Argumento:
|
|
Ano: 2003
Idade: M/6
Duração: 108 min
|
Um documentário de Richard LaGravenese e Ted Demme. Os anos 70 foram uma época extraordinária de rebeldia e contestação das ideias vigentes em que se reinventaram os padrões culturais e sociais. Enquanto o activismo político contra a guerra do Vietname, a revolução sexual e musical, o movimento feminista e o movimento dos direitos civis contribuíam para despertar inquietações sociais um pouco por todo o país, o cinema americano assistia ao aparecimento de uma nova geração de cineastas.
Influenciados por figuras como Godard, Kurosawa, Fellini, Bergman ou Truffaut e encorajados por uma nova liberdade de expressão, nomes como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Robert Altman, William Friedkin e Roger Corman inventaram um novo estilo de cinema, mais pessoal, e começaram a criar para um novo público, filmando histórias que reflectiam a realidade volátil do seu tempo e a sua própria experiência, recusando as fórmulas gastas dos grandes estúdios. Neste documentário, nomes que mudaram a história do cinema falam sobre os filmes, o tempo em que foram feitos e sobre os seus pares partilhando a sua experiência enquanto revemos excertos de clássicos como EASY RIDER, O COWBOY DA MEIA-NOITE, TAXI DRIVER e O PADRINHO. O resultado é uma devida homenagem à geração que marcou indelevelmente o cinema e identidade americanos.
Com a participação de Robert Altman, John Avildsen, Peter Bogdanovich, Marshall Brickman, Ellen Burstyn, John Calley, Julie Christie, Francis Ford Coppola, Roger Corman, Bruce Dern, Clint Eastwood, Milos Forman, William Friedkin, Pam Grier, Dennis Hopper, Sidney Lumet, Paul Mazursky, Mike Medavoy, Polly Plat, Sydney Pollack, Jerry Schatzberg, Roy Scheider, Martin Scorsese, Sissy Spacek, Robert Towne, Jon Voight
|