Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Homem no Arame (Man on Wire)
TrailerAlugar
28 Prémios e 7 Nomeações
Realização:
James Marsh
Argumento:
Philippe Petit
Ano: 2008
Idade: M/6
Duração: 90 min
IMDB: 8.1 (7.032 votos)
VENCEDOR DO ÓSCAR DE MELHOR DOCUMENTÁRIO (2009).

No dia 7 de Agosto de 1974, exactamente às 7h15 da manhã, o francês Philippe Petit tomava a mais importante decisão da sua vida e cometia aquele que ficou conhecido como o crime artístico do século. Depois de meses de preparação, Petit só precisava de dar mais um passo para ver realizado o seu sonho. No momento em que colocou os dois pés sobre o arame, abandonando a berma do edifício, escreveu uma das mais bonitas histórias que já atravessou o céu de Nova Iorque.

Philippe Petit caminhou, sem rede, sobre um arame colocado a 410 metros de altura entre as Torres Gémeas do já desaparecido World Trade Center. Quando os habitantes de Nova Iorque saíram para os seus empregos naquele dia, não podiam adivinhar que iriam assistir a um espectáculo daquela grandiosidade.

O documentário, brilhantemente realizado por James Marsh, conta-nos esta extraordinária aventura do ponto de vista do próprio Petit e dos amigos que o ajudaram nesta epopeia cujos preparativos se assemelharam mais aos de um assalto a um banco do que a um número de circo. As dificuldades tinham proporções assustadoras - Como passar pela segurança do edifício com todo o equipamento? Como passar o cabo entre uma torre e outra? Como compensar a oscilação dos edifícios e os ventos? – mas o núcleo duro da equipa nunca desistiu mesmo perante a possibilidade de tal façanha poder resultar na morte de Petit. Nas palavras de Jean François, uma das figuras chave do golpe: “Claro, todos sabíamos que ele podia cair.... podemos ter pensado nisso mas nunca acreditámos que iria acontecer.”

Este é o relato épico de uma maravilhosa jornada e do herói que a viveu, ao mesmo tempo que é também uma história de amor e um relato sobre a amizade e os seus limites e uma sátira ao poder e às regras estabelecidas.

“Homem no Arame” foi tão bem recebido pela crítica mundial que conseguiu destronar o filme “Toy Story”, no site Rotten Tomatoes, do lugar de filme com as melhores críticas de sempre.
Detalhes Técnicos
Duração: 90 min. Vídeo: Widescreen 1.78:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Inglês Francês
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Tanto "barulho" para nada... (Pontuação: 5)
O filme mostra-nos como um sonho pode, de facto, direccionar o resto da nossa vida. Mas mostra-nos também como, atingido esse sonho, a nossa vida perde algum do seu sentido. Sem um objectivo, é difícil "avançar". Mostra-nos ainda que, atingido esse sonho, as pessoas que nos ajudaram a atingi-lo perdem significado para nós. Talvez seja esse o único ponto de interesse do filme: mostrar como podemos sacrificar tudo e todos na busca e concretização desse sonho. Quanto ao resto, temos apenas um documentário filmado como se de um (vulgar) filme de suspense se tratasse. E apenas isso. Tanto "barulho" para nada...
Por PMatos (BARREIRO)2010-03-11
Maravilhoso (Pontuação: 8)
uma boa demonstração de como o sonho pode realmente comandar a vida do Homem. e realizar-se.
uma boa demonstração de como a fama pode destruir amizades e relações...
Por Sofia Nunes (LISBOA)2009-10-16
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
24/Out
Trailer
22/Out
Trailer