|
|
Ano: 1980
Idade: M/12Q
Duração: 124 min
|
Foi um dos maiores e raros êxitos comerciais da história do cinema português. Estreado em Lisboa nos cinemas Eden e Quarteto em 27 de Fevereiro de 1981 ultrapassou largamente os 100.000 espectadores transformando-se com o passar dos anos num filme de culto, porventura o mais desejado dos filmes portugueses.
“Olhando o mundo dos pequenos marginais lisboetas dos anos 70 sob a óptica do humor Fonseca e Costa faz depois, pouco a pouco, secar o riso até deixar um traço amargo no écran. O submundo não é mero pretexto de folclore mas retrato de uma realidade portuguesa que o excede. Da panóplia marialva até à menoridade, muito do que por este filme passa é ironicamente remetido para a vastidão de um corpo social urbano. Por inteiro.” (Jorge Leitão Ramos in Dicionário do Cinema Portuguès, editorial Caminho 1989).
O filme faz de Mário Viegas a grande vedeta do nosso cinema, o mais popular dos seus actores, contracenando com Lia Gama, Paula Guedes, Milu ao lado dos notáveis comediantes brasileiros Natália do Vale e Lima Duarte a um nível de representação que muito contribui para tornar o filme inesquecível. KILAS é uma crónica de costumes com linguagem própria, oriunda da noite lisboeta e das suas alfurjas dos anos setenta, recriada pelo génio cenográfico de Jasmim de Matos e pela inspiração musical de Sérgio Godinho cujo envolvimento no processo criativo muito contribuíu para que o filme seja uma peça assumidamente “rasca”, “kitsch”, “cafona.”
|
Detalhes Técnicos
Ainda não existem comentários sobre este título. Seja o primeiro e partilhe a sua opinião com os outros utilizadores.
Se gostou deste título, também recomendamos:
Aluga +12.500 Filmes sem sair de casa
Portugal Continental
Madeira e Açores
experimenta já »