Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Os Marginais (The Outsiders)
TrailerAlugar
1 Prémio e 3 Nomeações
Ano: 1983
País:
EUA
Idade: M/12Q
Duração: 88 min
IMDB: 6.9 (17.649 votos)
Pela primeira vez no formato DVD um dos mais poderosos filmes de Francis Coppola baseado no romance clássico de S.E. Hinton, que capta de uma forma brilhante a fase entre a inocência da infância e o desapontamento da idade adulta.
Em 1965, Tulsa, os adolescentes tinham duas classes. Se eram 'socs', tinham dinheiro, carros e um futuro à sua espera. Mas se eram 'greasers', eram marginais... sem lugar algum onde pertencer.
Com um elenco de jovens talentos das últimas décadas: Matt Dillon, Tom Cruise, Emílio estevez, C. Thomas Howell, Patrick Swayze, Rob Lowe e Ralph Macchio, este é o filme que transformou em heróica - e inesquecível - a luta destes ratos da rua, os marginais da sociedade.
Detalhes Técnicos
Duração: 88 min. Vídeo: 16:9 - Widescreen 2.35:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 - Inglês
Legendas: Português
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Uma Geração em Conflito! (Pontuação: 10)
Para recuperar do enorme investimento que fora "Apocalypse Now" (1979) e do desaire financeiro que foi "Do Fundo do Coração" (1981), que lhe custaram a hipoteca dos Estúdios Zoetrope que fundara anos antes, Francis Ford Coppola teve que aceitar fazer filmes-encomenda, ou seja realizar projectos que não eram seus desde o principio. "Os Marginais" foi um desses filmes.
A acção passa-se na cidade de Tulsa em 1965 onde as diferenças sociais levavam a que os adolescentes se dividissem em duas classes: "Os greasers", considerados marginais e sem futuro; "Os Socs", meninos ricos e com futuro radioso á sua frente. A história gira em torno da rivalidade entre estas duas classes e nem mesmo o principio de um romance entre um "greaser" e uma "soc" consegue evitar os confrontos e as consequências que daí resultam.
Realizado com a habitual mestria e bom gosto patentes em obras-primas anteriores como a trilogia "O Padrinho", "O Vigilante" (1974) ou "Apocalypse Now", Coppola consegue captar de forma brilhante e simples a transição entre a infância e a adolescência (as cenas em que Ponyboy e Johnny lêem o clássico "E Tudo o Vento Levou" de Margaret Mitchell); O desapontamento da idade adulta (simbolizado pela personagem de Dallas). Cenas como o confronto no parque de diversões, o combate nocturno à chuva entre "greasers" e "socs", ou ainda a cena da morte de Dallas transformado em marginal pelas suas próprias acções, remetem-nos para o que de mais clássico se fez no cinema, género muito acarinhado pelo realizador que lhe presta a devida homenagem.
Com um elenco de jovens talentos. Nomes como: Matt Dillon, Patrick Swayze, Ralph Macchio, Diane lane, C.Thomas Howell, Emilio Estevez ou o ainda relativamente desconhecido Tom Cruise, "Os Marginais" transformou-se num grande êxito de bilheteira e foi o veículo definitivo para a maior parte do seu jovem elenco que, ao longo das décadas seguintes, veriam as suas carreiras subir sem parar.
Juntamente com "Rumble Fish - Juventude Inquieta" (Francis Ford Coppola,1983), "Os Marginais"constitui o diptíco definitivo sobre uma certa geração que teimava em não crescer e transformar-se em adultos.
Em 2005, Francis Ford Coppola lançou uma edição especial deste filme que intitulou "The Outsiders - the complete novel" onde integrou cerca de 22 minutos de cenas adicionais tornando a adaptação muito mais fiel ao original de S.E.Hinton. Infelizmente esta edição permanece inédita em Portugal.
Para quem quiser compreender a geração nascida em meados dos anos 50 e as suas lutas para se imporem numa sociedade em constante mudança.
Por Rui Cunha (ALGUEIRÃO)2009-09-07
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
19/Dez
Trailer
18/Dez
Trailer