Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Platoon - Os Bravos do Pelotão (Platoon)
TrailerAlugar
22 Prémios e 9 Nomeações
Realização:
Oliver Stone
Argumento:
Oliver Stone
Ano: 1986
País:
EUA
Idade: M/16
Duração: 115 min
IMDB: 8.2 (82.536 votos)
Chris Taylor é um jovem e ingénuo americano que à sua chegada ao Vietname percebe que deve lutar não só com os vietnamitas mas também com o crescente de medo, exaustão fisíca e a raiva intensa que se apoderam dele. Enquanto os seus 2 superiores hierárquicos tentam delimitar a pequena distãncia entre a guerra que travam contra o inimigo e a que se desenrola entre eles; o conflito o caos e o ódio contagiam Taylor de tal maneira que lhe sufocam a realidade e lhe adormecem os sentidos para o que demais valioso o Homem tem...a vida.
Detalhes Técnicos
Duração: 115 min. Vídeo: Widescreen 16:9 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Inglês Doldy Surround Francês, Alemão
Legendas: Português, Inglês, Francês, Alemão, Holandês, Sueco, Dinamarquês, Norueguês, Finlandês, Polaco
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
A quinta essência do Vietnam! (Pontuação: 10)
O Vietnam, como conflito bélico, sempre foi de má memória para os americanos. Para o cinema foi e continua a ser, fonte de inspiração. Dos muitos títulos existentes sobre este tema, poucos são aqueles que se aproveitam. "Platoon" é um deles.
Chris Taylor chega ao Vietnam como soldado e é colocado num pelotão cuja diversidade de personalidades e o conflito latente entre dois sargentos, o leva a questionar-se sobre se terá feito a escolha certa ao voluntariar-se para uma guerra incompreensível para si e para a américa.
Partindo da sua própria experiência naquele conflito, Oliver Stone escreveu e realizou um grandioso filme, pleno de violência mas também cheio de humanidade. Stone piscou também o olho ao eterno conflito entre o bem e o mal, utilizando para isso as figuras dos dois sargentos do pelotão, Barnes (Tom Berenger) e Elias (Willem Dafoe), de que fala o título do filme.
Entre os nomes sonantes do elenco podemos encontrar Charlie Sheen, Forest Whitaker e um quase estreante Johnny Depp (era apenas o seu terceiro filme de cinema).
Segundo o realizador este filme foi o primeiro de uma trilogia sobre o Vietnam e os seus efeitos na sociedade americana. Seguiram-se-lhe o incómodo "Nascido a 4 de Julho" e o curioso, embora quase ignorado, "Quando o Céu e a Terra mudaram de Lugar".
Vencedor de quatro Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador, "Platoon" teve o condão de, se exceptuarmos o caso de "O Caçador", ser o primeiro filme a abordar directamente a temática desta guerra e ganhar a estatueta de Melhor Filme.
Devido à forma como nos mostra a guerra do Vietnam,"Platoon"foi imediatamente considerado um clássico do cinema e, juntamente, com "Salvador" fica como o melhor filme de Oliver Stone.
Uma última nota: para quem pretenda ver e perceber o que foi a guerra do Vietnam, favor ver os seguintes títulos: "O Regresso dos Hérois" (Hal Ashby, 1978); "O Caçador" (Michael Cimino, 1978); "Apocalypse Now Redux"(Francis Ford Coppola, 1979/2001); "Full Metal Jacket-Nascido para Matar" (Stanley Kubrick, 1987) e este "Platoon-Os Bravos do Pelotão".
Um clássico a não perder.
Por Rui Cunha (ALGUEIRÃO)2009-01-27
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
24/Out
Trailer
22/Out
Trailer