Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Premiados TOP + Reposições Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Alentejo, Alentejo ()
TrailerAlugar
2 Prémios
Realização:
Sérgio Tréfaut
Argumento:
Elenco:
Ano: 2014
Género:
Documentário
País:
Portugal
Idade: M/12
Duração: 98 min
IMDB: 7.6
Depois do reconhecimento internacional do fado, Portugal apresentou, em 2013, a candidatura do cante alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Através deste documentário, Sérgio Tréfaut leva o espectador numa viagem ao interior do Alentejo onde se descobrem as paisagens, tradições e modo de vida dos seus habitantes. Uma das mais interessantes tradições nascidas a Sul do Tejo está no cante alentejano, um coro polifónico entoado habitualmente por grupos de homens de todas as idades, embora existam também alguns grupos femininos. Criado nas tabernas ou nos campos de cultivo, atravessou as fronteiras da região que lhe deu origem. Com o passar do tempo, também devido à diáspora alentejana, apareceram novos grupos na periferia de Lisboa, acentuando o cante como a expressão de uma identidade própria e de uma vontade de regressar às origens.

“Alentejo, Alentejo” venceu o Prémio Allianz - Digimaster para Melhor Longa-Metragem Portuguesa, do Festival IndieLisboa.
Detalhes Técnicos
Duração: 98 min. Vídeo: Widescreen 16:9 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 2.0 Português
Legendas: Inglês, Francês, Espanhol, Russo
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Um Retrato a Muitas Vozes (Pontuação: 8)
Parabéns a Sérgio Tréfaut por mais um grande documentário, género fílmico sempre tão difícil, mas em que o autor já tinha mostrado o seu grande talento com Lisboetas. Alentejo, Alentejo é ao mesmo tempo um documentário sobre o Alentejo em 2014 e sobre o mais intemporal cante alentejano. Tréfaut procura vários grupos de cante pelo Alentejo, mostrando-o em vários ambientes, até a ser ensaiado e em rodas de amigos. Mas para conseguir um "enchido alentejano" realmente apetitoso e equilibrado, a música é intercalada com episódios diversos, em que alentejanos "de carne e osso" e de todas as idades dizem de sua justiça, falam deles mesmos, dos seus antepassados, e do Alentejo. Nota-se ao longo de todo o filme uma exigência enorme na qualidade do material usado, seja nos grupos e nas modas, seja nas pessoas e naquilo que dizem. Há uma excepção infeliz, quanto a mim, que é uma curta filmagem de um grupo infantil de "cante" nos subúrbios de Lisboa, que destoa do resto do filme, está lá a mais. Alentejo, Alentejo é um grande retrato do Alentejo popular, na sua grandeza e na sua pequenez, na sua riqueza e na sua pobreza. Absolutamente a ver.
Por Pedro Fernandes (PAçO DE ARCOS)2015-10-01
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos