Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Histórias da Idade de Ouro (Amintiri din epoca de aur)
TrailerAlugar
Argumento:
Cristian Mungiu
Ano: 2009
Idade: M/12
Duração: 155 min
IMDB: 7.9 (1.313 votos)
Os últimos 15 anos do regime de Ceausescu foram os piores na história da Roménia. No entanto, a máquina de propaganda referiu-se a essa época como os anos de ouro… Mitos surpreendentes, cómicos, bizarros abundavam, mitos que derivavam de acontecimentos por vezes surreais do quotidiano sob o regime comunista. O humor fez com que os romenos sobrevivessem e este filme tenta encontrar esse espírito. O filme combina várias histórias verdadeiras para retratar uma era em que a comida era mais importante que o dinheiro, a liberdade mais importante que o amor e a sobrevivência mais importante que os princípios.
Detalhes Técnicos
Duração: 155 min. Vídeo: Widescreen 1.85:1 anamórfico
Áudio: Romeno
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Overrated (Pontuação: 5)
Depois de ter apreciado muito filmes como "Goodbye Lenin" ou "todos" os de Kusturica, o rating 7.9 deste filme levava-me a ter expectativas elevadas... mas sairam defraudadas. O filme não é suficientemente denso, nem cómico nem sério... simplesmente tenta apanhar a boleia fácil de algum voyerismo histórico... claramente overrated !
Por Leaf (VALONGO)2012-04-24
Hilariante, mas sério (Pontuação: 9)
Mais um excelente exemplo da vitalidade do actual cinema romeno. Constituído por seis pequenas histórias, eis um filme que se vê de um penada, sem se dar pelo tempo passar. As quatro primeiras histórias são pura comédia (a primeira - "História da Visita Oficial" - é absolutamente hilariante), sendo que as duas últimas são de tom mais dramático (em particular a última - "História do Condutor de Galinhas"). Apesar de cada história ter o seu realizador, o mentor do projecto é o Cristian Mungiu (que escreveu todas as seis histórias e, inclusive, realizou a última - a das galinhas), já nosso conhecido por ter ganho a Palma de Ouro de Cannes com o "murro no estômago" que é o filme "4 meses, 3 semanas e 2 dias".
São histórias que nos descrevem como era a vida na Roménia nos últimos anos da ditadura. E apesar do tom hilariante, dizem-nos coisas muito sérias. Recomenda-se vivamente!!!!
Por PMatos (BARREIRO)2011-02-08
Boa surpresa de Leste (Pontuação: 5)
É um filme que apresenta uma realidade intelectualmente distante daquilo que são os padrões normais do Ensino em Portugal. Nesse sentido, ainda que esse não seja o propósito principal do filme, vale a pena vê-lo pelo conhecimento que permite absorver sobre a Era de Ceausescu. É ainda um filme que aplica o conceito de suzet de forma bastante inteligente ao apresentar várias histórias de forma original, circulando entre as mesmas ao longo da emissão. Alternativo, sim. Mas interessante o suficiente.
Por Ricardo Reis (LISBOA)2010-11-10
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
06/Mar
Trailer
12/Mar
Trailer