Cineteka.com - Videoclube de culto para cinéfilos exigentes
Videoclube Adesão Ajuda Preçário Contactos Parcerias Login

Brevemente... Novidades Promoção TOP + Reposições Premiados Ao Acaso Acção Animação Aventura Biografia Clássico Comédia Crime/Policial Desporto Documentário Drama Família Fantasia Ficção C. Film Noir Guerra História Musical Religião Romance Séries/TV Terror Thriller Viagens Western Erótico Adultos
A Pantera Cor de Rosa (The Pink Panther)
TrailerAlugar
1 Prémio e 7 Nomeações
Realização:
Blake Edwards
Ano: 1963
Idade: M/12
Duração: 110 min
IMDB: 7.2 (12.845 votos)
"Peter Sellers e David Niven são impecáveis" afirma a Variety deste filme extraordináriamente engraçado sobre um quase perfeito - e incalculavelmente valioso - diamante, e até onde as pessoas estão dispostas a ir só para o conseguir!
Ao chegar a uma elegante estância com a sua preciosa "pantera", um grande diamante com a imagem de um felino no seu interior - a sensual Princesa Dala (Claudia Cardinale) encontra o afável Sir Charles (David Niven). O que ela não sabe, é que Charles, também conhecido por "O Fantasma", é um ladrão profissional que rouba aos ricos para dar... a si próprio! É aqui que entra Jacques Closeau (Sellers) o mais desastrado inspector a tropeçar num caso. Poderá ele impedir as tentativas de Charles, para aliviar a princesa do peso do seu diamante? Poderá ele sair de um quarto sem nem sequer partir a maçaneta? Ou irá o Fantasma roubar o "felino" e deixar Closeau a segurar no saco?
Com as interpretações de Robert Wagner e Capucine, esta "farsa de risada geral" (The Hollywood Reporter) é um hilariante diamante de comédia!
Detalhes Técnicos
Duração: 110 min. Vídeo: 16:9 - Widescreen 2.35:1 anamórfico
Áudio: Dolby Digital 5.1 - Inglês, Alemão, Francês; Mono - Italiano, Espanhol, Checo
Legendas: Francês, Italiano, Espanhol, Holandês, Sueco, Finlandês, Norueguês, Dinamarquês, Português, Grego, Turco, Checo, Alemão e Inglês para deficientes auditivos
Extras: Visionar o filme com informação adicional em simultâneo, Comentário Áudio do Realizador Blake Edwards
Comentários dos utilizadores: Escreva um comentário sobre este título
Comédia intemporal! (Pontuação: 9)
Numa altura em que o panorama cinematográfico é pontuado por sequelas e remakes onde a qualidade oscila entre o bom e o mau, vale a pena falar de uma comédia que já foi objecto de um remake e está para estrear a sequela do remake.
O Inspector Jacques Clouseau é encarregue de investigar o roubo do Pantera Cor de Rosa, um diamante pertencente à princesa Dala. As pistas encontradas no local apontam para o "Fantasma", um assaltante famoso e já um velho conhecido de Clouseau que tudo fará para provar que foi ele. mas nem tudo será fácil para o Inspector Francês.
Realizado por Blake Edwards, veterano da televisão e autor de uma filmografia diversa que vai desde o drama, passando pelo filme de guerra, até á comédia, género a que se manteve fiel a maior parte da sua longa carreira e onde obteve os seus maiores êxitos; basta relembrar "10- uma mulher de sonho" (1979), "S.O.B. - Tudo boa Gente!" (1981), "Victor Victoria" (1982) ou "Um Tiro ás Escuras" (1964) que foi a primeira sequela de "A Pantera Cor-de-Rosa" numa altura em que o termo ainda não fazia parte do léxico dos cinéfilos. A sua realização é simples mas nota-se que nas sequências mais hilariantes do filme, o trabalho é muito mais cuidado e incisivo (ver por exemplo a cena do cofre na festa das máscaras; a cena da perseguição nocturna ou ainda a cena dos quartos no resort de esqui). Blake Edwards tem aqui o seu trabalho mais famoso.
Contando com um elenco recheado de vedetas como David Niven, Capucine, Robert Wagner, Claudia Cardinale e o incomparável Peter Sellers que tem aqui um dos papéis marcantes da sua carreira. Embora tenha brilhado noutros papéis, basta lembrar por exemplo "Dr.Strangelove" (Stanley Kubrick, 1964), "Lolita (Stanley Kubrick, 1962) ou ainda "Being There" (Hal Ashby,1979), o seu último grande papel, para muitos especialistas é mesmo considerado o seu melhor papel. Mas é pela personagem simpática e patética do Inspector Jacques Clouseau que protagonizou cinco vezes e meia (sendo a meia o filme "Na Pista da Pantera" de 1981, em que só surge na primeira parte porque faleceu durante a rodagem) que ele será sempre recordado. Só a sua presença e as trapalhadas em que se mete, são suficientes para nos arrancar umas boas gargalhadas. Blake Edwards foi quem mais se apercebeu das potencialidades do actor, tendo-o dirigido, além dos filmes da pantera, em outras produções.
Filme feito de equívocos e situações cómicas, algumas geniais mesmo, "A Pantera Cor-de-Rosa" é uma comédia intemporal filmada com estilo, ao jeito das comédias de Frank Capra e por quem sabe do seu oficío.
Esqueçam o remake protagonizado por Steve Martin e vejam o original. É rir e chorar por mais!
Por Rui Cunha (ALGUEIRÃO)2009-05-07
Se gostou deste título, também recomendamos:
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer
Trailer

Últimos comentáriosPróximos Lançamentos
18/Dez
Trailer
13/Dez
Trailer