Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Vai e Vive (Va, vis et deviens)
TrailerAlugar
9 Prémios e 6 Nomeações
Realização:
Radu Mihaileanu
Ano: 2005
Género:
Drama
Idade: M/12Q
Duração: 140 min
IMDB: 7.8 (3.051 votos)
Festival de Berlim (2005): Prémio do Público

Césars (2006): Melhor Argumento Original
1984. Milhares de africanos oriundos de 26 países devastados pela fome encontram-se nos campos do Sudão. Numa iniciativa conjunta de Israel e dos Estados Unidos, é levada a cabo uma acção - a acção Moisés - para levar os milhares de Judeus etíopes para Israel. Uma mãe cristã obriga então o seu filho a declarar-se judeu para o salvar da fome e da morte.

O rapaz chega à Terra Santa. Declarado órfão, é adoptado por uma família francesa sefardita que vive em Telavive. Vive no medo que o seu segredo, a sua dupla-mentira sejam descobertos: ele não é nem órfão, nem judeu, é apenas negro.

Ele vai descobrir o amor, a cultura ocidental, o judaísmo, mas também a guerra e o racismo dos territórios ocupados. Vai tornar-se judeu, francês, israelita... uma verdadeira torre de Babel. Mas ele nunca esquecerá a sua verdadeira mãe, que ficou sozinha nos campos e que ele sonha um dia poder reencontrar.
Detalhes Técnicos
Duração: 140 min. Vídeo: Widescreen 2.35:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Francês, Aramaico, Hebraico
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
EXTRAORDINÁRIO (Pontuação: 10)
Um filme longo que prende do principio ao fim. Apesar de longo, quando chegamos ao fim ficamos surpreendidos como foi possivel em apenas 2 horas, relatar tanto, com detalhe, emoção e realismo.
Tal qual o comentador Angkor, também desconhecia a história dos Falasha, operação Moisés e o conflito racial religioso em Israel, pelo que o filme é um extraordinário documentário para alargar horizontes.
Mais ainda, mostra-nos como o desencanto pela vida acontece sempre que não conseguimos encaixarmo-nos nos padrões vigentes. Porquê formatarem-nos todos iguais? Porquê existirem crenças que em vez de unirem, separam?
Deus deu a palavra o homem, mas o homem faz mau uso dela.
A palavra do homem continua a dar má interpretação à palavra do Criador.
Por Rute Silva (SãO DOMINGOS DE RANA)2012-03-18
Uma história de vida poderosa (Pontuação: 9)
Já estava na lista há uns meses e finalmente chegou a sua vez. Sorte minha, claro, pois foi mais um daqueles filmes com uma história incrível, bem contada no ecrã e que ficam para sempre gravados na nossa memória.

Desconhecia a história dos Falasha - os judeus de origem etíope - e da Operação Moisés que os "re-patriou" em Israel. Como se não fosse já tema suficientemente interessante para colocar em filme, temos um "twist": o protagonista não é sequer judeu, mas apenas uma criança etíope que estava no mesmo campo de refugiados de onde foram resgatados...

E mais não conto. Apenas vos digo que o filme vai ficando cada vez melhor, mais intenso e nunca previsível ao longo do seu visionamento. Deixem-se levar pelas suas mais de 2 horas e serão recompensados com uma lição de vida e sobrevivência improvável.

Muito Bom!
Por Angkor (LISBOA)2012-02-02
Se gostou deste título, também recomendamos:
Novo
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
25/Jul
Trailer
23/Jul
Trailer