As Invasões Bárbaras
(Les Invasions barbares) |
|
|
|
Ano: 2003
Idade: M/16
Duração: 95 min
|
Uma comédia provocante sobre sexo, amizade e tudo o que nos invade a vida.
Rémy, divorciado e na casa dos cinquenta, é hospitalizado com uma doença terminal. Louise, a ex-mulher, pede ao filho Sébastien, que regresse o quanto antes de Londres, onde vive agora. Sébastien hesita, pois já há alguns anos que ele e o pai não se falam. Por fim, decide voltar a Montreal para ajudar a mãe a apoiar o pai.
Assim que chega, Sébastien faz tudo o que está ao seu alcance para aliviar o sofrimento do pai: põe os seus contactos a funcionar e interfere com o sistema de todas as formas possíveis. Reúne também, à beira da cama do pai, a pandilha que marcou o passado dele: familiares, amigos e antigas amantes.
Será que mudaram muito? A irreverência, a amizade e o civismo ainda estarão vivas? O humor, o prazer e o desejo ainda povoarão os seus sonhos?
VENCEDOR ÓSCAR: MELHOR FILME ESTRANGEIRO
|
Detalhes Técnicos
Duração: 95 min. |
Vídeo: 16:9 - Widescreen 2.35:1 anamórfico |
|
Áudio: Dolby Digital 5.1 - Francês |
|
Legendas: Português |
La Mort à Montréal (Pontuação: 8) |
Difícil considerar este filme como uma comédia, uma vez que trata dos últimos dias com um cancro incurável de um homem banal excepto na luxúria, e levanta questões muito sérias, individuais, familiares, de sociedade, civilizacionais. Excelentes desempenhos dos actores, um bom argumento, aqui e ali algo "amalucado", e momentos verdadeiramente cómicos, resultam numa obra que se vê com gosto. Será talvez mais um filme que nos diz que a vida é uma comédia, do que uma comédia. Isto se é que Denys Arcand quis mesmo dizer alguma coisa, pois ele foge a tomar partidos.
Excelente filme sobre o sentido da vida, ou antes sobre a sua ausência, ou antes ainda sobre os elementos que o deveriam constituir... tudo bem condimentado com um humor e inteligência...grande filme du Cinéma québécois !
Por Leaf (VALONGO) | 2012-04-24 |
Se gostou deste título, também recomendamos: