Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Quem Quer Ser Bilionário? (Slumdog Millionaire)
TrailerAlugar
89 Prémios e 27 Nomeações
Ano: 2008
Género:
Drama
Romance
Idade: M/12
Duração: 120 min
IMDB: 8.5 (115.933 votos)
O GRANDE VENCEDOR DOS OSCARS ® 2009:
MELHOR FILME / MELHOR REALIZAÇÃO / MELHOR MONTAGEM
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO / MELHOR FOTOGRAFIA MELHOR SOM / MELHOR CANÇÃO ORIGINAL / MELHOR BANDA SONORA
Jamal Malik, um órfão de 18 anos dos subúrbios de Bombaím, está apenas a uma pergunta de ganhar os espantosos vinte milhões de rupias da versão indiana do concurso ´Quem quer ser Milionário`. Apanhado numa suspeita de fraude, ele confessa à polícia a incrível história da sua vida nas ruas e a da rapariga que amou mas que perdeu. Mas o que está a fazer um rapaz sem interesse em dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?
Detalhes Técnicos
Duração: 120 min. Vídeo:
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Fuja, se ainda for a tempo! (Pontuação: 1)
Pedi este disco há uns bons anos, por mera curiosidade, e tive a oportunidade de descobrir um dos piores filmes do mundo. Resumindo, Slumdog Millionaire é a mentira do 'reality show' ampliada para o grande ecrã 24 vezes por segundo, pior do que as telenovelas brasileiras mais reles. Uma lamechice em estado puro.
Por Pedro Fernandes (PAçO DE ARCOS)2015-08-23
O triunfo do baixo orçamento (Pontuação: 9)
É uma vitória de quem consegue fazer um filme muito bom, com um orçamento tão baixo. Não é preciso serem gastos milhões para se fazer um bom filme. História tocante, que mostra uma realidade dura, mas passa uma mensagem positiva. Recomendo.
Por Anúbis (LISBOA)2010-09-13
Muita Parra para pouca Uva! (Pontuação: 7)
Já vem sendo hábito produções sairem directamente para as prateleiras dos vídeoclubes sem fazerem carreira comercial nas salas de cinema. Por vezes, nesta política, perdem-se algumas boas obras. Há, no entanto, excepções.
Jamal Malik, um jovem oriundo de Mumbai, subúrbio de Bombaim, está quase a fazer história: na versão indiana do famoso concurso televisivo "Quem quer ser Milionário?", está a uma pergunta de ganhar um prémio de 20 milhões de rupias. As autoridades suspeitam que possa haver fraude e para isso prendem-no e interrogam-no sobre o que realmente está por detrás da sua excepcional carreira no concurso. Jamal conta-lhes então história da sua vida.
Danny Boyle, autor de "Pequenos crimes entre Amigos" (1994), uma comédia com contornos de thriller e uma das melhores comédias dos últimos anos; "Trainspotting" (1996) um filme sobre amizade e como largar o consumo de drogas. Na altura foi um sucesso em todo o mundo, hoje é um filme de culto; "A Praia" (2000) filme de aventuras centrado na descoberta dum velho mapa que supostamente conduz a uma ilha paradisíaca; "28 dias depois" (2002) filme de terror passado numa Grã-Bretanha assolado por uma estranha praga, realiza este filme com alguma falta de inspiração patente ao longo do filme.
Técnicamente bem conseguido em termos de fotografia ( cores brilhantes na infância de Jamal, intensas nas imagens do presente), direcção artistíca (todo o bairro de lata onde se passa a infãncia de Jamal é real), e banda sonora (acertada a escolha do compositor indiano A.R.Rahman), é na parte do argumento que surge a desinspiração: talvez por não trabalhar com Alex Garland o seu argumentista habitual, a adaptação para o grande écran do livro de Vikas Swarup, no qual o filme se baseia, fica aquém das expectativas; falta dramatismo em grande parte do filme e a culpa não é certamente do elenco que, apesar de desconhecido, consegue fazer o seu melhor.
Filme de contrastes (mesmo estes estão pouco explorados), algo desequilibrado: começa bem ao contar-nos a infãncia de Jamal e Malik seu irmão e todo os problemas que enfrentam após a morte da mãe (a cena do ataque dos muçulmanos a Mumbai é das cenas mais bem conseguidas de todo o filme); a meio quando Jamal, Malik e Latika se reencontram, o filme começa a tornar-se demasiado banal (a cena do encontro entre Jamal e o amigo cego é forçada); o final é prácticamente todo previsível e o pouco dramatismo existente, desaparece rápidamente, o que é uma pena porque o argumento e o realizador tinham potencialidades para muito mais.
Produção acidentada e várias vezes interrompida, "Slumdog Millionaire" estava destinado a fazer uma carreira em DVD não fosse o seu triunfo algo inesperado nos Globos de Ouro da Imprensa Estrangeira onde venceu quatro prémios incluindo o de Melhor Filme na Categoria de Drama e o de Melhor Realizador. Daqui até á carreira comercial e a vitória quase total nos Óscares, foi um saltinho.
Filme altamente sobrevalorizado, foi nomeado para dez Óscares da Academia, venceu oito incluindo o de melhor Filme do Ano e de melhor Realizador. Prémios a mais para um filme mediano e que nunca disso passará.
Longe de ser uma obra-prima, "Slumdog Millionaire", poderá ser considerado uma decepção se atendermos às suas potencialidades, um filme que se vê com agrado se não se procurar mais do que passar o tempo, uma mais-valia para o seu realizador, mas uma obra menor no seio da sua filmografia.
Cinéfilo que se considere como tal, ficará indiferente perante este filme.
Por Rui Cunha (ALGUEIRÃO)2009-12-03
Um filme excepcional (Pontuação: 10)
Este é um filme que à partida não me despertou muito a curiosidade, mas quando comeceia ver fiquei agarrado à história e a viver intensamente filme. A história está muito bem construída levando-nos sempre a querer ir mais além no desvendar da sequência.
foi mesmo dos melhores filmes que já vi.
Por FAntunes (CARNAXIDE)2009-10-05
Mt Bom (Pontuação: 9)
Mt bom este filme...a história está mt bem criada e a razão pela qual ele sabe as respostas simplesmente através da sua experiência de vida está mt bem pensada e mt bem implementada no filme...é um filme mt agradável de se ver
Por Litos (LISBOA)2009-08-29
Muita Parra e pouca Uva (Pontuação: 8)
Este filme, quanto a mim teve Óscares a mais. Apesar da estória estar bem esgalhada, toca por vezes o forçado e a violência gratuita. Não foi o melhor filme do ano!
Por Rogério Marques (LISBOA)2009-06-16
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Estreia
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
15/Nov
Trailer
21/Nov
Trailer