Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
O Cinema Americano nos anos 70 – Uma Década em Revolução (A Decade Under the Influence)
TrailerAlugar
1 Prémio e 2 Nomeações
Argumento:
Ano: 2003
País:
EUA
Idade: M/6
Duração: 108 min
IMDB: 7.6 (1.196 votos)
Um documentário de Richard LaGravenese e Ted Demme. Os anos 70 foram uma época extraordinária de rebeldia e contestação das ideias vigentes em que se reinventaram os padrões culturais e sociais. Enquanto o activismo político contra a guerra do Vietname, a revolução sexual e musical, o movimento feminista e o movimento dos direitos civis contribuíam para despertar inquietações sociais um pouco por todo o país, o cinema americano assistia ao aparecimento de uma nova geração de cineastas.

Influenciados por figuras como Godard, Kurosawa, Fellini, Bergman ou Truffaut e encorajados por uma nova liberdade de expressão, nomes como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Robert Altman, William Friedkin e Roger Corman inventaram um novo estilo de cinema, mais pessoal, e começaram a criar para um novo público, filmando histórias que reflectiam a realidade volátil do seu tempo e a sua própria experiência, recusando as fórmulas gastas dos grandes estúdios. Neste documentário, nomes que mudaram a história do cinema falam sobre os filmes, o tempo em que foram feitos e sobre os seus pares partilhando a sua experiência enquanto revemos excertos de clássicos como EASY RIDER, O COWBOY DA MEIA-NOITE, TAXI DRIVER e O PADRINHO. O resultado é uma devida homenagem à geração que marcou indelevelmente o cinema e identidade americanos.
Com a participação de Robert Altman, John Avildsen, Peter Bogdanovich, Marshall Brickman, Ellen Burstyn, John Calley, Julie Christie, Francis Ford Coppola, Roger Corman, Bruce Dern, Clint Eastwood, Milos Forman, William Friedkin, Pam Grier, Dennis Hopper, Sidney Lumet, Paul Mazursky, Mike Medavoy, Polly Plat, Sydney Pollack, Jerry Schatzberg, Roy Scheider, Martin Scorsese, Sissy Spacek, Robert Towne, Jon Voight
Detalhes Técnicos
Duração: 108 min. Vídeo: Standard 1.33:1 [4:3]
Áudio: Dolby Digital 2.0 Inglês
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
O início do cinema independente (Pontuação: 6)
Primeiro, faltam neste documento alguns realizadores e filmes marcantes da era de 70. Logo logo, sou suspeito, Kubrick. Isso é assumido no final. Afinal é sempre subjectivo, e têm que se tomar opções, algumas nem sempre discortináveis. Privilegiaram-se as causas do surgimento do cinema independente, faltando tempo para a análise mais acuidada dos filmes e argumentos, e dos seus actores, produtores, realizadores. E perdeu-se tempo com algumas histórias de bastidores, sem interesse, algumas quase divagações e egocêntricas. Alguns discursos alucinogenios para captar o ambiente dos anos 70?. Mas gostei.
Por LM30 (MASSAMá)2011-05-25
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
27/Jun
Trailer
23/Jul
Trailer