Professor Lazhar
(Monsieur Lazhar) |
|
|
|
Ano: 2011
Idade: M/12
Duração: 94 min
|
Numa escola primária de Montreal, Bachir Lazhar, um imigrante argelino é contratado para substituir uma professora que se suicidou na sala de aula. Ao mesmo tempo que ajuda os alunos a lidar com a dor, a sua recente perda é também revelada.
Nomeado para o oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Professor Lazhar é um conto poderoso sobre um professor substituto que traz aos seus alunos humanidade, excelência e encanto.
|
Detalhes Técnicos
Duração: 94 min. |
Vídeo: Widescreen 2.35:1 anamórfico |
|
Áudio: Francês Dolby Digital 5.1 |
|
Legendas: Português, |
Bom filme, mas aquém do esperado (Pontuação: 6) |
Gostei deste filme canadiano, cuja história retrata o relacionamento especial entre um professor substituto, originário da Argélia, e uma turma de alunos com onze ou doze anos. Embora seja sempre de lamentar alguns exageros românticos, parece-me que o argumentista e o realizador não foram muito hábeis, uma vez que o professor não se assume como uma personagem carismática, não demonstrando grandes ou inovadoras competências pedagógicas.
Em resumo, um bom filme, a ver sobretudo por professores e educadores, mas algo falho de imaginação. Estranha-se ter sido candidato ao Óscar de melhor filme estrangeiro.
Se gostou deste título, também recomendamos: