Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Premiados TOP + Reposições Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Lilya para Sempre (Lilja 4-ever)
TrailerAlugar
12 Prémios e 11 Nomeações
Realização:
Lukas Moodysson
Argumento:
Lukas Moodysson
Ano: 2002
Género:
Drama
Idade: M/16
Duração: 104 min
IMDB: 7.8 (12.116 votos)
Lilya, de 16 anos, vive num pobre e desolador subúrbio, algures na antiga União Soviética. Abandonada pela Mãe, que partiu para os Estados Unidos com um namorado novo, ela sonha com um futuro melhor. Na sua procura pela felicidade, ela é forçada a mudar-se para um pequeno apartamento em mau estado, sem electricidade nem aquecimento. O seu único amigo é Volodya, um rapaz de 11 anos que por vezes deixa dormir no sofá. Passam muito tempo juntos e fantasiam sobre uma vida um pouco mais fácil. Um dia, a esperança renasce quando Lilya se apaixona por Andrei, que a convida para ir com ele para a Suécia, começar uma nova vida. O pequeno Volodya desconfia - mas Lilya faz as malas. De repente ela vê-se num avião a caminho da Suécia sem saber o que vai acontecer a seguir. Prémios do Cinema Europeu - Nomeado para Melhor Filme e Melhor Actriz, Festival Internacional de Cinema de Gijón - Vencedor de Melhor Filme e Melhor Actriz, e Academia de Cinema da Suécia - Vencedor Melhor Actriz, Melhor Fotografia, Melhor Argumento, Melhor Realização e Melhor Filme.
Detalhes Técnicos
Duração: 104 min. Vídeo: 16:9 - Widescreen 1.85:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 - Inglês, russo, Sueco
Legendas: Português
Extras: Notas do Realizador. Entrevista a Lukas Moodysson. Biofilmografias. Trailer. Galeria de Imagens. Recomendamos
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Concordo, mais um grande filme nórdico (Pontuação: 8)
Embora já andasse há muito tempo para ver este filme, só o aluguei há poucas semanas e apeteceu-me escrever um comentário, de tanto que gostei.
Pela sinopse, estava à espera dum filme mais pesado e lento, mas apesar da tragédia que recai sobre a nossa protagonista - a bonita Lilya - o filme tem um ritmo muito bom, tornando-o bastante acessível e fácil de ver. A banda sonora excelente e as desventuras desta adolescente que tenta escapar ao seu destino, tornam a sua triste história num grande filme. Muito interessante também é o retrato de subúrbio, algures na antiga União Soviética, que se fecha sobre os jovens, deixando-os sem perspectivas de futuro. Outro tema retratado é o do tráfico de mulheres.
Em suma, um filme excepcional que nenhum cinéfilo exigente deve perder, mas que também consegue agradar ao público em geral. Supreendam-se!
Por Angkor (LISBOA)2008-10-13
Lindo (Pontuação: 10)
Um filme fantástico com um orçamento tão baixo. Fenomenal aconselho todos os "cinetekas" a ver.
Por Gonzo7 (ODIVELAS)2008-10-13
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos