Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Premiados TOP + Reposições Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Irreversível (Irréversible)
TrailerAlugar
2 Prémios e 5 Nomeações
Realização:
Gaspar Noé
Argumento:
Gaspar Noé
Ano: 2002
País:
França
Idade: M/18
Duração: 94 min
IMDB: 7.3 (22.672 votos)
Porque o tempo destrói tudo. Porque alguns actores são irreparáveis. Porque o homem é um animal. Porque o desejo de vingança é um sentimento natural. Porque a perda de um amor destrói-nos como um relâmpago. Porque toda a história descreve-se com sémen e sangue. Porque as premonições não alteram o percurso das coisas. Porque o tempo revela tudo. O pior é o melhor.
Detalhes Técnicos
Duração: 94 min. Vídeo: 16:9 - Widescreen 2.35:1 anamórfico
Áudio: Francês Dolby Digital 5.1
Legendas: Português
Extras: Selecção de Capítulos, Trailers
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Irreversível mesmo!
Logo o título é genial, para quem já o viu. Não o irá esquecer nunca, por isso é irreversível. A montagem inversa das cenas, começando nos últimos acontecimentos e andando sempre para trás no tempo, também é irreversível, porque o filme não funcionaria se fosse montado cronologicamente. E depois claro a extrema violência de algumas cenas é irreversível, e garanto-vos que vão gostar de poder dizer aos vossos botões que é tudo a fingir. O filme é brilhante e, apesar disso, não gostaria de lhe atribuir uma nota. O filme é brilhante mas, apesar disso, não tenho vontade de o ver de novo. Seguindo a lógica de Alfred Hitchcock de que o espectador é um porquinho da Guiné com o qual o realizador faz experiências, a sensação que tenho é de ter sido um porquinho da Guiné que se sujeitou às experiências de um sádico competentíssimo.
Por Pedro Fernandes (PAçO DE ARCOS)2015-07-27
Sobrevivi, mas agora só comédias!!! (Pontuação: 8)
Este filme é bom, não há dúvida! Pauta por ser diferente e demasiado real. É tudo feito muito à bruta. Nos próximos dias só vejo animações e verdadeiras comédias... Safa!!!
Por Rogério Marques (LISBOA)2010-11-18
Mais um! (Pontuação: 10)
Bem, mais um comentário.
Afinal não queremos que este filme deixe de ser o mais comentado na cineteka!!
Sim, grandes representações da Monica Bellucci, e Vincent Cassel.
Não vamos chamar esta técnica de original, porque é uma mistura de muitos outros filmes. Copiar um filme é plagio. Copiar dois ou mais é inspiração. Só para deixar alguns nomes: Memento (2000) e The Rope (1948). Este último tenta ser um filme num plano único. O conceito é muito semelhante a este: dar-nos tempo de digerir cada acção e acompanhar em "tempo real" os acontecimentos. Pensam Hitchcock e Noé que é uma forma eficaz de nos fazer entrar mais na história que está a ser contada. Concordo.
Claro que não é um filme que enche as medidas a toda a gente. Quem quiser analisar formalmente o filme, não pode negar de forma alguma o excelente trabalho de câmara, por exemplo. Agora, quanto a história, já pode haver algo discussão. Também se tivéssemos todos os mesmos gostos, isto perdia toda a piada.
Por marco amaral (LISBOA)2009-02-11
Original mas nada de especial (Pontuação: 3)
O Filme pauta pela originalidade e pela diferença por começar do fim para o princípio mas toda a história e o elenco não me fascinou nem me deixou agarrado ao ecrã, não recomendo.
Por Gtt (LISBOA)2009-02-09
Péssimo!!!!?????? (Pontuação: 9)
Eu sei que os gostos são sempre descutíveis mas quando vi o último comentário a este filme, não resisti a deixar aqui o meu opinião. Acho que a forma como é conduzido o filme é brilhante, acho a simbiose entre Bellucci e o seu marido Vicent Cassel, fantastica! A cena da violação é das cenas mais fortes que eu vi em cinema... como dizem num anterior comentário... Brutal mesmo!
Por Luís Vale (Póvoa de Varzim)2009-02-04
Péssimo (Pontuação: 1)
Péssimo, filme desde o inicio e a começar pela filmagem mesmo até á cena do estintor e depois a famosa violação . Historia sem pés nem cabeça , dialogo sem nexo , enfim um dos piores filmes que vi até hoje . Além disso muito violento mas realmente sem sentido porque a estoria não proporciona a tanta violência .
Por pedro (LISBOA)2009-02-03
Real e Violento (Pontuação: 9)
Filme ao estilo realista europeu...apesar da violencia e decadência retratada no filme...que é bem real!...realização e interpretações excelentes.
Filme que toca, choca, e faz pensar...a ver...
Por kiko (LISBOA)2009-01-20
Brutal.. (Pontuação: 9)
Numa palavra : Brutal.. em todos os sentidos.. a ver, se conseguir..
Por Carlos Andrade (AMADORA)2009-01-14
Bom filme, mas extremamente violento! (Pontuação: 8)
[***** Contém spoilers *****] Concordo com a Sofia que este filme é bom, brilhante até do ponto de vista de realização e da forma original como nos transporta de trás para a frente na história, um pouco ao estilo de outros excelentes filmes como "Memento" e "11:14".
Mas cuidado para os mais susceptíveis, pois é extremamente violento. A primeira sequência do filme é tão brutal e decadente que quase vomitei e só depois de respirar fundo é que consegui continuar a ver... quando se chega à cena da violação (que toda a gente fala), já estava mais que "anestesiado" e nem pisquei... Mas cheguei ao fim do filme completamente arrasado com tanta negatividade e maldade que este filme nos bombardeia...
Eu penso que o objectivo deste filme é mostrar ao extremo o quanto o ser humano pode ser mau e violento e as pesadas consequências de más escolhas (irreversíveis...) no percurso da vida. Uma lição demasiado dura para muitos... mas que merece um 8 pela qualidade e coragem do realizador e dos actores.
Por Angkor (LISBOA)2008-01-03
Bom filme!!! (Pontuação: 9)
Este foi o primeiro filme que vi da Monica Bellucci e devo dizer que gostei bastante! Um filme é um pouco "louco", os primeiros 20 minutos leva-nos a uma viagem no tempo, pelo menos assim parece pela forma original como o filme é filmado. Um argumento absolutamente genial e é interessante o facto do filme ser apresentado de trás para a frente. Um excelente filme alternativo a não perder mesmo!!!!
Por Sofia Rodrigues (Lisboa)2007-12-24
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos