Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Premiados TOP + Reposições Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Almas em Chamas (Twelve O'Clock High)
TrailerAlugar
3 Prémios e 3 Nomeações
Realização:
Henry King
Ano: 1949
País:
EUA
Idade: M/12
Duração: 128 min
IMDB: 7.9 (4.053 votos)
Este filme de acção que se passa durante a Segunda Grande Guerra, é um drama com Gregory Peck, com o vencedor de um Oscar Dean Jagger, Hugh Marlowe, Gary Merrill, e Millard Mitchell. É também visto como um dos filmes mais realistas sobre os riscos e os actos heróicos da guerra.
Convencido que um comandante da força aérea está à beira de ruptura, o Brigadeiro General Savage (Peck) toma o comando do seu bombardeiro e da respectiva tripulação pouco satisfeita com esta mudança. No princípio, rebeldes e ressentidos com a saída do antigo comandante, os soldados vão gradualmente mudando as suas opiniões, enquanto Savage os lidera em enormes vitórias e feitos fantásticos. Mas o stress do comando, depressa começa a afectar o fatigado General, que chega ele também ao seu próprio ponto de ruptura.
As cenas reais de combates aéreos e as suas numerosas cenas de acção real, fazem de "Almas em Chamas" um filme credível e uma história arrebatadora de coragem e sacrifício.
Detalhes Técnicos
Duração: 128 min. Vídeo: Standard 1.33:1 [4:3]Preto e Branco
Áudio: Inglês Dolby Digital 2.0
Legendas: Português Sueco Norueguês Dinamarquês Finlandês Hebraico Polaco Checo Húngaro Turco Croata Islandês Inglês para Deficientes Auditivos
Extras: Menus Interactivos
Índice das Cenas
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Magnífico, poético! - analiza a natureza humana dos combatentes numa guerra (Pontuação: 10)
É um filme de guerra: há batalhas aéreas, há baixas em combate, e o filme está montado com muitas cenas reais. Mas é principalmente um filme sobre a natureza humana. Sobre o facto de um bom comandante nem sempre ser aquele que se preoucupa em consolar os combatentes.
O filme baseia-se numa experiência real em que os americanos começaram a ensaiar bombardeamentos aéreos diurnos à Alemanha (o normal era serem nocturnos), para aumentar a eficácia dos ataques (na 2ª Guerra Mundial não havia GPS!). Como é óbvio, os danos e baixas sofridas passaram a ser maiores, e as tripulações começaram notóriamente a desanimar. É pedido a um General que substitua o Coronel que comanda a equipa, para dar a volta à situação. A substituição não pode começar pior: as técnicas de comando aplicadas levam a que todos os elementos das tripulações peçam a transferência...
Não deixem de apreciar as cena inícial e final do filme: são sequências deveras muito poéticas :)
Já agora, uma curiosidade: não aparece nenhuma elemento feminino no filme (excepto talvez algum figurante, mesmo ao princípio), mas prometo às senhoras que vão acabar de o ver com uma lágrima no canto do olho :)
Por Ana Pinto (BORBA)2008-01-20
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos