Videoclube | Adesão | Ajuda | Preçário | Contactos | Parcerias |
Login ![]() |
![]() Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico |
Detalhes Técnicos
Existem, de uma maneira geral, poucos filmes que abordem outras temáticas de IIªGuerra Mundial, como por exemplo a que se retrata em "Valquíria": uma das mais famosas tentativas de assassinato de Hitler.
Em 1943, alguns altos comandos alemães, planeiam assassinar Adolf Hitler, por fim ao regime nazi e tentar terminar a guerra cuja vitória cada vez mais tende para o lado aliado. Interpretado e produzido por Tom Cruise, que fez questão de escolher todo o elenco, que é de luxo: Kenneth Branagh, actor e realizador de obras importantes como "Henry V" (1989), ou "Hamlet" (1996), como Henning von Tresckow, o homem que escolhe Claus von Stauffenberg para planear o assassinato de Adolf Hitler, tem aqui uma prestação algo secundário mas ao nível do seu melhor; a aconpanhá-lo temos Bill Nighy, no papel do general Friedrich Olbricht, principal conspirador e apoiante de Stauffenberg desde o primeiro momento, um excepcional actor inglês, muito habituado a papéis secundários, recentemente vimo-lo como Davy Jones nas 2ª e 3ª partes dos "Piratas das Caraíbas" (Gore Verbinski, 2006-07); Tom Wilkinson, no papel de General Friedrich Fromm, cuja crença na conspiração de Stauffenberg depende de outros factores, outro produto da melhor escola britânica; Terence Stamp, veterano actor que aqui faz de Ludwig Beck, principal angariador de conspiradores para a causa de Stauffenberg.Todo o elenco está muito bem escolhido. Rodeado de tanta gente boa, Cruise também não poderia deixar os seus créditos em mãos alheias. A sua interpretação do Coronel Claus von Stauffenberg, responsável pelo planeamento de toda a operação Valquíria, é fabulosa, talvez um dos seus melhores desempenhos, ao nível de um "Nascido a 4 de Julho" (Oliver Stone, 1989); de " A Guerra dos Mundos" (Steven Spielberg, 2005) ou de um "O Último Samurai" (Edward Zwickie, 2003). O actor é absolutamente convincente na sua interpretação. Realizado por Bryan Singer, autor do excepcional thriller policial "Os Suspeitos do Costume" (1995); "X-Men e X-Men 2" (2000 e 2003); "Superhomem - o regresso"(2006). Último nome a chegar ao filme e mais uma escolha pessoal de Tom Cruise, graças ao sucesso obtido junto do público e critíca por algumas das suas obras. O seu trabalho em "Valquìria" é o de um mero artesão que filma bem o material que lhe é fornecido. O argumento é escrito por Christopher McQuarrie, um dos seus colaboradores habituais e, graças a uma montagem rápida e correcta de John Ottman, outro dos seus colaboradores habituais, "Valquìria" rápidamente se torna numa obra vibrante, interessante e, como disse PAPN, uma lição de história, que capta o interesse desde o primeiro momento, para quem gosta destas coisas. O que "Valquíria" retrata é um período pouco explorado pelo cinema, mas já várias vezes abordado pela televisão; aqui destaco principalmente "War and Remembrance" (Dan Curtis, 1988) onde a "Operação Valquíria" é abordada com algum pormenor e rigor histórico. É uma obra a reter e a revisitar sempre que se queira ir mais além do filme convencional sobre a IIª Guerra Mundial.
De uma forma geral o filme está bem conseguido. No entanto, infelizmente tal como acontece neste tipo de filmes, não é possivel ter uma visão total do significado deste evento e das suas consequências a longo prazo no desenrolar da queda do terceiro Reich. Apesar de tudo os dramas pessoais das personagens estão muito bem focados e são interpretados de uma forma excelente pelo elenco de luxo que nos é apresentado.
É bem visivel a divisão entre a honra e compromisso para com o Estado e o dever moral enquanto cidadão para com o seu país e consciência.
Não é nunhum filme imperdivel mas para quem se interessa pela história Nazi e k gostaria de ter uma ideia do k se passou naqueles tempos aconselho plenamente a ver...Na minha opinião Tom Cruise faz um dos seus melhores papeis senão o melhor da sua carreira como actor
Pensei que fosse um filme com mais acção. Apesar de não ser muito mexido, conta com interpretações muito boas ( Tom Cruise faz um papel excelente, muito sóbrio sem nada dos exageros das missões impossiveis ). Tinha uma vaga ideia da Operação Valquiria mas agora fiquei a saber dos contornos em que se desenrolou. Este filme é uma autentica lição de história e captou o meu interesse do principio ao fim.
Pensei que fosse um filme mais movimentado. Não aconselho que seja visto fora de horas. Apesar de não ser um mau filme, antes pelo contrário, é um pouco mastigado em diversas fases do mesmo.
Se gostou deste título, também recomendamos:
Somos
apaixonados por Filmes partilha essa paixão connosco...
experimenta já »
|
![]() Últimos comentáriosPróximos Lançamentos |