Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Insomnia (Insomnia)
TrailerAlugar
1 Prémio e 7 Nomeações
Realização:
Christopher Nolan
Ano: 2002
País:
EUA
Idade: M/12
Duração: 113 min
IMDB: 7.2 (49.587 votos)
Com uma atmosfera carregada de tensão, INSOMNIA é o mais recente thriller do aclamado realizador Christohper Nolan, vencedor do prémio para melhor argumento no festival de Sundance de 2001 com o filme “Memento”.
No Alasca, terra do sol da meia-noite, um homem trata cuidadosamente uma mulher, mas ao virá-la gentilmente, os seus olhos sem vida revelam que está morta. Quando o seu corpo é encontrado, dois dos melhores detectives de Seattle, Will Dormer e o seu colega Hap são enviados para investigar.
Ao chegarem a esta adormecida vila piscatória do Alasca, Dormer e Hap tomam imediatamente conta da investigação para desagrado dos agentes locais, excepto um... a jovem detective Ellie Burr para quem Dormer sempre foi um herói e que se mostra de imediato interessada em trabalhar com aquele que considera uma lenda viva.
Dormer elabora um plano para atrair o assassino ao local do crime, mas no caos que se segue Will acaba por atingir mortalmente Hap. Em pânico, Will tenta encobrir o incidente e atribuí-lo ao assassino. Mas não tarda até que o assassino o contacte. Viu o que se passou e quer fazer um acordo: ser cúmplice da mentira para que ambos possam escapar. No entanto, o próprio Will tem alguns segredos obscuros para esconder. A consciência pesada e o pânico de ser apanhado provocam-lhe insónias agravadas pela sempre presente luz do dia que entra pela janela do seu quarto, noite após noite. Embora aquilo que mais deseje seja apanhar o assassino, Will acaba por começar a considerar a perturbante proposta. Entretanto, Ellie começa a aproximar-se demasiado da verdade, pondo em perigo a própria vida.
Detalhes Técnicos
Duração: 113 min. Vídeo: 16:9 - Widescreen 1.85:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 - Inglês
Legendas: Português
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
“Blanc-noir” (Pontuação: 8)
Por onde começar…? Pelo princípio?

Vamos antes ao fim: que grande filme! Ao contrário de “Memento”, aqui, Christopher Nolan abandona a narrativa desconstruída e oferece-nos, pela primeira vez, algo linear. Com um fim, vagamente, previsível…

Pelo meio encontramos um filme enorme, pleno de cinematografia – brutal decor natural, interpretações incríveis e um texto tão eficaz como balas certeiras: “O bom polícia não consegue dormir porque lhe falta uma parte do puzzle. O mau polícia não consegue dormir porque a sua consciência não deixa”.

Desde o início, encontramos uma estranha forma de “film noir” com um pano de fundo alvo de neve e gelo. O mesmo gelo que vamos encontrando no duelo entre dois homens e que nos leva imediatamente a recordar outro grande filme protagonizado por Al Pacino: "Heat - Cidade Sob Pressão" (1995).

Se não viram, tal como eu nunca tinha visto, vejam. Se viram, vejam de novo.
Por Pedro S. Lourenço (LISBOA)2014-11-16
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
26/Set
Trailer
03/Out
Trailer