Videoclube | Adesão | Ajuda | Preçário | Contactos | Parcerias |
Login ![]() |
![]() Premiados TOP + Reposições Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico |
Detalhes Técnicos
Sendo como é um prodígio de metacinema, usando a palavra de pedromrsl, Avatar é também um evidente filme de propaganda anti-George W. Bush. Penso que não se perde nada em estar ciente disso, torna-se muito mais fácil de entender "ao que vamos". Eu não, que me bastou uma vez!
Quando vi, em Janeiro de 2010, “Avatar” em sala escrevi um pequeno texto que agora aqui adapto.
Como sabem “Avatar” coloca um sem número de questões; eu fico-me apenas por dois planos. Adjectivamente é impossível continuar a ver prodígios tecnológicos como “Avatar” sem colocar o cinema de hoje num plano ontológico. Em “Avatar” não estamos perante cinema ou, concedo, não estamos apenas perante cinema. Sendo certo que a questão já se colocou anteriormente aquando a passagem do mudo para o sonoro ou no momento que a imagem em movimento ganhou cor, certo é que o devir tecnológico lança objectos como “Avatar” para um plano metacinematográfico (não sei se a palavra existe, mas cai aqui que nem uma luva). Nada a fazer, a discussão terá de ser feita e, na minha nada humilde opinião, “Avatar” não é cinema, ou, no mínimo, não é apenas cinema. Substantivamente, “Avatar” é mais do mesmo. O que mais temos visto no grande ecrã são ensaios sobre o bem e o mal enquadrados pela questão da natureza humana. De “Apocalipse Now” a “Braveheart”, passando pela saga da “Guerra das Estrelas” e a filmes menores como Waterworld (de uma ou outra forma todas estas obras surgem em nota e rodapé em “Avatar”) já conhecemos de fio a pavio o que Hollywood sabe do assunto. No mais, “Avatar” cumpre com mestria a função com que foi desenhado: entreter compulsivamente. Visto agora no “pequeno IMAX 3D caseiro” confirmei tudo o que antes tinha dito. E mais. Vistos que foram mais uma dúzia de filmes desse tal metacinema que falo, passados mais de quatro anos da sua produção, ainda não vi nada parecido com o prodígio tecnológico de James Cameron. Neste campo, “Avatar” mantém-se como o farol a seguir.
Trata-se de um filme com um argumento interessante, mensagens explicitas que poderiam ser aplicáveis à maior parte dos filmes existentes no mercado e um arquétipo de relação equilibrada com a natureza que deveria ser prática comum.
Do meu ponto de vista, o melhor do filme é mesmo toda a componente gráfica e sonora. Apesar de sobrevalorizado, considero que foi um filme normalmente bom, mas sem se revelar extraordinário. Seja como for, recomendo-o, nem que seja apenas para relembrar a relatividade do conhecimento/valor humano perante toda a colossal natureza.
É um dos filmes que vale mesmo a pena optar pelo Blu-Ray. A dimensão da originalidade na cor e em todos os cenários sobressai neste suporte digital. Efectivamente é um filme original que aborda diversas questões, nomeadamente ambientais e onde também é possível ver que apesar das limitações físicas do personagem principal, este consegue liderar uma etnia na defesa dos seus ideais.
James Cameron no seu melhor. Que fabulosa história esta! Consegue levar-nos para outro mundo de uma forma tão mediática e visual, mas ao mesmo tempo a fazer-nos apreciar as pequenas coisas dessa outra Natureza. Até parece que sentimos o espírito dos seres vivos à nossa volta. Cheio de "mensagens" sobre o comportamento humano aqui no nosso planeta, hoje. O único senão é a semelhança da tribo e seus rituais com algumas tribos de África. Fabuloso.
Visto em 3D consegue ser ligeiramente melhor, de qualquer forma é um bom filme, daqueles a ver, nem que seja, para não ser o único a ainda não o ter visto!
É original, não só no argumento mas no geral. Não será um filme para a posterioridade mas merece ser visto (gastou-se tanto dinheiro, temos que ver para onde foi). Entre este e o Estado de Guerra, este penso que merecia ter ganho o Oscar! ( a qualidade de um filme de Oscar nos ultimos anos parece ja não ser a mesma...) A ver se for um bom curioso,não devrá ficar desiludido...
Bem o filme é simplesmente lindo e sinceramente adorei tudo nele desde da Historia ao lindo mas lindo planeta de pandora e não só este filme contém uma grande mensagem para a humanidade e é bem explicita portanto vejam, é puro açucar para os seus olhos...
Tinha grandes reticências em ver este filme, joguei muitos jogos de computador numa altura em que os jogos ainda eram jogos de computador e nós sabiamos isso, ninguém pensava em criar um ambiente real e este tipo de gráficos do século XXI eram apenas uma miragem ou fruto de uma imaginação muito fértil, o que é certo é que fiquei vacinado e tudo o que me lembre computadores (uso um todos os dias e nem poderia pensar em viver sem ele) a nível ludíco, me irrita.
Já podem imaginar com que espírito resolvi ver o filme, mas no fim acabei por achar que nem é mau de todo, é um filme para adolescentes ou não... não tem história mas também não interessa, vejam e prontos,. É o pior filme de James Cameron.
Se gostou deste título, também recomendamos:
Aluga +12.500 Filmes sem sair de casa
Portugal Continental
Madeira e Açores experimenta já »
|
![]() Últimos comentáriosPróximos Lançamentos |