Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
A Rosa Púrpura do Cairo (Reposição) (The Purple Rose of Cairo)
TrailerAlugar
13 Prémios e 13 Nomeações
Realização:
Woody Allen
Argumento:
Woody Allen
Ano: 1985
País:
EUA
Idade: M/6Q
Duração: 78 min
IMDB: 7.6 (13.781 votos)
Comédia fantasiosa de Woody Allen que possui uma das mais insólitas situações centrais da história do cinema: a interacção entre personagens do cinema e personagens do mundo real.
Cecília (interpretada de forma superior por uma frágil Mia Farrow ) é uma empregada de mesa de New Jersey que, durante o difícil período da Grande Depressão, procura no cinema um escape à sua vida cinzenta e monótona, oscilando entre um marido que a maltrata, Monk ( Danny Aiello ), e um trabalho de que não gosta. Um dia, perde o emprego e mete-se no cinema para ver o filme “The Purple Rose of Cairo”, protagonizado pelo arqueólogo Tom Baxter ( Jeff Daniels ), o verdadeiro príncipe encantado de Cecília. Para perplexidade dela, Tom sai do ecrã directamente para a sua vida, apesar de manter todas as características que tem na tela. Apesar da situação surreal, Cecília deixa-se envolver por Tom, mesmo sendo ficcional. Enquanto as outras personagens dentro do filme desesperam enquanto aguardam que Tom Baxter regresse à tela para terminar o filme, o produtor pressiona o actor que interpreta Tom (também ele interpretado por Jeff Daniels) no sentido deste convencer Cecilia a persuadir a sua personagem a regressar ao filme. Mas instala-se o dilema: será que Tom prefere voltar à tela para acabar o filme ou permanecer no mundo real?

A situação de base é delirante, mas Woody Allen consegue combinar habilmente a comédia com a fantasia, gerando uma bela sátira social aos anos 30 nos EUA, que é também um dos seus filmes mais originais. É exactamente a situação surreal que gera grande parte dos momentos divertidos: a multiplicidade de dimensões acaba também por criar um jogo inteligente e delicioso de ficções cruzadas.

Amplamente premiado, o filme foi nomeado para o óscar de Melhor Argumento, tendo vencido o Globo de Ouro na mesma categoria. Venceu ainda os BAFTA de Melhor Filme e de Melhor Argumento, o césar para o Melhor Filme Estrangeiro e o prémio FIPRESCI do Festival de Cannes.
Detalhes Técnicos
Duração: 78 min. Vídeo: Widescreen 1.85:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 2.0 Inglês Húngaro Polaco
Legendas: Português, Grego, Finlandês, Hebraico, Húngaro, Polaco, Sérvio, Romeno
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Ainda não existem comentários sobre este título. Seja o primeiro e partilhe a sua opinião com os outros utilizadores.
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
05/Set
Trailer
05/Set
Trailer