![]() Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico |
Detalhes Técnicos
Qualquer filme de acção, desde que seja bem condimentado com muito tiro e muita explosão tem sempre sucesso. Se lhe adicionarmos um ou dois nomes sonantes do género, o sucesso pode ainda ser maior. Se tivermos uma história credível ou verdadeira juntamente com os factores anteriores, o êxito está sempre garantido. Mas e se nem todas as variantes estiverem reunidas no filme, como é que fica o resultado final?
Somália, Outubro de 1993: Uma força militar americana tem por missão capturar dois lugares- tenentes do chefe militar do país que estão escondidos no coração da capital Mogadishio. Aquela que seria uma missão de "entrada-saída", não fosse o abate de dois helicópteros Black Hawk pelas forças locais e respectiva tentativa de resgate dos pilotos, transforma-se numa enorme batalha de 15 horas entre as forças americana e das Nações Unidas contra a milícia Somali. Partindo do livro escrito pelo jornalista Mark Bowden, Ridley Scott, realizador de "Alien - o 8ºPassageiro"(1979) , "Blade Runner-Perigo Eminente"(1982) ou "Gladiador" (2000) entre outros, fez um filme pleno de acção. A história é contada quase hora a hora, quer do ponto de vista dos pilotos dos helicópteros que sobrevoam a cidade, quer do ponto de vista dos soldados que combatem a pé pelas ruas, mas também do ponto de vista do posto de comando das forças americanas. A conjugação destes pontos de vista, traduzida na magnifíca montagem, na fotografia, numa boa economia narrativa e num magnifíco sentido de realização, resulta num dos melhores exemplos recentes do género acção e um dos melhores filmes deste realizador. Se exceptuarmos Sam Shepard, nenhum outro nome do elenco era muito conhecido e no entanto este filme terá servido de veículo para o estrelato de alguns actores que nele participaram; por exemplo Josh Hartnett, Ewan McGregor, Eric Bana ou ainda William Fichtner. Vencedor de dois Oscares em 2001 para a Melhor Montagem e o Melhor Som, "Cercados" acaba por ser o resultado final da equação onde nem todas as variantes necessárias estão presentes. A não perder!
Se gostou deste título, também recomendamos:
|
![]() Últimos comentários |