Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
A Desconhecida (La Sconosciuta)
TrailerAlugar
13 Prémios e 15 Nomeações
Realização:
Giuseppe Tornatore
Ano: 2006
Género:
Drama
Thriller
Idade: M/16
Duração: 118 min
IMDB: 7.5 (3.960 votos)
Uma caótica cidade italiana dos nossos tempos. “A Desconhecida” é Irena. Ela foi para Itália há muitos anos, vinda da Ucrânia, e hoje vive rodeada por fantasmas do passado e pela procura do presente: dois planos de tempo que interagem, sobrepõem-se e constituem um intrigante quebra-cabeças, uma narrativa de tensão. Quem é realmente Irena? Aos poucos e poucos a história vai se revelando.
A rapariga fugiu da Europa de Leste, como tantas mulheres na altura. Depois de ter sobrevivido uma viagem dramática e cruel, ela revela-se uma presa fácil para homens rudes e sem escrúpulos. Ela foi sujeitada a brutalidades inexplicáveis e humilhações, o tipo que permanentemente ficam na memória e que nunca se esquecem. Apenas uma memória bonita resta a Irena: um melancólico e piedoso amor perdido.

Hoje Irena aparece-nos como uma figura triste e misteriosa, porém uma mulher que ainda exerce um apelo fascinante. No fundo, apesar dos eventos trágicos, o seu carácter permaneceu intacto. Por baixo de um ar aparentemente submisso, o seu orgulho natural e poder rebelde e feroz mantém-se inalterado. Irena parece ter um motivo muito preciso quando pede a ajuda ao porteiro de um bloco de apartamentos para encontrar trabalho ali como senhora de limpezas. Embora o trabalho de Irena seja limpar e encerar as escadas daquele prédio, o seu verdadeiro objectivo é aproximar-se de uma família que lá vive: os Adachers, que têm um negócio de ourivesarias. Nada impedirá Irena em arranjar um emprego na ourivesaria. Nem assassínio. A esta altura, o plano da “desconhecida” tornou-se realidade com a sua inexorável e progressiva infiltração no seio da família. Irena não só tem sucesso ao ganhar a confiança da família, como também a ter um certo poder sobre a pequena filha do casal, Tea. A filha dos Adacher torna-se cada vez mais agarrada a Irena.
A sua união é solidificada quando a menina cai numa depressão por causa da separação dos pais.

Mesmo assim, este delicado equilíbrio alcançado por Irena, enquanto ela executa o seu plano, tem uma vida curta. Não só ela é atormentada cada vez mais por visões e pesadelos, como também uma figura do seu passado a encontra na sua nova cidade. Com o seu reaparecimento ela torna-se vítima de novos horrores, novas brutalidades, novas tragédias. Na sua sombra ameaçadora, o segredo da cega obstinação de Irena para fazer parte daquela família é revelado. Como um denso nevoeiro que finalmente se dissipa, uma sucessão de verdades reais e supostas emerge, criando novas revelações, associações e outras realidades. Esta reviravolta acelera para um clima tão absorvente e profundo como a própria figura da “desconhecida”.
Detalhes Técnicos
Duração: 118 min. Vídeo: Widescreen 2.35:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Italiano
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Até eu, gostei muito de conhecê-la! (Pontuação: 8)
Enredo de alto nível, "confusão" que se vai vislumbrando num resultado final de grande carga dramática. Aconselho vivamente! (Nota + correcta 8,47. Eh! Eh! Eh!
Por Rogério Marques (LISBOA)2011-07-12
Ainda bem que fiquei a conhecê-la! (Pontuação: 9)
Já andava há uns tempos para ver este filme, mas foi sendo preterido por outros. Tinha noção de que era bom, afinal foi realizado e escrito por Giuseppe Tornatore, autor do excelente "Cinema Paradiso". Mas mesmo assim fui apanhado de surpresa, pois conseguiu superar as minhas expectativas... e muito!

Alerto já que se trata dum género completamente diferente de "Cinema Paradiso". Este é muito mais negro, trágico e violento. Um verdadeiro Thriller no qual acompanhamos os passos duma mulher no presente, com alguns flashbacks do passado, que nos são mostrados como peças dum puzzle, cujo resultado final não conseguimos descortinar. E que bem que é montado esse puzzle, revelando-nos sempre mais qualquer coisa, mas nunca o todo. Porque a história também é muito bem engendrada e Tornatore consegue transpô-la em imagens, como só parece ser possível num bom livro. E no final tudo se revela e as peças do puzzle encaixam na nossa cabeça.

Leiam a sinopse deste filme que está muito completa e útil antes de verem o filme.

Altamente Recomendado!
Por Angkor (LISBOA)2011-06-10
Conheça-a! (Pontuação: 8)
Quem procure um bom drama/thriller adulto com significante mistério e surpresa à mistura, encontra aqui um filme a ser visionado. Alerto apenas para algumas cenas de relativa brutalidade/violência, que me farão duvidar da classificação dada a este filme, concordaria mais se o mesmo fosse indicado como M/16.

De qualquer forma, conheça "A Desconhecida".
Por hayden (VALE DE MILHAçOS)2010-12-31
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
09/Dez
Trailer
10/Dez
Trailer