Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Atanarjuat - O Corredor (Atanarjuat)
TrailerAlugar
20 Prémios e 10 Nomeações
Realização:
Zacharias Kunuk
Ano: 2001
País:
Canadá
Idade: M/12
Duração: 170 min
IMDB: 7.4 (3.213 votos)
"Um épico deslumbrante." - Roger Ebert, CHICAGO SUN-TIMES.

Vencedor em Cannes do prémio Camera D'Or, este filme marca a estreia na realização de longas metragens por parte de Zacharias Kunuk. Kunuk, nascido na região do Círculo Polar Árctico no seio de uma família nómada, trabalhou sobre um argumento baseado numa lenda da exótica tribo Inuit. A lenda de como Atanarjuat fugiu ao ataque desleal de Oki perpetrado numa altura em que dormia com o seu irmão Amaqjuat. Oki, filho do líder da comunidade, jamais perdoara a Atanarjuat que este tivesse casado com a mulher que lhe estava prometida depois de uma luta leal em que a perdera para o rival. No entanto, a vingança cobrade de Oki esbarraria na inata capacidade de corredor de Atanarjuat. Completamente nu ele correu quilómetros pelas planícies geladas do Árctico logrando salvar-se dos seus inimigos. A história, que atravessou gerações, representa ainda um outro olhar sobre o mundo, no caso um olhar esquimó.
Detalhes Técnicos
Duração: 170 min. Vídeo: 16:9 - Widescreen 1.78:1 anamórfico
Áudio: Dolby Stereo - Inuktitut
Legendas: Português
Extras: Trailers
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Para quem procura algo diferente, profundo, real e fascinante (Pontuação: 10)
Este foi um dos filmes/histórias que mais me marcou nos últimos meses.
Escolhi-o não por recomendação de alguém, mas porque gosto de experimentar cinema diferente e por curiosidade em conhecer outras culturas através dos filmes.
Só não esperava que fosse tão BOM.

O filme é baseado numa lenda da tribo de esquimós Inuit, do Circulo Polar Árctico. Uma das coisas que mais impressiona é não se utilizarem cenários artificiais. Aqui tudo é o mais real e autêntico possível. Com toda a beleza e ao mesmo tempo crueldade que isso possa implicar. No fundo a lenda representa a eterna luta entre o Bem e o Mal, duas forças eternamente presentes na natureza, na sociedade e em cada um de nós.

Apesar do filme ter 2h40m, a verdade é que me deixei levar, sempre interessado e fascinado com o evoluir dos acontecimentos que se desenrolavam à minha frente e pelos actores, que mais parecem personagens reais dum documentário do National Geographic. Todo o ambiente do filme e respeito pelas tradições e rituais, cria uma sensação de realidade, que nos esquecemos estar a ver uma obra de ficção.

Fiquem descansados aquele que receiam apenas ver uma colecção de imagens que mostra as vivências desta tribo. Não é assim. A história e sequência de acontecimentos está toda lá e bem estruturada. Não há aqui lugar a devaneios de imagens sem sentido temporal. Tudo encaixa no desenrolar da acção.

Um aparte: uma das coisas que mais me fascina neste tipo de filmes, é ver como é possível viver nas condições mais inóspitas e ao mesmo tempo em harmonia com a natureza. Nada é desperdiçado e existe um profundo respeito pelo planeta. Ao contrário, nós, os supostos evoluídos, todos os dias cometemos o pecado do desperdício e dependemos duma parafernália de utensílios quimicamente transformados, ao ponto de a natureza não os conseguir absorver sem contaminar o eco-sistema durante séculos.

Curiosamente, o desfecho da lenda que este filme representa foi mudado. Em vez da tão esperada "vingança", surge algo "maior". E essa é grande mensagem do filme.

Não se deixem intimidar pela duração e apreciem em toda a generosidade esta obra-prima, que qualquer realizador de cinema sonharia um dia conseguir filmar.
Por Angkor (LISBOA)2012-10-12
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Estreia
Trailer
Estreia
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
07/Fev
Trailer
24/Jan
Trailer