Argumento:
Elenco:
|
|
Ano: 2014
Idade: M/16
Duração: 103 min
|
Em 2012, Joshua Oppenheimer chegou à Indonésia determinado a fazer um filme sobre os sobreviventes e familiares das vítimas dos esquadrões da morte que, durante anos, exterminaram indiscriminadamente todos os que fossem considerados comunistas, activistas de esquerda, chineses ou simplesmente opositores ao regime de Suharto (1921-2008). Os números apontam para cerca de um milhão e meio de mortos e desaparecidos durante esse período. Quando lhe foi impossibilitado o livre contacto com essas pessoas, o realizador percebeu que, por outro lado, tinha acesso privilegiado a vários membros pertencentes aos antigos esquadrões. Para sua surpresa, estes homens, orgulhosos do seu papel na História do seu país, mostraram-se interessados em colaborar com as filmagens e exibir os seus crimes perante as câmaras. Assim, Oppenheimer e os seus co-realizadores – a britânica Christine Cynn e um indonésio que quis manter o anonimato – filmaram os protagonistas, dando rosto e voz às suas histórias e aos terríveis eventos de que fizeram parte. O resultado foi "Acto de Matar" que, depois de um enorme sucesso com o público e com a crítica, obteve uma nomeação para o Óscar de Melhor Documentário e foi galardoado com o Bafta na mesma categoria.
Através da rodagem deste filme, uma família de sobreviventes indonésios descobre como é que um dos seus filhos foi assassinado, bem como a identidade dos homens que o mataram. Determinado a fazer justiça, Adi, o mais novo dos irmãos, quebra o silêncio e faz algo inconcebível num país onde os assassinos ainda estão no poder: confronta-os pelos seus crimes…
Rodado também em 2012, logo após a montagem de "Acto de Matar" (mas antes do seu lançamento), "O Olhar do Silêncio" é uma visão alternativa dos eventos, desta vez sob o ponto de vista das vítimas. Com esta obra, Joshua Oppenheimer ganhou o Grande Prémio do Júri e Prémio FIPRESCI no Festival de Cinema de Veneza.
Notas da Crítica:
O documentário é filmado com uma magnífica grandiosidade simplista que faz daquele episódio privado uma parábola para um país inteiro. - Jornal i
O OLHAR DO SILÊNCIO é um objecto precioso - Diário de Notícias
O OLHAR DO SILÊNCIO é profundo, visionário e surpreendente. - Werner Herzog
Um dos melhores e mais poderosos documentários alguma vez feito. Um comentário profundo sobre a condição humana. - Errol Morris
Encantatório... A mestria de Oppenheimer enquanto contador de histórias parece não ter limites. - Playlist
Fascinante, surpreendentemente belo - Hollywood Reporter
Poderoso... Profundamente comovente - Variety
Essencial - Time Out
Visionário - Indiewire
Notável - BBC
Espantoso - The Daily Telegraph
|