Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)
TrailerAlugar
12 Prémios e 14 Nomeações
Realização:
Clint Eastwood
Argumento:
Iris Yamashita
Ano: 2006
País:
EUA
Idade: M/16
Duração: 141 min
IMDB: 8.1 (36.495 votos)
O filme, baseado num livro escrito por James Bradley, conta a história da dramática e decisiva batalha de Iwo Jima entre Estados Unidos e o Império Japonês durante a Segunda Guerra. Em apenas um mês, milhares de japoneses e estadunidenses morreram para tomar o local na ilha do Pacífico cuja importância estratégica incluía pistas de pouso.
Detalhes Técnicos
Duração: 141 min. Vídeo: Widescreen 2.40:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Japonês Dolby Digital 2.0 Inglês
Legendas: Português, Inglês, Grego, Arabe, Holandês, Hebraico, Islandês
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Um olhar diferente (Pontuação: 10)
Segunda parte do diptíco dedicado à batalha de Iwo Jima, uma das mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial do século passado. A primeira parte chamada "As Bandeiras dos nossos Pais" focava o ponto de vista americano. As cenas de batalha são de um realismo atroz, fotografadas num quase preto e branco a fazer lembrar o inicio de " O Resgate do Soldado Ryan", tudo filmado sob a mestria e o olhar atento de Clint Eastwood.
"Cartas de iwo Jima" é um caso diferente.
Embora usando a mesma técnica empregue em "As Bandeiras", Eastwood evita a repetição. Troca o ponto de vista da batalha e utiliza as cartas e os pensamentos que os Oficiais e Soldados Japoneses deixaram para os seus familiares enquanto aguardavam a invasão. O filme abre com uma sequência no presente, em que numa gruta são encontradas centenas de cartas que não chegaram a ser enviadas. São elas o ponto de partida para este extraordinário filme, já considerado uma obra-prima do cinema e, muito particularmente do seu realizador. Utilizando um colaborador habitual de Steven Spielberg (que produziu os dois filmes), Clint Eastwood consegue um relato verdadeiramente dramático de uma batalha que, à partida, já estava perdida, consegue-o através da fotografia esplendorosa de Januz Kaminski e de Ken Watanabe a encabeçar um elenco de actores desconhecidos (Watanabe era o único que falava inglês).
Com este filme, o realizador evita a habitual repetição nos filmes de guerra, ao tornar os maus da fita em hérois, nem que seja por uma só vez.
a não perder de forma nenhuma!
um conselho: vejam primeiro "As Bandeiras dos nossos Pais" e depois este "Cartas de Iwo Jima". Assim o impacto é maior!
Por Rui Cunha (ALGUEIRÃO)2008-12-17
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
10/Jul
Trailer
03/Jul
Trailer