Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Valquíria (Valkyrie)
TrailerAlugar
8 Nomeações
Realização:
Bryan Singer
Ano: 2008
Idade: M/12Q
Duração: 115 min
IMDB: 7.4 (27.859 votos)
O Coronel Stauffenberg, um orgulhoso militar alemão, é um oficial leal que ama o seu país, mas que se vê forçado a olhar, com horror, para a ascensão de Hitler ao poder e para todos os posteriores acontecimentos da II Guerra Mundial. Ele continua no serviço militar, enquanto procura encontrar a maneira de fazer parar Hitler antes que a Europa e Alemanha sejam destruídas. Verificando que o tempo é cada vez mais escasso, Stauffenberg decide entrar em acção, e em 1942 tenta persuadir os altos comandos do Leste a virarem-se contra Hitler e o derrotarem. Mas é em 1943, enquanto se recupera dos ferimentos sofridos em combate, que Stauffenberg reúne forças junto da Resistência Alemã, e organiza uma conspiração anti-Hitler, tendo do seu lado alguns homens das altas esferas do poder. Armado de uma estratégia astuciosa - a apelidada Operação Valquíria – ele planeia destabilizar o governo, assassinar o ditador e destituir do poder o regime Nazi.

“Tom Cruise tem um dos melhores desempenhos da sua carreira” (Jeffrey Lyons, NBC/Reel Talk) neste filme de acção do mesmo
realizador de “Os Suspeitos Do Costume” e “X-Men”. Baseado na incrível história verídica do Coronel Claus von Stauffenberg (Cruise)
e no seu genial plano para assassinar Adolf Hitler, este thriller fascinante recria a ousada operação concebida para eliminar um dos
maiores tiranos de sempre. Com Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Terence Stamp e Eddie Izzard, Valquíria proporciona do
início ao fim uma experiência repleta de suspense e emoção!
Detalhes Técnicos
Duração: 115 min. Vídeo: Widescreen 1.85:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Inglês Francês
Legendas: Português, Inglês, Francês,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Não é o filme de guerra convencional! (Pontuação: 9)
Existem, de uma maneira geral, poucos filmes que abordem outras temáticas de IIªGuerra Mundial, como por exemplo a que se retrata em "Valquíria": uma das mais famosas tentativas de assassinato de Hitler.
Em 1943, alguns altos comandos alemães, planeiam assassinar Adolf Hitler, por fim ao regime nazi e tentar terminar a guerra cuja vitória cada vez mais tende para o lado aliado.
Interpretado e produzido por Tom Cruise, que fez questão de escolher todo o elenco, que é de luxo: Kenneth Branagh, actor e realizador de obras importantes como "Henry V" (1989), ou "Hamlet" (1996), como Henning von Tresckow, o homem que escolhe Claus von Stauffenberg para planear o assassinato de Adolf Hitler, tem aqui uma prestação algo secundário mas ao nível do seu melhor; a aconpanhá-lo temos Bill Nighy, no papel do general Friedrich Olbricht, principal conspirador e apoiante de Stauffenberg desde o primeiro momento, um excepcional actor inglês, muito habituado a papéis secundários, recentemente vimo-lo como Davy Jones nas 2ª e 3ª partes dos "Piratas das Caraíbas" (Gore Verbinski, 2006-07); Tom Wilkinson, no papel de General Friedrich Fromm, cuja crença na conspiração de Stauffenberg depende de outros factores, outro produto da melhor escola britânica; Terence Stamp, veterano actor que aqui faz de Ludwig Beck, principal angariador de conspiradores para a causa de Stauffenberg.Todo o elenco está muito bem escolhido. Rodeado de tanta gente boa, Cruise também não poderia deixar os seus créditos em mãos alheias. A sua interpretação do Coronel Claus von Stauffenberg, responsável pelo planeamento de toda a operação Valquíria, é fabulosa, talvez um dos seus melhores desempenhos, ao nível de um "Nascido a 4 de Julho" (Oliver Stone, 1989); de " A Guerra dos Mundos" (Steven Spielberg, 2005) ou de um "O Último Samurai" (Edward Zwickie, 2003). O actor é absolutamente convincente na sua interpretação.
Realizado por Bryan Singer, autor do excepcional thriller policial "Os Suspeitos do Costume" (1995); "X-Men e X-Men 2" (2000 e 2003); "Superhomem - o regresso"(2006). Último nome a chegar ao filme e mais uma escolha pessoal de Tom Cruise, graças ao sucesso obtido junto do público e critíca por algumas das suas obras. O seu trabalho em "Valquìria" é o de um mero artesão que filma bem o material que lhe é fornecido. O argumento é escrito por Christopher McQuarrie, um dos seus colaboradores habituais e, graças a uma montagem rápida e correcta de John Ottman, outro dos seus colaboradores habituais, "Valquìria" rápidamente se torna numa obra vibrante, interessante e, como disse PAPN, uma lição de história, que capta o interesse desde o primeiro momento, para quem gosta destas coisas. O que "Valquíria" retrata é um período pouco explorado pelo cinema, mas já várias vezes abordado pela televisão; aqui destaco principalmente "War and Remembrance" (Dan Curtis, 1988) onde a "Operação Valquíria" é abordada com algum pormenor e rigor histórico.
É uma obra a reter e a revisitar sempre que se queira ir mais além do filme convencional sobre a IIª Guerra Mundial.
Por Rui Cunha (ALGUEIRÃO)2009-11-03
Recomenda-se vivamente! (Pontuação: 9)
De uma forma geral o filme está bem conseguido. No entanto, infelizmente tal como acontece neste tipo de filmes, não é possivel ter uma visão total do significado deste evento e das suas consequências a longo prazo no desenrolar da queda do terceiro Reich. Apesar de tudo os dramas pessoais das personagens estão muito bem focados e são interpretados de uma forma excelente pelo elenco de luxo que nos é apresentado.

É bem visivel a divisão entre a honra e compromisso para com o Estado e o dever moral enquanto cidadão para com o seu país e consciência.
Por Tokyo-3 (PORTELA LRS)2009-10-21
História mt bem conseguida (Pontuação: 9)
Não é nunhum filme imperdivel mas para quem se interessa pela história Nazi e k gostaria de ter uma ideia do k se passou naqueles tempos aconselho plenamente a ver...Na minha opinião Tom Cruise faz um dos seus melhores papeis senão o melhor da sua carreira como actor
Por Litos (LISBOA)2009-08-29
Lição de história (Pontuação: 9)
Pensei que fosse um filme com mais acção. Apesar de não ser muito mexido, conta com interpretações muito boas ( Tom Cruise faz um papel excelente, muito sóbrio sem nada dos exageros das missões impossiveis ). Tinha uma vaga ideia da Operação Valquiria mas agora fiquei a saber dos contornos em que se desenrolou. Este filme é uma autentica lição de história e captou o meu interesse do principio ao fim.
Por Anúbis (LISBOA)2009-07-08
Por acaso não adormeci, mas só por acaso! (Pontuação: 7)
Pensei que fosse um filme mais movimentado. Não aconselho que seja visto fora de horas. Apesar de não ser um mau filme, antes pelo contrário, é um pouco mastigado em diversas fases do mesmo.
Por Rogério Marques (LISBOA)2009-06-29
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
21/Nov
Trailer
21/Nov
Trailer