Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico Adultos
This Is England - Isto é Inglaterra (This Is England)
TrailerAlugar
8 Prémios e 14 Nomeações
Realização:
Shane Meadows
Argumento:
Shane Meadows
Ano: 2006
Género:
Drama
Idade: M/12
Duração: 100 min
IMDB: 7.9 (22.822 votos)
This Is England – Isto é Inglaterra, é a história de umas férias escolares de Verão, essas longas semanas entre dois anos lectivos onde muitas coisas que podem mudar a vida de uma pessoa podem acontecer.

Estamos em 1983 e as aulas acabaram. Shaun (Thomas Turgoose) é um rapaz de 12 anos, bastante reservado, que está a crescer numa triste cidade costeira e cujo pai morreu em combate, na Guerra das Falklands. Durante estas férias de Verão, Shaun vai encontrar novos modelos masculinos a seguir quando os rapazes da cena skinhead local o aceitam no seu seio. Com estes novos amigos, Shaun descobre o mundo das festas, do primeiro amor e das botas do Dr Martin! É aí que conhece Combo (Stephen Graham), um skinhead mais velho e racista, que saíu há pouco tempo da prisão. Na medida em que o bando de Combo molesta as minorias étnicas da pequena cidade, o caminho está aberto para um ritual de passagem que levará Shaun da inocência à experimentação.
Detalhes Técnicos
Duração: 100 min. Vídeo: Widescreen 16:9 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 Inglês
Legendas: Português,
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Cinema inglês de alto nível (Pontuação: 9)
Realizado por Shane Meadows - que já conhecera através do excepcional Dead Man's Shoes (Vingança Redentora, 2004) - este This is England atinge um patamar próximo do brilhantismo. Pela sua simplicidade narrativa, pelo seu argumento bem construído e muito bem interpretado por um grupo de actores de talento, apesar da juventude. E, como infelizmente vai sendo normal em Portugal no que respeita a certos filmes, foi preciso esperar três longos anos para que esta preciosidade inglesa chegasse às prateleiras. Mas valeu a espera, certamente.

A história, a transbordar da cultura suburbana britânica, pega no tema eterno do crescimento, da passagem da infância para a adolescência, num cenário bem 80's. Sendo eu da mesma geração da época retratada, deliciei-me com as roupas e os comportamentos que, afinal, também foram próprios da época em Portugal. Mas este não é um filme do passado ou sobre o passado; 20 anos depois e permanecem hoje em aberto todas as questões de fundo retratadas pela câmara inteligente de Meadows: a xenofobia sem razões, a emigração, as drogas, o alcool, a necessidade da juventude conquistar o seu espaço na sociedade, por vezes sem a orientação suficiente.

PONTOS POSITIVOS: As representações individuais de Thomas Turgoose (Shaun) e de Stephen Graham (Combo). O primeiro, aqui com apenas 14 anos, enche o écrã com as sua naturalidade; o segundo, interpreta com paixão um skinhead à procura de um controlo pessoal sempre a escorregar-lhe pelos dedos.

PONTOS NEGATIVOS: Nenhum suficientemente relevante que justifique perder esta obra.

EM RESUMO: This is England vale a pena como filme de entretenimento mas, também, como obra de reflexão social realista.
Por Pedro Mendez (AMADORA)2009-10-06
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
25/Out
Trailer
18/Out
Trailer