De novo Noah Baumbach volta a levar-nos a passear pela América nova-iorquina e cosmopolita dos artistas, coisa que tão bem fez recentemente com Frances Ha, que aproveito para também recomendar. Enquanto Somos Jovens não é uma comédia, embora contenha cenas que estão nesse registo, como a de um quarentão a deslocar-se de patins por Nova Iorque, etc. Mas o que penso que é mais relevante no filme é a passagem do tempo e os seus efeitos, no casal Josh/Cornelia (Ben Stiller/Naomi Watts), e em todos nós espectadores, que não poderemos deixar de nos interrogar sobre as nossas próprias vidas, sobretudo se pertencermos às gerações menos juvenis. Josh e Cornelia, através da sua amizade com o casal jovem, vão tentar voltar à juventude, cedendo a essa imensa nostalgia a que nós lusófonos também podemos chamar saudade. Mas claro que querer ser novo uma segunda vez, ou tentar ser novo um segunda vez, são coisas bem distintas, como Josh e Cornelia irão descobrir. E o que eles descobrem, pelo sofrimento, a impossibilidade material e espiritual dessa "viagem à juventude", em vez de os destruir, une-os de novo na aceitação da sua própria realidade de mortais de meia-idade, que no início do filme não era possível. Podemos pois falar, na grande tradição americana dos anos trinta, de uma "commedy of remarriage", em que o casal de recompõe depois do perigo. O plano final é delicioso, pelo olhar de Naomi Watts sobre uma criança pequena, quase bebé, de 'smartphone' na mão, vivendo numa realidade que Naomi Watts nunca conheceu na sua infância, e que não pode sequer compreender, mas pela qual a sua repulsa é evidente. Como disse o grande Nicholas Ray, we can't go home again. É isso que nos diz também Enquanto Somos Jovens. Never again.
Se gostou deste título, também recomendamos: