Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Control (Control)
TrailerAlugar
25 Prémios e 21 Nomeações
Realização:
Anton Corbijn
Ano: 2007
Idade: M/12
Duração: 121 min
IMDB: 7.9 (11.528 votos)
Realizado pelo aclamado fotógrafo Anton Corbijn, segundo livro de Deborah Curtis, CONTROL conta a história do carismático vocalista dos Joy Divison Ian Curtis até ao momento trágico do seu suicídio.
Com desempenhos de Samantha Morton (Relatório Minoritário) e Alexandra Maria Lara (A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich), o filme conta ainda com um desempenho notável de Sam Riley (24 Hour Party Pople) no papel de Ian Curtis.
Com banda sonora dos New Order e músicas originais dos anos 70 dos Joy Division, CONTROL documenta as relações de Ian Curtis com a sua mulher e com a sua amante, a sua batalha contra a epilepsia e o caminho para a fama dos Joy Division.
Detalhes Técnicos
Duração: 121 min. Vídeo: Widescreen 16:9 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Inglês
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Ian Curtis Voltou à Vida (Pontuação: 10)
Control é um filme que é uma declaração de amor de um fã a um ídolo precocemente desaparecido, Ian Curtis, de uma agora mítica banda rock, Joy Division. O fã, o holandês Anton Corbijn, é um fotógrafo e não um cineasta, mas apostou forte neste filme-tributo a Ian Curtis, e o resultado é magistral. Control é um daqueles raros filmes em que quer a crítica mais exigente, quer o público mais ignorante, podem aplaudir em uníssono ao fim das duas horas. O grande "culpado" por isso, além de Corbijn, é o seu actor e cantor Sam Riley, que mais parece ser uma reencarnação de Ian Curtis. Control é o filme em que podemos "ver" a alma de Ian Curtis. Poucos, muito poucos, realizadores conseguiram filmar uma alma.
Por Pedro Fernandes (PAçO DE ARCOS)2015-08-23
I(an) Lost Control (Pontuação: 10)
Sam Riley (vocalista dos 10.000 things),com uma paupérrima experiência como actor, mas com uma incrível similitude na aparência e voz de Ian Curtis (uma vez que todas as músicas são cantadas pela sua própria voz e ñ em playback, como se fizera em quase todos os filmes biográficos de estrelas de rock),vem,de facto, ressuscitar o papel e espírito enigmático do vocalista dos imortais Joy Division. é numa tela a preto e branco, em tons de névoa, que Corbijn denuncia os primórdios de um rapaz de 17 anos que, residindo nos arredores de Manchester, demosntra uma sede do glamour do pop dos anos 70, espelhando-se no reflexo de um David Bowie, excêntrico e irreverente.Riley consegue transparecer a veracidade do significado q era o palco para Ian Curtis: pai e marido precocemente,numa dúbia questão da essência do seu viver, ora se mais devia à família,ora à música ora a uma recente e calorosa paixão q o consumia,atormentado por constantes ataques epilépticos, cujo tratamento com avultada regularidade ignorava...era no palco que exteriorizava a sua forma de libertação, embora frequentemente, enquanto fervorosamente dançava de uma forma perversa,arritmada mas contagiante, terminava o espectáculo espasmodicamente a deambular pelo chão!
O essêncial,a meu ver, é que Corbijn ñ quis,tão somente,relevar este como um filme biográfico, mas antes contextualiza todo o background cinzento daquela velha Manchester, as aspirações idolatradas de um movimento do glam rock q inspiraram a banda,a conturbada patologia proveniente da indecisão de amar, o drama da doença de Ian(muitas vezes,ignorado pelos q lhe eram mais próximos em prol do êxito tão ambiciosamente procurado), resultando daqui uma História muito humana de um ídolo que não procura êxito além-mar e que, conturbado, inicia um mito com a auto negação da sua existência.
Se ainda o não viste....what are you waiting for????
Por Benny (Sacavém)2008-05-30
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
08/Mar
Trailer
08/Mar
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
28/Fev
Trailer
14/Mar
Trailer