Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
José e Pilar (José e Pilar)
TrailerAlugar
1 Prémio e 1 Nomeação
Argumento:
Ano: 2010
Género:
Documentário
País:
Portugal
Idade: M/12
Duração: 125 min
IMDB: 8.7
A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D.João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Rio.

Mostra o Dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor.

José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado doutra maneira”.
Detalhes Técnicos
Duração: 125 min. Vídeo: Widescreen 1.78:1 anamórfico
Áudio: STEREO Português Castelhano
Legendas: Português,
Extras: . Trailers
. Videoclips
. Concerto de apresentação da BSO no LUX
. Arte urbana
. Filmografia do realizador
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
A face humana do escritor (Pontuação: 8)
A imagem projectada publicamante por José Saramago fazia-nos conhecer um homem polémico, frio e até antipático. Neste documentário temos um retrato de vigor, mas também fragilidade, dependência e amizade do casal. Emociona a cumplicidade entre ambos e torna-se interessante conhecermos a extraordinária Pilar del Rio.A face humana de um grande escritor.
Por João Porto (SãO JOãO DA MADEIRA)2012-01-29
Documentário a não perder (Pontuação: 8)
Foi notícia a semana passada que "José e Pilar" é o filme português escolhido para concorrer à selecção dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012. Apesar de se tratar dum documentário, não deixa de ser um filme. E como já o tinha visto, apenas posso concordar com a escolha.

Mas esqueçamos este pequeno grande pormenor e concentremo-nos na experiência de visionar este filme. Marcante, sem dúvida! Prazerosa, com certeza! Emocionante, bastante! Enfim, adjectivos não faltam para classificar o privilégio de ver esta obra, muito oportuna e muito bem realizada pelo Miguel Gonçalves Mendes, ao longo dos últimos anos de vida e convivência entre José e Pilar. É bom conhecer melhor estas duas personagens reais e partilhar dos seus ideais de vida.

Tanto gostei, que voltei a ver segunda vez com a minha mulher e renovei os adjectivos do primeiro visionamento.

Faz um intervalo nos "blockbusters" e dá uma chance a este filme. Vais ver que não te arrependes!
Por Angkor (LISBOA)2011-09-16
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos