Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
A Onda (Die Welle)
TrailerAlugar
2 Prémios e 6 Nomeações
Realização:
Dennis Gansel
Ano: 2008
Género:
Drama
Thriller
País:
Alemanha
Idade: M/16
Duração: 100 min
IMDB: 7.5 (4.420 votos)
A experiência invulgar de um professor de liceu de mostrar aos seus alunos como é a vida sob um regime ditatorial escapa tragicamente ao seu controlo quando o movimento ganha vida própria.
Alemanha, nos dias de hoje. No âmbito da Área de Projecto, o professor de liceu Rainer Wenger (Jurgen Vogel) propõe uma experiência, para explicar aos seus alunos como é que funcionavam os governos totalitários. Começa assim um jogo de personagens cujos resultados serão trágicos.

Ao fim de algum tempo, o que começou com inofensivas noções sobre disciplina e vivência em comunidade transforma-se num verdadeiro movimento: A ONDA. Ao terceiro dia, os estudantes começam a ostracizar-se e a ameaçarem-se uns aos outros.

Quando o conflito finalmente estala em violência, o professor decide interromper a experiência. Mas é demasiada tarde. A ONDA está fora de controlo...
Detalhes Técnicos
Duração: 100 min. Vídeo: Widescreen 16:9 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Alemão
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
O Fascismo Dissecado
Antes de mais, porque é este filme alemão? Alguma coincidência? Não, é que esta situação de pertencer a um grupo de obediência cega a um homem ficou marcada a ferro e fogo na alma desse grande povo com o nacional-socialismo. Há pois uma parte de catarse neste magnífico exercício artístico que é Die Welle. Mas ele é magnífico porque nos restitui convincentemente e nos dias de hoje aquilo que normalmente é ignorado propositadamente, o entusiasmo, a embriaguez, o poder do grupo, no fundo, a sedução da autocracia. Em baixo, Guilherme é brilhante quando diz que este é um filme que nos faz pensar. E compreender ou confirmar que nunca devemos baixar a guarda, acrescento eu.
Por Pedro Fernandes (PAçO DE ARCOS)2015-08-06
A ver! (Pontuação: 9)
Excelente exercício sobre a fragilidade das democracias e sobre a facilidade com que se consegue manipular as massas.
Por Ana Cabrinha (MEM MARTINS)2009-10-24
Filme muito interessante! (Pontuação: 8)
O que é uma Ditadura?
Pensavas que não voltaria a repetir-se?
Este professor põe a Ditadura em prática no âmbito da Área de Projecto para os alunos terem uma melhor compressão sobre o significado e o funcionamento da Ditadura. Nasce assim um novo "regime". E depois terá consequências muito graves...
Muito bom! Recomendo altamente! É um filme que nos faz pensar.
Por Guilherme (LISBOA)2009-08-08
Um filme pertinente (Pontuação: 7)
O trailer e a sinopse revelam-nos a premissa do filme, mas apenas o seu visionamento permite uma verdadeira percepção de como esta "experiência" se desenvolve. Um filme com uma temática muito interessante que entretém e ensina ao mesmo tempo. Será concerteza mais um objecto de estudo em muitas cursos de sociologia e psicologia.
O cinema alemão continua a impressionar-me com obras de grande qualidade.
Por Angkor (LISBOA)2009-08-02
Se gostou deste título, também recomendamos:
Estreia
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
14/Dez
Trailer
19/Dez
Trailer