Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico
Cercados (Black Hawk Down)
TrailerAlugar
6 Prémios e 29 Nomeações
Realização:
Ridley Scott
Ano: 2002
País:
EUA
Idade: M/16
Duração: 138 min
IMDB: 7.6 (74.474 votos)
Guerra da Somália, 3 de Outubro de 1993. Missão: uma força de elite de 120 soldades norte-americanos é largada dos céus na cidade de Mogadíscio, com o objectivo de capturar dois dos principais tenentes de Mohamed Farrah Aidid, o senhor da guerra da Somália. a operação relâmpago começa e inesperadamente parece que todos os homens, mulheres e crianças de Mogadíscio se juntam e levantam armas contra os americanos. Quando dois aparentemente invencíveis helicópteros Black Hawk, são abatidos, inicia-se uma desesperada corrida contra o tempo para salvar as tripulações sobreviventes e os soldados que estão no solo. Uma batalha brutal entre rangers norte-americanos e centenas de somalis num cenário de morte...
Detalhes Técnicos
Duração: 138 min. Vídeo: 16:9 - Widescreen 2.35:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1, DTS - Inglês
Legendas: Português
Extras: menus interactivos, selecção de cenas, filmografias, comentários, documentários, music video
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Fiel e Preciso! (Pontuação: 10)
Qualquer filme de acção, desde que seja bem condimentado com muito tiro e muita explosão tem sempre sucesso. Se lhe adicionarmos um ou dois nomes sonantes do género, o sucesso pode ainda ser maior. Se tivermos uma história credível ou verdadeira juntamente com os factores anteriores, o êxito está sempre garantido. Mas e se nem todas as variantes estiverem reunidas no filme, como é que fica o resultado final?
Somália, Outubro de 1993: Uma força militar americana tem por missão capturar dois lugares- tenentes do chefe militar do país que estão escondidos no coração da capital Mogadishio. Aquela que seria uma missão de "entrada-saída", não fosse o abate de dois helicópteros Black Hawk pelas forças locais e respectiva tentativa de resgate dos pilotos, transforma-se numa enorme batalha de 15 horas entre as forças americana e das Nações Unidas contra a milícia Somali.
Partindo do livro escrito pelo jornalista Mark Bowden, Ridley Scott, realizador de "Alien - o 8ºPassageiro"(1979) , "Blade Runner-Perigo Eminente"(1982) ou "Gladiador" (2000) entre outros, fez um filme pleno de acção. A história é contada quase hora a hora, quer do ponto de vista dos pilotos dos helicópteros que sobrevoam a cidade, quer do ponto de vista dos soldados que combatem a pé pelas ruas, mas também do ponto de vista do posto de comando das forças americanas. A conjugação destes pontos de vista, traduzida na magnifíca montagem, na fotografia, numa boa economia narrativa e num magnifíco sentido de realização, resulta num dos melhores exemplos recentes do género acção e um dos melhores filmes deste realizador.
Se exceptuarmos Sam Shepard, nenhum outro nome do elenco era muito conhecido e no entanto este filme terá servido de veículo para o estrelato de alguns actores que nele participaram; por exemplo Josh Hartnett, Ewan McGregor, Eric Bana ou ainda William Fichtner.
Vencedor de dois Oscares em 2001 para a Melhor Montagem e o Melhor Som, "Cercados" acaba por ser o resultado final da equação onde nem todas as variantes necessárias estão presentes.
A não perder!
Por Rui Cunha (ALGUEIRÃO)2009-05-13
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
21/Nov
Trailer
28/Nov
Trailer