Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
A Origem (Inception)
TrailerAlugar
Realização:
Christopher Nolan
Ano: 2010
Idade: M/12
Duração: 148 min
IMDB: 9.0 (216.973 votos)
O aclamado cineasta Christopher Nolan dirige um elenco internacional nesta aventura ficcional que viaja à volta do globo e directamente para o mundo dos sonhos.

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é mestre na arte da extracção: roubando valiosos segredos guardados no subconsciente durante o estágio mais vulnerável da mente, o sonho. A sua habilidade fez dele um precioso e influente jogador no mundo da espionagem, mas fez também dele um fugitivo e custou-lhe tudo o que um dia amou.

Ele tem agora uma segunda oportunidade, se conseguir o impossível: ir à origem e implantar uma ideia, em vez de roubar uma. Este poderá ser mesmo o crime perfeito, caso Cobb e a sua equipa sejam bem sucedidos.

Mas não há estratégia ou conhecimento que os possa preparar para um perigoso inimigo que parece antecipar cada um dos seus movimentos. Um inimigo que apenas Cobb poderia prever.
Detalhes Técnicos
Duração: 148 min. Vídeo: Widescreen 2.40:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Inglês Húngaro Polaco
Legendas: Português, Húngaro, Polaco, Romeno, Hebraico, Grego, Árabe, Inglês para surdos
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Cinema cebola (Pontuação: 7)
Como todos sabemos as cebolas são constituídas por folhas escamiformes, em camadas. Como todos sabemos, a cebola é um excelente alimento mas, sozinha, de pouco serve – é impossível alguém se alimentar apenas de cebolas. Inception é assim, como as cebolas. Formalmente construído às camadas; excelente…, mas sozinho de pouco serve.

O que eu tento dizer é que no contexto geral da cinematografia de Christopher Nolan, Inception faz todo o sentido. Partindo de um argumento absolutamente genial, revê, aumenta e melhora as fundações cinematográficas lançadas em obras anteriores. E nisso é excelente, repito. Nolan não quer apenas (já tem, aliás) construir uma carreira em Hollywood. Quer ser lenda…

Contudo, tal como em Memento, chegamos ao fim, cansados (felizes, eventualmente)…, com a sensação que estivemos ali a assistir a algo substancial e formalmente muito interessante mas carente de ordem para tanto caos.

Ah…, e o velho truque de “no fim deixas o espectador a pensar” já pouco pega; e só pega quando estamos inexoravelmente perante uma obra maior. Não é o caso…
Por Pedro S. Lourenço (LISBOA)2014-11-19
FABULOSO (Pontuação: 10)
Filme absolutamente genial, desde o argumento à realização, passando pela interpretação! Revi-o recentemente quando passou na TV, tendo-me prendido ao ecrã tal qual a primeira vez. Tem aquele ritmo que nos tira o fôlego e nos força a não pestanejar para não perder um microssegundo sequer do enredo que sim, é muito denso e muito bem estruturado, histórias dentro de histórias, com uma preocupação pelos pormenores que nada deixa ao acaso. Isto porque,para mim,a qualidade de um filme depende do seu grau de verosimilhança, qualquer que seja o género - e da sua capacidade de nos "deixar a pensar", como é o caso deste. Os efeitos especiais são um bónus. Nota máxima sem dúvida!
Por princesagigi (SEBAL)2013-07-27
adorei (Pontuação: 7)
gostei muito.pelos comentarios e nao so, nao estava a espera de uma grande obra, que efectivamente nao é mas um filme que prende e cativa
Por Rui Santos (AGUALVA)2011-11-08
Nada de especial (Pontuação: 6)
Adoro todos os filmes do Nolan, e talvez por isso estava com muitas expectativas em relação e este, que é nitidamente um filme para apreciadores de efeitos especiais. Estava à espera de tb cuidarem a história, que se torna chata. Começa-se por achar original, mas ao fim de meia hora já não há mais nada de novo a não ser efeitos visuais fantásticos.
Por Ana Cabrinha (MEM MARTINS)2011-07-25
Fantástico (Pontuação: 10)
Só não Ganha o Óscar de Melhor Filme porque a Academia não premeia filmes de Ficção mesmo assim Teve Obrigatoriamente que Ganhar as Categorias Secundárias!
A Banda Sonora é Simplesmente Fantástica Hanz Zimmer no seu Melhor!
Por Sérgio Camões (QUELUZ)2011-07-07
A genialidade do argumento (Pontuação: 10)
Tiro o meu chapéu aos argumentistas deste filme. A história é complicada, e montar todo um enredo nesta situação, seguramente demorou a uma equipa de argumentistas muitas horas e muito trabalho. A história é imaginativa, prende do inicio ao fim, os actores fazem um belíssimo desempenho, e no que toca a argumento, do melhor que já vi. Sem dúvida, nota 10. No entanto, um pequeno conselho : Este é um filme que deve ser visto com a cabeça fresca. Se falha a percepção de alguma coisa no início, não se percebe nada do filme. Não o achei particularmente difícil de perceber, mas é filme para ver descansado, sem interrupções.
Por Anúbis (LISBOA)2011-03-24
Um verdadeiro sonho!! (Pontuação: 10)
Aqui está um dos melhores filmes do ano de 2010 e, na minha opinião, um dos melhores filmes de sempre!

Gosto do cinema em geral, gosto de um bom filme, seja de que género ou tema for, embora o meu gosto primário recaia no fantástico, como é o caso deste Inception (A Origem).

Apresentando os intervenientes deste filme, temos o realizador do momento Christopher Nolan, aquele que a mim consegue manter-me numa ansiedade elevada a cada filme que faz, e quando os vou ver consegue superar todas as minhas expectativas. Brutal.
Quanto ao elenco... veja-se a lista nesta página e conclui-se facilmente que poderia escrever aqui umas boas linhas a elogiar um a um. Neste filme nenhum desilude, com interpretações incessantemente intensas.

Quanto ao filme, é um autêntico hino aos filmes de Ficção Cient./Acção/Thriller. Centrado num tema que não é novo, os sonhos, onde tudo pode ocorrer, consegue ser completamente original. O filme é altamente complexo, apresentado em ritmo frenético, mostrando também a grande qualidade do realizador como argumentista. Por ser relativamente extenso não é recomendado para visionamento de olho meio fechado no final de um dia cansativo...

Eu avalio um filme de forma semelhante à referida no comentário do caro Carl Price, o que interessa é o resultado, o seu primeiro impacto e como sobreviverá na memória ao longo dos anos. O resultado de Inception é estonteante, teve um grande impacto nas massas cinéfilas e certamente será recordado como um dos melhores filmes de sempre do seu género, tal como o diz a respectiva nota no IMDB.

O IMDB não pode ser criticado quando uma pessoa não concorda com uma dada nota, pois ela representa os votos dos que (supostamente) visionaram o filme. Salvo alguns desvios as notas são a realidade do que as pessoas acharam do filme. Injustiças poderemos cada um de nós apontar às notas de certos filmes, tanto para o bem como para o mal. Mas quando, neste caso, temos mais de 300000 votantes e a nota apresenta-se próximo do 9, não podemos ignorar ou arranjar pretextos de que as pessoas não sabem votar, ou não sabem no que votam... As notas no IMDB não são mais que um indicativo sobre a qualidade do "resultado" do filme pois as pessoas votam segundo critérios muito variados (o todo, argumento, actores, realização, etc.).
Quanto a Inception, o que o IMDB diz é que se trata de um grande filme, cabe a cada um ver por si próprio se partilha da mesma opinião.

Este é, para mim, daqueles filmes fáceis de dar uma nota, pois termino o seu visionamento com uma satisfação plena. Uma satisfação que procuro em cada filme que vejo, independentemente do seu género. Inception, dentro do seu género, merece naturalmente a minha nota máxima.

Finalizando, Inception é um filme obrigatório para ver (e rever!) e... sonhar!
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)2011-03-11
Promessa vã (Pontuação: 5)
Resumindo: prometia muito e, talvez por isso, achei decepcionante. Explorou-se a acção em detrimento do conteúdo. E este era de sonho...
Por LM30 (MASSAMá)2011-01-25
Originalidade e engenho (Pontuação: 8)
Já dizia o grande Hitch que em cinema é mais importante o resultado do que a coerência das premissas. O resultado, neste caso, é graficamente espectacular e, do ponto de vista do conteúdo narrativo, segue a linha dos anteriores filmes de Nolan em originalidade, engenho, força.
Por Carl Price (LISBOA)2011-01-16
E a montanha pariu um rato (Pontuação: 6)
O argumento até é interessante e original, a história imaginativa, o elenco de luxo, mas sinceramente fiquei desiludido. Estava à espera de algo melhor. Não se trata de falta de qualidade, mas fica-se com a sensação de que faltou algo ao filme.
Por pc27 (SãO JOãO DOS MONTES)2011-01-03
Genial, recomendadíssimo! (Pontuação: 9)
Simplesmente genial este filme sobre os "sonho partilhados". Apesar de apresentar um enredo MUITO COMPLEXO a abordagem está tão bem conseguida que nos prende desde o primeiro ao último minuto. Como quase todas as cenas se passam dentro de sonhos verá coisas que nenhuma realidade lhe poderia mostrar no cinema.
Pontuação? Levaria um 10, mas gastei-o no Avatar... Como não se pode dar 9,9 ficou um muito desvalorizado 9.
Mais cuidado! Neste filme não se pode pestanejar, pois arrisca-se a perder o fio ao enredo.
É daqueles que temos que ver segunda vez. Adorei.
Por Bento Pereira (PONTINHA)2010-12-19
Adorei (Pontuação: 9)
Vi este filme no cinema e adorei. O filme prendeu-me o tempo todo e nem dei pelo tempo passar. Tenho a perfeita noçao que se uma pessoa se distrair por uns minutos pode perder o fio a meada e nao consegue acompanhar. Mas acho-o absolutamente genial. Junta o entretenimento a algum desafio. Recomendo vivamente. Quanto ao IMDB... Eu dava 9... Não digo que outros filmes nao merecam a mesma nota ou melhor mas isso deve-se às pessoas que votam e à antiguidade do filme.
Por DV (LISBOA)2010-12-16
Estava preocupado! (Pontuação: 7)
Afinal não sou só eu que achei este filme demasiado complicado (IMDB: 9.0 - só mesmo em sonhos... Roubados ou implantados!!!). Os bocados de filme que vi, aqueles em que não adormeci, até foram engraçados. A ideia está gira e original, mas quando não desperta interesse expontâneo pelo desenrolar da história, quem desperta é mesmo o sono! Aconselho a quem tiver insónias, é melhor que Lorenin.
Por Rogério Marques (LISBOA)2010-12-15
Forçado (Pontuação: 6)
Isto na minha opinião é o resultado de uma originalidade forçada....de uma tentativa de desesperada de arranjar um exito original...

Quando o IMDB deste filme é de 9.0 e por exemplo o do matrix é de 8.6...e o do resgate do Sold. Ryan é de 8.5....perde-se qualquer credibilidade que exista....

Este filme em 1º lugar é demasiado longo....cansativo diga-se...
2ºconfuso....e repetitivo...
3º incoerente

A minha nota a este filme mesmo assim é positiva porque no fim consegue fazer alguma (pouca) logica...e tem uma ou outra parte interessante...

Daqui a 1 ano ja ninguem se lembra deste filme...por isso passa-se sem ver...
Por Fábio Pinto (S. PEDRO DO SUL)2010-12-15
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
10/Jul
Trailer
03/Jul
Trailer