Grand Budapest Hotel (BLU-RAY)
() |
|
|
|
Ano: 2014
Idade: M/12
Duração: 100 min
|
A história decorre durante a década de 1930, na fictícia República de Zubrowka. Gustave H, "concierge" num luxuoso hotel, tornou-se célebre pela sua habilidade de satisfazer os hóspedes mais exigentes. Ao seu cuidado está Zero Moustafa, um jovem e muito dedicado paquete que tem por ele uma admiração sem limites e que sonha seguir o seu exemplo. Apesar da crise económica e instabilidade política da época, tudo se passa com relativa tranquilidade até à morte de Madame D., amiga e amante de Gustave, e ao desaparecimento de um valioso quadro renascentista. Acusado injustamente de homicídio e roubo, ele está decidido a provar a sua inocência, limpar o seu nome e salvar o hotel da ruína que se avizinha. A ajudá-lo, terá o jovem aprendiz que, depois de tudo, passou a ser o seu único amigo de confiança...
Uma comédia de época, escrita e realizada por Wes Anderson ("Os Tenenbaums", "Um Peixe Fora de Água", "Darjeeling Limited", "Moonrise Kingdom"), cujo argumento se inspira em vários escritos do romancista vienense Stefan Zweig. O elenco é de luxo e conta com os actores Ralph Fiennes, Jeff Goldblum, Willem Dafoe, Edward Norton, Adrien Brody, Mathieu Amalric, Harvey Keitel, Jude Law, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Bill Murray, Saoirse Ronan e Tony Revolori. (in PÚBLICO)
|
Detalhes Técnicos
Desenhado, adornado, rebuscado… (Pontuação: 8) |
Se bem me recordo, apenas conhecia Wes Anderson de “The Life Aquatic whit Steve Zissou”, apalermadamente traduzido em Portugal para “Um Peixe Fora de Água”.
Grand Budapest Hotel é um filme maravilhoso, provavelmente o melhor de 2014. Bem filmado e com um argumento genial; interpretado por uma verdadeira galáxia e, sobretudo, realizado com um cuidado no detalhe absolutamente apaixonante…, incrível o foco em encenar com minuciosa perfeição cenas que duram meros segundos.
Um realizador não chega aqui por mero acaso. Ter visto este excelente Grand Budapest Hotel obrigará a que tenha de conhecer melhor Wes Anderson – como aliás é sugerido no comentário anterior…
Há obras assim (Pontuação: 8) |
Quem gosta de cinema vai certamente adorar este filme. A estética é poderosa, a trama é envolvente - porque trata de sentimentos puros: num mundo como o nosso é hoje em dia, sabe mesmo bem assistir a uma história que recupera valores tão nobres como a amizade e o amor desinteressados. A catalogação do género deste filme como "comédia" é demasiado redutora quanto a mim, direi antes que é um romance ilustrado, com uns laivos de aventura inusitada - mas permanece no final um sorriso de satisfação. O elenco é mesmo de luxo, sobressaindo (e deslumbrando-nos) a classe de Ralph Fiennes. Como já tinha achado do "Moonrise Kingdom" - simplesmente encantador! Recomendo bastante ambos. E recordo mais um, dentro deste género de deleite visual e cognitivo com os pormenores: Micmacs - uma brilhante confusão, do Jeunet.
Se gostou deste título, também recomendamos: