Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Autocarro 174 (Última Parada 174)
TrailerAlugar
5 Nomeações
Realização:
Bruno Barreto
Ano: 2008
País:
Brasil
Idade: M/16
Duração: 110 min
IMDB: 7.2
Engana-se quem pensa que 'Autocarro 174' é apenas um filme sobre as favelas do Rio de Janeiro. É que o realizador - argumentista do fabuloso Cidade De Deus e do aclamado Tropa de Elite - além de dar a demonstrar o degredo, a interminável delinquência e a dura realidade das subculturas (visíveis) do Brasil, consegue prender espectador nas histórias cruzadas que se vão desenrolando ao longo do filme. Que histórias? Dois rapazes com um nome parecido e a mesma idade experienciam inícios de vida bastante conturbados, mergulhando na quase inevitabilidade do mundo da droga e do crime. O argumento centra-se, principalmente, na 'carreira' de Sandro Nascimento, um miúdo com queda para o rap que sobrevive a um ataque de um grupo rival no qual alguns amigos da rua não sobrevivem. Paralelamente, assistimos à vida de Ale que tem também um passado e presente de constante violência. O filme culmina no episódio real ocorrido em 2000 - já transposto em documentário por Padilha - em que Sandro sequestra três pessoas num autocarro, acto que levará a inúmeras e trágicas consequências.
Detalhes Técnicos
Duração: 110 min. Vídeo: Widescreen 16:9 anamórfico
Áudio: Português ( Brasil )
Legendas: n/d
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Autocarro com que destino ? (Pontuação: 9)
Mais um filme que retrata muito bem, e de uma forma crua a realidade das favelas do Rio de Janeiro, com interpretações soberbas de um conjunto de "miúdos" que parece que representam á muito tempo. Sendo o tema já abordado no cinema brasileiro, fica no entanto muito claro que não só as condições de vida destes jovens influenciam o seu futuro, mas também as decisões que tomam, porque mais do que uma vez a personagem principal deste drama teve a oportunidade de se agarrar numa tábua de salvação, mas optou por não o fazer. Dá que pensar ... Recomendo !
Por Anúbis (LISBOA)2011-06-09
Entrem neste autocarro... (Pontuação: 7)
Este filme tem um estilo e temas já retratados em outras obras do excelente cinema brasileiro. Se fosse o primeiro a fazê-lo, seria considerado original... assim é mais um. Mas, mesmo assim vale a pena ver o filme, pois está bem feito e nunca é demais relembrarmos esta infeliz realidade de muitos meninos que vivem nas ruas, um problema que continua a manchar as manchetes das notícias deste país que em contrapartida tem muitas coisas boas para oferecer.
Destaco o grande mérito da imparcialidade do filme, que não tenta fazer destes jovens heróis nem vilões. Apenas relata os acontecimentos, deixando um pouco ao espectador formar a sua própria opinião sobre o destino destas crianças, que crescem entregues as si próprias e à mercê dos negócios da droga. A minha conclusão é que há quase sempre uma escolha entre o bom e o mau caminho: uma criança orfã da favela pode conseguir com grande esforço ter uma vida "normal" e uma criança de "boas famílias" pode descambar para a delinquência.

Já agora, aproveito para esclarecer que o filme não é sobre o sequestro ao Autocarro 174 em si, mas sim sobre a vida das duas crianças que culminaram neste trágico episódio.
Por Angkor (LISBOA)2009-08-31
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos