Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Mr. Turner ()
TrailerAlugar
17 Prémios e 52 Nomeações
Realização:
Mike Leigh
Argumento:
Mike Leigh
Ano: 2014
Idade: M/12
Duração: 150 min
IMDB: 7.0 (8.884 votos)
Joseph Mallord William Turner nasceu em Londres (Inglaterra), em 1775, numa família modesta. Com um invulgar e surpreendente talento para o desenho e a pintura, viria a tornar-se um dos maiores vultos mundiais das artes plásticas. Mestre da pintura paisagística, tanto em óleo como em aguarela, foi responsável pela elevação do estatuto desta forma particular de arte. A sua produção era indissociável do fascínio pela cor e pela luz, traduzido em técnicas que seriam, anos mais tarde, retomadas pelos impressionistas. O mar e as tempestades eram temas de eleição de Turner, ao ponto de se ter amarrado ao mastro de um barco para pintar um temporal. Mas o artista distinguiu-se também pela personalidade forte, excêntrica e obstinada. As elites do seu tempo votavam-lhe um misto de desprezo e de inevitável reconhecimento do seu génio indisciplinado. Morreu em 1851, aos 76 anos, na capital inglesa, depois de proferir a lendária frase "O sol é Deus". Não deixou mulher nem descendência, mas deixou um legado imenso – até o Prémio Turner, o conceituado galardão britânico de arte, lhe deve o nome.

Um "biopic" de Mike Leigh que reconstitui os últimos anos de vida de um dos mais importantes e influentes artistas britânicos, procurando "explorar o homem, o seu trabalho, as suas relações, o seu modo de vida", nas palavras do realizador. Leigh regressa assim aos filmes de época, depois de "Vera Drake" (2004). Para o papel principal, escolheu Timothy Spall, com quem trabalhara em ocasiões anteriores ("A Vida é Doce", "Segredos e Mentiras", "Topsy Turvy"). A sua interpretação do pintor romântico valeu-lhe a distinção de melhor actor do Festival de Cannes e da Academia Europeia de Cinema.
Detalhes Técnicos
Duração: 150 min. Vídeo: Widescreen 2.40:1 anamórfico
Áudio: Inglês Dolby Digital 5.1
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
A Vida de um Excêntrico (Pontuação: 6)
Mr. Turner é um filme talvez demasiado longo, mas que se vê sem desgosto, sobretudo na falta de coisas melhores. Apesar disso, penso que nos deixa com uma sensação de mediania, de obra que cumpre mas não deslumbra. As escolhas do realizador são muito criticáveis, nomeadamente a iluminação, parecendo ao longo do filme que o sol está sempre brilhando a pôr-se ou a nascer. Enquanto a luz e a fotografia resultam magistralmente no filme sobre Vermeer, A Rapariga do Brinco de Pérola, aqui penso que a coisa não resulta, dá apenas um ar feérico ao filme, postiço. Apesar de se tratar de um estereótipo, a noção francesa de que os ingleses não sabem fazer cinema não deixou de me ocorrer. Mr. Turner vale como viagem à época do romantismo e do início do Império Britânico, da qual a temática marítima por excelência do pintor é um símbolo. Um filme de época "very British", incluindo na excentricidade de Mr. William Turner.
Por Pedro Fernandes (PAçO DE ARCOS)2016-01-24
Se gostou deste título, também recomendamos:
Novo
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
20/Jun
Trailer
20/Jun
Trailer