Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Desgraça (Disgrace)
TrailerAlugar
1 Prémio
Realização:
Steve Jacobs
Ano: 2008
Género:
Drama
Idade: M/16
Duração: 120 min
IMDB: 6.8 (1.088 votos)
David Lurie é um professor de poesia romântica, divorciado, na África do Sul pós apartheid. Os seus dias dividem-se entre as visitas a Soraya, uma call girl da Malásia e a preocupação com a segurança da sua filha lésbica Lucy, que vive numa quinta distante. David, como homem privilegiado, abusa da sua posição académica e envolve-se com uma estudante, Melanie Isaacs. David é forçado a demitir-se devido a um inquérito, realizado pela universidade, em que ele não se defende. Vai para a quinta de Lucy, onde Petrus, um trabalhador negro, ajuda. David trata das flores, e para agradar Lucy, voluntaria-se para uma clínica veterinária. Quando três negros desconhecidos atacam violentamente David e violam Lucy, Petrus não está presente e David não a consegue defender. Imediatamente suspeita de Petrus… A solução radical de Lucy face à sua gravidez é ficar com o bebé e partilhar a sua terra com Petrus, em troca da sua protecção. David é levado ao limite como pai e como homem…
Detalhes Técnicos
Duração: 120 min. Vídeo: Widescreen 2.35:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Inglês
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
A "desgraça" da África do Sul (Pontuação: 7)
É disso que nos fala este filme: da "desgraça" em que se tornou a África do Sul. O dia-a-dia vivido com a sensação de que, a qualquer momento, a violência irracional nos vai (literalmente) entrar pela casa dentro e destruir-nos. O dia-a-dia com que os seus habitantes estão a "aprender" a viver. E a aceitar.
É assim a personagem de John Malkovich (sempre excelente): um professor universitário que não é um modelo exemplar de cidadão e que, por "força" do destino, viaja para a casa da sua filha, no campo. E é aí que começa a "aprendizagem" da sua personagem. Não entendendo, de início, como a sua filha é capaz de suportar a violência gritante, acabará ele próprio por ir "aceitando" viver com essa mesma violência.
Talvez se veja aqui algo de biográfico do próprio Coetzee, que preferiu ir viver para a Austrália, em vez de suportar a violência.
Por PMatos (BARREIRO)2010-05-17
A Profundidade de Coetzee (Pontuação: 7)
Do laureado J.M.Coetzee só li "O Mestre de Petersburgo", o suficiente para entender o que há de especial e intenso na sua escrita. Há uma parte dessa profundidade que emerge neste filme de Steve Jacobs e nos mergulha numa África do Sul cruel e inóspita. Não é exactamente o melhor dos cartões de visita em vésperas do seu Mundial de Futebol.
Por Carl Price (LISBOA)2010-05-11
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
30/Out
Trailer
25/Set
Trailer