Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
À Procura de Sugar Man (Searching for Sugar Man)
TrailerAlugar
33 Prémios e 22 Nomeações
Realização:
Malik Bendjelloul
Ano: 2012
Idade: M/12
Duração: 86 min
IMDB: 8.2 (35.685 votos)
No final dos anos 60, um músico foi descoberto num bar de Detroit por dois produtores importantes que ficaram entusiasmados pelas melodias comoventes e as letras proféticas.

Gravaram com ele um disco que acreditavam poder assegurar a sua reputação como um dos maiores artistas da sua geração. Na verdade, o álbum foi um fiasco e o cantor desapareceu na obscuridade por entre rumores de um horrível suicídio em palco. Mas um disco contrabandeado chegou à África do Sul do apartheid e, no decurso das duas décadas seguintes, transformou-se num fenómeno.

Dois fãs sul-africanos resolveram, então, procurar saber o que realmente aconteceu ao seu herói. A investigação levou-os a descobrir uma história ainda mais extraordinária que qualquer dos mitos existentes em torno do artista conhecido como Rodriguez. Este é um filme sobre a esperança, a inspiração e o poder de repercussão da música.

Prémios:
- Óscar™ da Academia de Melhor Documentário em 2013
- BAFTA de Melhor Documentário 2013
- Festival de Sundance : Prémio Especial do Júri e Prémio do Público
- Festival de Los Angeles: Prémio do Público
Detalhes Técnicos
Duração: 86 min. Vídeo: Widescreen 1.85:1 anamórfico
Áudio: Inglês Dolby Digital 5.1
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Mitos Pré-Fabricados "Made in USA" (Pontuação: 4)
À Procura de Sugar Man é um documentário muito criticável, manipulador do espectador no mais alto grau, e que lhe deixará tantas questões sobre o verdadeiro Sixto Rodriguez como aquelas que tinham os seus fãs na África do Sul. Só quatro, das muitas que me ocorrem: porque não averiguaram os autores do filme até ao fundo da questão quem realmente recebeu os direitos de autor da África do Sul? Porque não há negros no concerto de 1998 de Rodriguez na África do Sul? Porque razão as autoridades de Pretória, nomeadamente Nelson Mandela, não prestaram nenhuma homenagem a Rodriguez? Porque nenhuma das suas mulheres depôs, e nada é dito sobre a sua vida familiar passada, para além da presença das três filhas que a atesta? Enfim, um filme a manipular com luvas protectoras e máscara, e com cheiro a narcóticos. Quanto ao artista em si, Rodriguez, não conhecia, e foi um bom cantautor lá por 1970. Não fiquei com mais nenhum interesse nele. A vida continua, para mim sem Rodriguez e sem o seu marketing. Cuidado, é marketing americano, e é bom.
Por Pedro Fernandes (PAçO DE ARCOS)2015-08-04
Arrisque e deslumbre-se com um dos melhores filmes de 2013 (Pontuação: 8)
Na hora de escolher um filme, existe uma certa resistência para evitar documentários e cedermos à tentação do facilitismo dos géneros e actores do costume. Tenho a certeza que muitos clientes da Cineteka já viram este filme, mas se é daqueles que gosta de jogar pelo seguro e ainda não viu este, relembro que ganhou o Óscar de Melhor Documentário em 2013 (entre muitos outros prémios e nomeações).
Mas não é por esse galardão que deve assistir "À Procura de Sugar Man", mas sim porque tenho a certeza que se vai deixar levar por esta incrível e improvável história e chegar ao fim com uma sensação de quem almoçou um belo repasto que preencheu todo o espaço disponível, deixando-o muito satisfeito.
Por isso arrisque e deslumbre-se com um dos melhores filmes de 2013!
Por Angkor (LISBOA)2014-07-04
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Novo
Trailer
Novo
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
08/Mai
Trailer
23/Mai
Trailer