Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
A Zona - Propriedade Privada (La Zona)
TrailerAlugar
16 Prémios e 6 Nomeações
Realização:
Rodrigo Plá
Ano: 2007
Género:
Drama
Thriller
País:
México
Idade: M/12
Duração: 97 min
IMDB: 7.2 (1.598 votos)
UM THRILLER EMPOLGANTE QUE RETRATA A VIDA NUMA GRANDE METROPOLE E AS DESIGUALDADES SOCIAIS: Riqueza e pobreza abjecta convivem lado a lado na imensidão da cidade do México, onde luxuosas comunidades privadas com a sua própria força de segurança, estão rodeadas de bairros de lata. No seguimento de uma tempestade um enorme cartaz desprende-se e cria uma brecha nas barreiras de uma comunidade fechada por onde entram três jovens adolescentes que aproveitam a oportunidade para roubar. No entanto eles são confrontados por uma residente que acabam por matar, porém uma criada dá o alarme e os vizinhos reagem rapidamente matando dois dos assaltantes e ferindo acidentalmente um dos seguranças. O terceiro rapaz consegue escapar-se para o interior da comunidade que o começa a procurar tenazmente, porém quando a polícia chega é-lhes dito que não se passou nada.
Rodrigo Plá dá-nos neste seu primeiro filme um retrato complexo e intenso sobre a realidade da vida numa grande metróple denunciando os horrores do vigilantismo ao mesmo tempo que explora temas como a vida de privilégio, responsabilidade social e psicologia de grupo que na sua expressão mais negra pode levar ao crime. Uma magnífica primeira obra de um dos mais promissores realizadores mexicanos.
Detalhes Técnicos
Duração: 97 min. Vídeo:
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Realismo mexicano (Pontuação: 7)
O cinema nascido com alma mexicana continua a revelar-se em crescendo e este La Zona vem mostrar que há bons e diferentes motivos para manter um olhar atento para o que se produz no México. Se Guilhermo Del Toro, um dos grandes porta estandartes do bom cinema deste país, já nos havia brindado com pérolas fantasistas (Cronos, El Espinazo del Diablo ou El Laberinto del Fauno, por exemplo), agora surge Rodrigo Plá para nos servir um filme realista e onde nos tenta forçar a olhar para nós e para a maneira como vemos os outros.
La Zona é um filme que aborda temas de fundo como o preconceito e a intransigência. Aqui, nem há bons nem maus, apenas pessoas comuns, umas a viver do lado “bom” de um muro, outros a sobreviver do lado “mau” desse muro. O argumento, linear mas interessantemente tratado, mostra um mundo dividido entre pobres e “normais”, um mundo onde os segundos vivem separados dos primeiros por muros; um assalto e assassínio leva ao “reunir de tropas” dos que vivem na “zona” em busca de uma vingança em vez de justiça. Sem fantasias, este filme põe-nos frente a frente com o melhor e o pior que pode haver numa sociedade moderna onde a justiça do “olho por olho” vai, aqui e acolá, reaparecendo.

PONTOS POSITIVOS: O trabalho de realização de Rodrigo Plá. Esta é a sua primeira longa metragem e deixa boas promessas.

PONTOS NEGATIVOS: Nada relevante.

EM RESUMO: Um bom filme que provoca reflexões sociais.
Por Pedro Mendez (AMADORA)2009-10-10

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
26/Set
Trailer
30/Out
Trailer